Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 vivência lqes
LQEScience

LQES index

monografias LQES

mérito LQES

métodos, processos e técnicas

galeria de imagens

imagem do mês

visitas e encontros

 
Monografias LQES

Não escapa ao conhecimento de todos aqueles que atuam na área de Educação em Ciência e Tecnologia a existência de uma grande lacuna no que diz respeito à literatura disponível em língua portuguesa para o tratamento dos diferentes temas de abrangência da área. Não obstante algumas tímidas iniciativas no campo das publicações didáticas (livros-texto), no que diz respeito a livros destinados a profissionais, estudantes de pós-graduação e de atualização continuada de conhecimentos, a situação mostra-se sobremodo crítica. Agudizada ainda mais quando tratamos dos chamados "temas de fronteira".

Dois aspectos contribuem para tal situação. O primeiro, uma certa indisponibilidade da comunidade científica que, ao nosso ver, não reconhece "nobreza" na atividade de traduzir obras importantes, ou mesmo conceber obras (livros) originais. O segundo relaciona-se a questões econômicas: desinteresse das editoras; baixa remuneração; tiragens muito pequenas, que acabam por onerar custos; dificuldades de distribuição, etc.

Diante de tal quadro, agravado ainda por dificuldades crônicas de falta de recursos para a compra de livros pelas bibliotecas universitárias, resta aos interessados importar livros por sua conta e risco! Qualquer tentativa nesta direção, embora o processo atualmente esteja bastante facilitado, colide com a capacidade econômica dos interessados: qualquer livro técnico ou científico sobre temas atuais de pesquisa científica e tecnológica não sai por menos de 200-250 dólares (ou euros)!

Tal situação acaba funcionando como mais um mecanismo de "exclusão", com o agravante de ser ainda mais abrangente: exclui também os "incluídos", distorcendo fortemente, neste particular, as atividades acadêmicas e profissionais.

Nossa experiência de ensino em programas de pós-graduação tem mostrado que, durante o processo de formação dos estudantes, vários documentos com diferentes graus de extensão e aprofundamento - redigidos em português -, são utilizados para a avaliação dos alunos em cursos e exames de qualificação. Destino deste material após sua finalidade precípua: nenhum! Acabam por ficar em um canto nos laboratórios sendo, em pouco tempo, descartados. Muitos destes documentos têm não só levantamentos bibliográficos precisos, como também elevado rigor científico, qualidade textual, esquemas e figuras competentes e, em muitos casos, uma abordagem (não obstante serem textos de compilação) bastante original. Em resumo: poderiam ser usados - desde que validados -, para disseminação de informações qualificadas, não só para iniciantes como também para iniciados.

O LQES, reconhecendo a importância e a oportunidade do momento passa, a partir de maio de 2003, a publicar tais documentos, dentro dos padrões editoriais do LQES Website, disponibilizando-os, assim, a toda comunidade de interesse. Os textos convidados, ou enviados espontaneamente para publicação, serão analisados pela Editoria Científica que, eventualmente, os submeterá a consultores externos. No caso do documento ser proveniente de exames de qualificação, os nomes da Banca que o analisou primeiramente constarão do mesmo.

Informações suplementares poderão ser obtidas através do e-mail: lqes@iqm.unicamp.br. Dado ser o Boletim Eletrônico do LQES Website indexado no IBICT (ISSN 1677-5058), as monografias publicadas têm status de publicações eletrônicas veiculadas pela Internet.


Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor do LQES Website


MONOGRAFIAS LQES:

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco