Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 vivência lqes
LQEScience

LQES index

monografias LQES

mérito LQES

métodos, processos e técnicas

galeria de imagens

imagem do mês

visitas e encontros

 

IMAGEM DO MÊS

Nesta seção serão veiculadas imagens relacionadas aos trabalhos realizados no Laboratório de Química do Estado Sólido, que farão parte, posteriormente, da rubrica GALERIA DE IMAGENS.

Imagem do mês de dezembro do LQES

Micrografia Eletrônica de Varredura, de um monólito não-cristalino poroso obtido via devitrificação controlada de um vidro tungsteno-fosfato. Projeto em desenvolvimento no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Deleon Nascimento Correa, sob supervisão dos Profs. Oswaldo Luiz Alves e Italo Odone Mazali, com apoio da FAPESP (Proc. número 05/56426-0).







Imagem do mês de novembro do LQES

Micrografia eletrônica de varredura, de SiO2 macroporoso obtido por Sol-Gel/
Template (50000x). Projeto em desenvolvimento no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Cristiane Barbieri Rodella, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio do CNPq (Proc. número 150380/2004-6).







Imagem do mês de outubro do LQES

Micrografia Eletrônica de Transmissão, de nanotubo de sulfeto de metal de transição, obtido pela decomposição térmica de tiometalato de amônio. Projeto em desenvolvimento no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Odair Pastor Ferreira, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio do CNPq (Proc. número 141916/01-0) e Instituto do Milênio de Materiais Complexos - IMMC.







Imagem do mês de setembro do LQES

A Natureza falou mais alto: rendemo-nos à sua Química! A Imagem do mês ficou para a estação PRIMAVERA, que já batia à porta. Espécime de Tabebuia roseo-alba, mais conhecida como ipê-branco, a árvore foi fotografada no Campus da Unicamp, Campinas, SP. (Filme ASA 400, câmera Minolta AF101R, agosto de 2002, OLA)







Imagem do mês de agosto do LQES

Microgafia Eletrônica de Varredura por Emissão de Campo, de um agregado de cobalto metálico em polianilina obtido por via eletroquímica. Projeto desenvolvido no LNLS - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Noêmia Watanabe, sob supervisão da Dra. Maria do Carmo M. Alves e Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio do CNPq (Proc. número 144894/98-0) e FAPESP (Proc. número 95/6439-4).








Imagem do mês de julho do LQES

Ilustração da estrutura do acetato de lítio anidro, fase vítrea, obtida a partir das simulações computacionais de MD (Dinâmica Molecular). Projeto desenvolvido no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido e no Lennard-Jones Laboratories, School of Chemistry and Physics, University of Keele, Reino Unido, por Ledjane Silva Barreto, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves e Prof. Robert A. Jackson, com apoio da Capes (Proc. número BEX 1056/98-0).








Imagem do mês de junho do LQES

Micrografia Eletrônica de Varredura por Emissão de Campo, de uma vitrocerâmica porosa com esqueleto a-NbPO5, obtida a partir da cristalização seguida de lixiviação de um vidro niobofosfato. Projeto desenvolvido no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Italo Odone Mazali, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio da FAPESP (Proc. número 97/09928-1).








Imagem do mês de maio do LQES

Micrografia Eletrônica de Varredura por Emissão de Campo, de um filme poroso de estanato de cádmio (Cd2SnO4), com 320 nm de espessura, obtido pelo processo de Decomposição de Precursores Metalorgânicos (MOD). Projeto em desenvolvimento no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Célia Machado Ronconi, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio da FAPESP (Proc. número 98/07902-8).








Imagem do mês de abril do LQES

Micrografia Eletrônica de Varredura por Emissão de Campo, do óxido de titânio (anatásio), sintetizado pelo método template, a partir de látex. Projeto em desenvolvimento no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, por Carla Veríssimo, sob supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, com apoio da FAPESP (Proc. número 99/06491-7).

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco