Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XVIII - número 412 - 15 de janeiro de 2019.

* Em Pauta
# Acadêmico Oswaldo Alves recebe título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará.
Vice-presidente da Regional São Paulo da ABC, Alves é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC há mais de 30 anos.

# Brasil lança plano contra superbactérias e hospitais racionalizam antibióticos.
Medidas podem evitar milhares de mortes anuais e poupar recursos.

# Livro conta história da batalha contra a febre amarela em São Paulo.
Carlos Fioravanti revela o esforço coletivo contra a epidemia de 2017 e a estratégia de campanhas de vacinação antes da chegada do vírus.

# Japoneses fazem lista de checagem para má conduta científica.
Número crescente de desvios éticos em pesquisas no país levou grupo de cientistas a elaborar critérios para uniformizar investigações.

* Pontos de Vista
Entrevistas
# Marcos Pontes : tenho um “nó no estômago” quando ouço que a terra é plana.
Em entrevista à rádio Bandnews FM, o ministro diz que está entre os planos dele impedir a “fuga de cérebros” do Brasil por falta de apoio para universidades e fundações.

Divulgação Geral
# USP lança guia para orientar cientistas no relacionamento com a imprensa.
Material traz orientações práticas sobre comunicação e jornalismo para pesquisadores que querem divulgar trabalhos.

# Brazil granted UN funding to implement chemicals policy.
More than $400,000 will help finance three-year project.

* “As Mined”
# Nanomaterials are changing the world - but we still don't have adequate safety tests for them.
Embora as avaliações de padrão de risco estejam disponíveis para uma ampla gama de coisas - tais como compostos químicos - os nanomateriais, dada as suas propriedades únicas, não podem ser avaliados exatamente da mesma maneira.

# Chemical synthesis of benzene nanotubes.
Pela primeira vez, pesquisadores usaram o benzeno - um hidrocarboneto comum -, para criar um novo tipo de nanotubo molecular, que poderia levar a novas aplicações de semicondutores à base de nanocarbono.

# Nanocrystals get better when they double up with MOFs.
Pesquisadores desenvolvem auto-montagem de materiais 2D baseados em estruturas envolvendo nanocristais e estruturas metalorgânicas para aplicações em armazenamento de energia e catálise.

# The cryo-EM revolution : fueling the next phase.
A Cryo-EM teve um crescimento e uma "aceitação" inabaláveis nos últimos três anos. O apoio contínuo a nível institucional, regional e nacional é essencial para sustentar a sua evolução.

# Researchers discover multilayer band gap in atomic rhenium disulfide layers.
Pesquisadores provaram a existência de um segundo band gap numa estrutura 2D. Espera-se que este resultado seja usado em vários campos, tais como, o desenvolvimento de materiais emergentes, células solares e catalisadores.

# More stable light comes from intentionally 'squashed' quantum dots.
Esta abordagem produz luz de linha demarcada estreita, altamente estável, a partir de pontos quânticos individuais.

* LQES Cultural
Arte e Ciência
# Gabinete Português de Leitura de Salvador, Bahia.