vivência lqes

imagem do mês

visitas e encontros

VISITAS E ENCONTROS - PROFESSOR PAUL HAGENMULLER

Visita do Professor Paul Hagenmuller do Laboratoire de Chimie du Solide, Université de Bordeaux, França ao LQES (1997).
Professor Paul Hagenmuller juntamente com os alunos do curso de Tópicos Avançados de Química do Estado Sólido, ministrado no Instituto de Química da UNICAMP (1997).

Paul Hagenmuller é sobejamente conhecido na comunidade científica internacional, tendo desenvolvido cooperações frutíferas e ativas com grupos de pesquisa nos mais diferentes países, inclusive no Brasil.

Professor honorário do Institute de Chimie de la Matière Condensée (ex- Laboratoire de Chimie du Solide du CNRS), trata-se de uma das maiores autoridades em Química do Estado Sólido e Ciências dos Materiais. No campo da Química de Intercalação - conhecida também como Chimie Douce -, estabeleceu a sistematização estrutural e a possibilidade da previsão dos mecanismos de condução e de propriedades magnéticas de bronzes de tungstênio e vanádio contendo estruturas tipo túnel. Suas contribuições foram também notáveis no estudo de elementos em estados não-usuais de oxidação ou contendo novas configurações eletrônicas, tais como óxidos e fluoretos de Cr(V), Mn(V), Fe(V), Co(VI), Ni(VI), entre outros.

A Escola de Química do Estado Sólido de Hagenmuller é reconhecida internacionalmente por seu pioneirismo e pelas contribuições fundamentais aportadas à Química do Estado Sólido.

É Editor de diversos periódicos e autor ou co-autor de mais de 500 trabalhos científicos. Escreveu e editou vários livros em inglês, os quais permitiram o desenvolvimento de suas idéias pela comunidade científica mundial.

Consciente da responsabilidade social de um cientista, Hagenmuller formou, em seu laboratório de Bordeaux centenas de jovens pesquisadores, de todas as partes do mundo, habilitando-os à solução de novos problemas da Química do Estado Sólido. Tem sido freqüentemente chamado, na qualidade de expert, tanto por agências internacionais quanto por laboratórios que se dedicam à temática de materiais nos mais diferentes países.

Sua visita

Visitou o LQES, no Instituto de Química da UNICAMP, no período de 19/10 a 01/11 de 1997. Além da apresentação de conferência : "Chemical Bonding and Intercalation Chemistry", ministrou o curso "Modern Aspects of the Solid State Chemistry", para estudantes de pós-graduação, do Instituto de Química da UNICAMP. Participaram, ainda, alunos de pós-graduação do Instituto de Física e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Tal curso abordou diferentes aspectos da Química do Estado Sólido, com destaque para a covalência, delocalização eletrônica, ligação química, condutividade, não-estequiometria, etc., em sólidos iono-covalentes.