Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 vivência lqes
LQEScience

LQES index

Podcast

monografias LQES

mérito LQES

métodos, processos e técnicas

galeria de imagens

imagem do mês

visitas e encontros

Projeto OINaCoV

 
Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).

O Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) da Unicamp, desde do início dos anos 2000, vem realizando pesquisas pioneiras tendo como tema básico as interações de nanoestruturas com biossistemas.

Os  problemas de fundo abordados nestas pesquisas estão fortemente  relacionados com a Nanotoxicologia, ou seja, o desenvolvimento de procedimentos, metodologia  e avaliações que pudessem aumentar os conhecimentos sobre os efeitos toxicológicos de nanoestruturas (nanopartículas metálicas, nanotubos inorgânicos, nanotubos de carbono, óxido de grafeno, nanofios de óxidos mistos, entre outros, todos produzidos e/ou purificados no LQES) frente ás bactérias, vírus, microorganismos aquáticos como dáfnias, peixes e camarões e insetos-praga de importância para o agronegócio.

Em tempos de pandemia, gerada pelo novo coronavírus, julgamos que seria oportuno tirando proveito  da experiência do LQES, obtida através de mais de 19 anos de veiculação ininterrupta  do Boletim LQES NEWS no tratamento da Nanotecnologia de forma ampla, no uso de ferramentas de busca estruturadas, somadas a uma forte proximidade com temáticas de pesquisa do Laboratório, conceber o Projeto OINaCov (abreviatura para Observatório de Interações Nano/Covid-19). Tal projeto tem por objetivo básico coletar informações sobre o overlapping da Nanotecnologia com o Covid-19.

Neste Projeto trabalharemos na direção de repertoriar, de maneira exaustiva, notícias e produtos, trabalhos científicos, patentes e histórias associadas ao eixo Nanotecnologia/Covid-19. Nosso referencial básico serão as datas de cada uma destas inserções para que possamos, ao cabo de um certo período, construir uma "linha do tempo" que permitirá ganhar diferentes entendimentos sobre esta quadra crítica da humanidade, melhor dizendo, a pandemia Covid-19 e os envolvimentos e contribuições da Nanotecnologia.

Nossos achados partirão de outubro de 2019.

Iniciamos as publicações no Boletim LQES NEWS com o mês de abril de 2020, onde tivemos uma grande quantidade de notícias e produtos (mais de 60). As notícias estão "linkadas" aos sites nos quais foram veiculadas. Em todas elas, temos um subhead em português que permitirá ao leitor fazer sua seleção de preferências. O trabalho continuará, nas próximas edições quinzenais ou especiais do LQES NEWS,  procurando completar as informações com as inserções das rubricas já mencionadas.

Esperamos que tal iniciativa seja de interesse, não só daqueles que estão voltados ao estudo da pandemia, como também, aqueles que se dedicam aos diferentes aspectos da Nanotecnologia.


Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico e Curador do Portal LQES e do Boletim LQES NEWS.

Projeto OINaCoV:

Notícias e Produtos.

2020

2019

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco