eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Materiais - 2009

Comportamento mecânico de nanofios de sal surpreende pesquisadores.
Mais uma novidade da nanoescala : nesta dimensão, o velho sal de cozinha é superplástico, uma característica até então atribuída apenas a metais e a algumas cerâmicas.

Novos materiais inteligentes, mudando de cor, indicam ruptura iminente.
O uso de mecanóforos - moléculas que mudam de cor quando submetidas a uma força -, revelam histórico de tensão, temperatura e de exposição de luz do material.

Garrafas de Coca-Cola com tecnologias biobaseadas.
O etilenoglicol das novas garrafas de água Dasani será derivado de açúcar e melaço.

O velho efeito fotoelétrico ainda reserva surpresas !
É isso mesmo : sob o efeito de lasers intensos, alguns átomos não se comportam como o esperado.

Concreto de alta qualidade, mesmo com cimento "nem tanto" !
Nanoaditivos adicionados ao concreto possibilitam uma diminuição da quantidade de cimento : solidez; resistência a fissuras, etc., são mantidas.

Grafeno obtido por crescimento ? Primeiros trabalhos indicam que se trata de hipótese bastante válida.
Pesquisadores alemães dão grande passo na compreensão da formação deste instigante material.

Impossível ? Não ! Sódio metálico se torna transparente.
Em condições de pressão similares àquelas que reinam no centro dos planetas gigantes o que não era senão uma predição teórica acaba de ser demonstrado.

Urânio é o novo integrante do time dos "buckyballs".
Diferentemente dos análogos de carbono estes materiais podem ser obtidos por auto-organização em solução aquosa.

Mais uma do velho carbono : o grafite como semicondutor !
Pesquisadores alemães descobriram que o grafite se comporta como um semicondutor em períodos de tempo ultracurtos.

Fabricação de chips ganha novo material.
Químicos da Universidade de Müenster (WWU), Alemanha, desenvolveram um material semicondutor cujas propriedades mudam em função da temperatura.

Grafano e Grafeno : os primos se encontram.
A Natureza, às vezes, se encarrega de demonstrar sua força, "desmentir" a teoria.

Grafeno : o "queridinho" dos componentes eletrônicos e circuitos integrados.
Ao que tudo indica, o futuro sem silício começa a ser anunciado !