Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Top News 2011


Mês de janeiro é mês de balanço e relançamento. Sem fugir à regra, este número do Boletim Eletrônico LQES NEWS inicia 2012 com o que de melhor, a nosso ver, figurou nas edições de 2011, ou seja: as Top News 2011.

As nanotecnologias estiveram fortemente presentes em grande parte do noticiário internacional. Novos produtos, novas aplicações, novos fenômenos, melhoria de métodos de síntese de nanoestruturas, entre outros, povoaram o noticiário em 2011. Dois destaques: o incrível crescimento da atividade de ciência e tecnologia relacionado às nanopartículas e às análises e preocupações relativas aos riscos e benefícios das nanotecnologias. De fato foi um ano de grande atividade e que teve ainda como moldura especial a comemoração do Ano Internacional da Química (AIQ), que homenageou Madame Curie. Relativamente a este último aspecto, o Boletim Eletrônico LQES NEWS criou uma rubrica especial que veiculou material variado, relacionado e alusivo ao AIQ.

No que diz respeito aos materiais, um dos grandes destaques foi o grafeno. São grandes as promessas de aplicação do mesmo, sobretudo em eletrônica, todavia há ainda muita pesquisa básica a ser feita.

2012 não começa bem para a economia mundial. Os Estados Unidos anunciaram cortes pesados no financiamento para C,T&I, devendo acontecer o mesmo com a Europa, especialmente depois da degradação dos índices da qualidade do crédito. Via-de-regra, C,T&I são áreas que sofrem cortes quando os países passam por problemas em sua atividade econômica. Não obstante, sejamos otimistas e torçamos para que a situação melhore no decorrer do ano, e para que a capacidade de gerar não só novos e relevantes conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também inovação, que contribuam para o desenvolvimento mundial.

Espera-se dos países emergentes um maior protagonismo em C,T & I - principalmente da parte do Brasil e Índia -, uma vez que países asiáticos, notadamente a China, desde alguns anos, mantêm crescimento acelerado.

Pelo seu lado, o LQES NEWS e o LQES Website continuam firmes em seu trabalho de selecionar o que de melhor se apresentar na ciência brasileira e mundial, dentro da linha editorial por nós proposta.

Lembrando que o Boletim faz parte das atividades do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), tomamos a liberdade de sugerir aos interessados uma visita à rubrica Publicações para, assim, conhecer a atividade do LQES ligada à pesquisa científica, produção de patentes, teses, livros, comunicações em congressos nacionais e internacionais, entre outros. Para isto, clique aqui.

Um excelente 2012!


Oswaldo Luiz Alves

Editor Científico do Boletim LQES NEWS e LQES Website
Fundador e Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido


# Um novo transistor mostra a cara !


# Alquimia moderna : liga de prata e ródio se comporta como paládio.


# Pintura que transforma a parede num interruptor mágico.


# Nanomaterial para combater bactérias


# Nanotubos que imitam tecido natural podem ajudar enfartados.


# Caneta e papel na mão : vamos desenhar circuitos eletrônicos !


# H2O@C60 : molécula de água é "aprisionada" em uma gaiola de carbono.


# Pequenas estruturas grandes responsabilidades.


# Cartilha sobre Nanotecnologia.


# Leve como a borracha e moldável como o vidro.



 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco