 |
|
 |
NOVIDADES
As injeções de insulina para diabéticos podem estar com os dias contados?
|
Vários medicamentos, entre eles a insulina, não podem ser ministrados aos pacientes via comprimidos, pelo fato de ocorrer a degradação das proteínas durante a digestão. Por este motivo é utilizada a forma injetável.
Uma equipe de pesquisadores escoceses das universidades de Glasgow e Strathclyde desenvolveram uma nova técnica que permite a deposição de proteínas, em camadas, sobre microcristais. Se as partículas são suficientemente finas podem passar para o sangue através dos pulmões, o que permitiria substituir as injeções por inalações, utilizando-se aparelhos semelhantes àqueles usados, atualmente, pelos portadores de asma. Tal descoberta, revelada ao público em 11 de abril pp., já foi patenteada. Os testes, até o momento, somente foram realizados em pulmões artificiais.
Os ensaios clínicos terão início em breve, entretanto, os primeiros produtos não chegarão ao mercado antes de 4 anos. Tal descoberta, sem dúvida, poderá revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, e que faz com que os pacientes, muitas vezes, tenham que fazer quatro aplicações de insulina por dia.
The Guardian , April 12, 2001 ( tradução livre - OLA).
<< voltar para novidades
|