|
NOVIDADES em C&T&I e do LQES
Pesquisadores brasileiros apresentam evidências animadoras na direção do uso do pó de guaraná contra células cancerosas. (Leia nota)
A posse do Coordenador Científico do LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, se deu durante o evento comemorativo dos 5 anos do Portal de Periódicos da Agência. (Leia nota)
Reunião de pesquisadores dos dois países é prevista para março de 2006, já no âmbito da programação do Centro Argentino-Brasiliero de Nanociência e Nanotecnologia. (Leia nota)
A idéia é coletar imagens do cérebro e desvendar padrões de ativação, característicos de epilépticos, e, ainda, através de processos de neuroimagens, avançar na direção da compreensão do câncer de cérebro. (Leia nota)
A novidade vem do Japão, devendo estar num dos modelos da Nissan agora em dezembro (2005). (Leia nota)
Pesquisadores chineses conseguem tal feito via controle das energias de superfície. (Leia nota)
Perspectiva de dificuldades com o petróleo faz com que pesquisadores partam para outras fontes de matéria-prima, de preferência, sustentáveis ! (Leia nota)
Fernando Galembeck e João de Brito ficaram com o Prêmio, na Categoria Pesquisador. (Leia nota)
McDiarmid : "Brasil pode liderar comércio de biodiesel". (Leia nota)
Já não se "faz" ouro como antigamente ! (Leia nota)
Pesquisadores alemães acreditam que várias moléculas poderão ser estudadas a baixíssimas temperaturas. (Leia nota)
O sulforafano, composto químico encontrado no brócolis, pode, conforme estudo japonês, proteger dos cânceres gástricos. (Leia nota)
Pesquisadores do CEA francês conseguem produzir multicamadas de nanotubos alinhados. (Leia nota)
Uma boa, atraente e inovadora oportunidade para a indústria têxtil. (Leia nota)
Os testes com o novo software foram feitos na Universidade de Innsbruck, na Áustria. Se essa moda pegasse por aqui, seria muito bom ! (Leia nota)
Um grupo de investigadores do Dartmouth College, nos Estados Unidos, criou um software que promete ajudar os peritos de arte no "rastreamento" da verdadeira autoria de quadros famosos. (Leia nota)
NOMTs mostram excelente desempenho em fotocatálise heterogênea e em outras aplicações. (Leia nota)
A terceira edição da CNCTI terá lugar em Brasília, entre 16 a 18 de novembro de 2005. (Leia nota)
Chips podem "viajar" pelo corpo, ajudando, assim, no estabelecimento de diagnósticos médicos. (Leia nota)
Não obstante ser possível implantar os dopantes ordenadamente, a técnica ainda é lenta para fazer parte de linhas de produção. (Leia nota)
Estudo do seqüenciamento do genona humano permitiu chegar aos halotipos, os quais poderão ajudar a desvendar os genes responsáveis por várias doenças. (Leia nota)
Pesquisadores alemães usam partículas nanométricas de óxido de ferro no tratamento de tumores cerebrais multirresistentes. (Leia nota)
Desenvolvimentos nas técnicas de automontagem podem levar a memórias com um fator de 200 vezes a densidade de registros. (Leia nota)
Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélite e Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas são ótimas ferramentas para o ensino de Geografia e Ciências. (Leia nota)
Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo produção de leite de vaca contendo uma proteína do plasma humano responsável pela coagulação do sangue. (Leia nota)
A posse oficial dos novos conselheiros do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) será no dia 01 de dezembro, em Brasília, precedendo um seminário internacional para debate sobre o Portal. (Leia nota)
O passamento do Professor Richard Smalley se deu no dia 28 de outubro. (Leia nota) Pesquisadores franceses afirmam que, em dadas condições, gotas de um líquido podem caminhar por uma superfície. (Leia nota)
Pesquisadores britânicos obtêm, por modificação genética, mosquitos "marcados". (Leia nota)
Instituições e empresas européias estão dispostas a aplicar mais de 1,4 milhões de dólares em pesquisa. (Leia nota)
Uma interessante característica dos novos sensores é a detecção de substâncias tanto no ar como na água. (Leia nota)
A novidade vem do Japão e já interessa a indústria automobilística. (Leia nota)
Graças à propulsão a jato e tendo como "combustível" o peróxido de hidrogênio, as moléculas fazem 12,6 cm/h. (Leia nota)
Pesquisadores japoneses "flagram" a voltagem na qual monocristais orgânicos transformam corrente continua em corrente alternada. (Leia nota)
Países do Mercosul trabalham em prol de uma legislação comum para os fitoterápicos. (Leia nota)
Cientistas da Universidade Rice, EUA, construíram o menor carro do mundo - um nanocarro de uma única molécula, consistindo de um chassi, eixos e quatro rodas feitas de "buckyballs". (Leia nota)
Pesquisadores sul-coreanos levantam a questão e já falam num mercado mundial de 100 bilhões de dólares. (Leia nota)
Novas lâmpadas baseadas em nanonotubos permitem que a retroiluminação ganhe em eficiência. (Leia nota)
Pesquisadores alemães e australianos conseguem tal feito que pode estar abrindo as portas para a produção do "Bio-hidrogênio". (Leia nota)
Resultados publicados na revista Nature mostram que já é possível controlar reações fotoquímicas com ajuda de catalisadores. (Leia nota)
Equipe da Ohio State University (EUA) mostrou ser isso possível, usando culturas de bactérias provenientes do rúmen do bovino. (Leia nota)
Novo sistema tem capacidade de detectar de 5-10 bactérias em 1 ml de água, sem necessidade de pré-concentração. (Leia nota)
Presidente Lula assina Lei que regulamenta Inovação. (Leia nota)
Fernando Galembeck, Oswaldo Alves e Henrique Toma falaram de nanotecnologia e química supramolecular. (Leia nota)
Conheça mais detalhes dessa exitosa história, seus números, seus desdobramentos e, sobretudo, a quebra de paradigma que representa. (Leia nota)
Telmisartana é o nome da substância que entra no mercado para minimizar os riscos. (Leia nota)
Segundo pesquisadores, o zinco reduziu consideravelmente não só os casos de pneumonia e outras infecções respiratórias, como também de diarréia. (Leia nota)
Procedimentos de fabricação empregados em tecnologia da informação, medicina e ciências ambientais, além do custo baixo, muito terão a ganhar com a nanolitografia. (Leia nota)
Além de eficientes e de contribuir com a causa ecológica, tais substâncias são, ainda, mais econômicas. (Leia nota)
Finlandeses, da empresa Chempolis, desenvolvem tecnologia inovadora, aproveitando resíduos agrícolas. (Leia nota)
Pacientes brasileiros que lutam contra a doença e o tempo, aguardando na fila por um transplante de fígado, já podem ver uma luz no fim do túnel : foi feito na Bahia, com êxito, o primeiro transplante de células-tronco em paciente com cirrose. (Leia nota)
Desenvolvimento de nanopartículas de fosfato de alumínio gera o primeiro produto nanotecnológico nacional, de produção em grande escala. A universidade é a Unicamp, a empresa, o Grupo Bunge. (Leia nota) "Direto no Ponto". Sistema de liberação de drogas à base de nanopartículas de ouro aponta para grandes progressos no uso do antitumoral violaceína, contra a leucemia. (Leia nota)
Diagnóstico da dengue é feito rapidamente, graças a um novo chip eletrônico. (Leia nota)
Tecnologia de impressão por jato de tinta, da Canon, é empregada no desenvolvimento de chips de DNA : baratíssimos e eficientes, vêm causando arrepios nos concorrentes ! (Leia nota)
Folhas ultrafinas de nanotubos podem ser fabricadas ao ritmo de 7 metros por minuto. (Leia nota)
Azeite de oliva extravirgem, de primeira prensagem, contém molécula com propriedades antiinflamatórias. (Leia nota)
Corrosão na superfície de materiais ? Seu problema pode ser resolvido com um revestimento nanotecnológico. (Leia nota)
É vendo para crer. Experimentos feitos na Universidade de Massachusetts (EUA) atestam a proeza da Geobacter. (Leia nota)
Os investimentos previstos para o período 2005-2006 para o setor de nanotecnologia deverão ser da ordem de R$ 71 milhões, afirma governo brasileiro. (Leia nota)
A constatação é de Roberto Jaguaribe, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial brasileiro, o INPI. (Leia nota)
Análise rápida, eficientíssima, e - o que é importante também, convenhamos -, com custos reduzidíssimos, é o que promete a nova técnica. (Leia nota)
As folhas de nanotubos combinam alta transparência com elevada condutividade eletrônica, além de serem altamente flexíveis e oferecerem gigantescas áreas superficiais. (Leia nota)
Trata-se de uma terapia simples e altamente inovadora, que se vale da luz, para trazer novas esperanças aos doentes. (Leia nota)
Batatas fritas e chips têm, novamente, os holofotes voltados para si. (Leia nota)
Experimento mostra que a ingestão de frutose fez aumentar a massa gordurosa corporal de cobaias. Se a moda pega... Se é que já não pegou ! (Leia nota)
A Tabela Periódica é revisitada, recebendo, agora, o status de Galáxia. Ao que tudo indica, o novo formato veio para ficar ! (Leia nota)
O estudo mostra como o fungo Fusarium Oxysporum transforma os íons prata em nanopartículas metálicas, de dimensões entre 20-50 nm. (Leia nota)
Ao invés de lasers, os cientistas empregaram um único LED para criar a primeira pinça optoeletrônica, uma verdadeira "correia transportadora" de células. (Leia nota)
A idéia é criar marcas singulares no documento, com base nas propriedades do material com o qual é feito. (Leia nota)
Pesquisadores holandeses usam microssensor feito com um polímero que se expande e se contrai em função do pH. (Leia nota)
Nova técnica fazendo uso de nanofios permitirá intervenção médica direta em diferentes células do cérebro. (Leia nota)
Uso da radiação ultravioleta permite ter acesso a essas informações. (Leia nota) Os medicamentos são incorporados numa matriz polimérica nanoestruturada. (Leia nota)
A previsão foi apresentada pela conceituada empresa americana Business Communications Company Inc.. (Leia nota)
Especialistas apontam os principais obstáculos ao sucesso. (Leia nota)
Os direitos de distribui??o internacional foram adquiridos da empresa japonesa Daido Steel/Asukatec Inc., pela empresa americana Roseland. A Am?rica do Sul est? na lista. (Leia nota)
Novo método permite observar, em escala nanométrica, a distância entre moléculas indo, assim, além das informações obtidas por microscópio óptico. (Leia nota) Por que seria a eletrônica molecular vista como alternativa à eletrônica "convencional" à base de silício ? (Leia nota)
Conheça a área que se situa na fronteira entre o magnetismo e a eletrônica e estuda a rotação (ou spin, como queira !) dos elétrons. (Leia nota)
Bem mais baratas do que a de silício, a nova célula solar parece que vêm para conquistar mercado e... ficar. (Leia nota) Estudos realizados com 2908 casos de pacientes com mesotelioma são definitivos : o amianto é, sim, altamente cancerígeno. (Leia nota) Procedimento proibido ? Não, absolutamente per-mi-ti-do. Chega para facilitar a vida do comerciante e do consumidor, logo, a sua também ! (Leia nota) Estudo revela que células da região do córtex occipital têm a idade do indivíduo. (Leia nota) Nanotubos de Carbono podem ser mais rápidos (condutividade) que o Cobre. Já se pensa em utilizá-los em chips. (Leia nota)
O novo diodo "Ostar Lighting", da Siemens, apresenta eficiência de 120 lúmens/watt e pode durar até 50 000 (cinqüenta mil !) horas. (Leia nota) Evento raro é a chegada de um novo antibiótico ao mercado. Que ele possa ser bem acolhido. (Leia nota)
O desafio foi encarado por cientistas coreanos que, graças a uma nova tecnologia, conseguiram a separação de nanotubos semicondutores. (Leia nota) Graças à técnica de eletrofilagem, nanofibras podem produzir um fio contínuo, pronto para ser tecido. (Leia nota)
Start-up da Universidade de Cambridge desenvolve tecnologia baseada na pirólise induzida por microondas. (Leia nota)
O desconforto de alguns diabéticos - ter que se submeter diariamente a injeções de insulina -, pode ser amenizado. (Leia nota)
Para Galembeck, o Brasil deve focar mais seus investimentos em nanotecnologia. (Leia nota)
Sistema desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, além de resolver o problema da solubilidade é, ainda, altamente seletivo. (Leia nota)
Construção de estruturas denominadas nanoflores é uma etapa importante no desenvolvimento de materiais nanoestruturados 3D. (Leia nota)
Pesquisadores da Universidade de Zhejiang (China) conseguiram tal feito. (Leia nota)
Estudo da Amsterdã School of Communications Research (ASCR), da Holanda, confirmam a prestigiosa performance chinesa nos estudos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N).
Testes feitos com cobaias apresentaram resultados muitíssimo animadores. (Leia nota)
A entrega do Prêmio foi feita em cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Profissional da Química, realizada em 17 de junho, na sede do Conselho Regional de Química, em São Paulo. (Leia nota)
A Eletrônica está de luto ! (Leia nota)
Bengala poderá vir a "enxergar" pelos deficientes visuais ! (Leia nota)
Acordo assinado em Moscou define como sede a cidade de Cadarache. Uma importante notícia no Ano Mundial da Física. (Leia nota)
Trata-se de uma oportunidade ímpar para que academia e setor produtivo possam estabelecer laços de cooperação importantes nesta estratégica e instigante área do conhecimento. (Leia nota)
Trata-se de interessante combinação que poderá levar à energia do futuro. (Leia nota)
Pesquisadores do CNRS (França) conseguem controlar movimentos de uma molécula individual. (Leia nota)
Pesquisa publicada, recentemente, na revista inglesa Occupational and Environmental Medicine, reabre a polêmica questão. (Leia nota)
As discussões sobre os efeitos das nanopartículas sobre os ecossistemas continuam acaloradas. Concordâncias e discordâncias à parte, o debate avança. (Leia nota)
Pesquisa realizada, com sucesso, por pesquisadores japoneses, aponta para esta possibilidade. (Leia nota)
O mundo conta com cerca de 1,3 bilhões de fumantes, os quais, em grande parte, se encontram na China. (Leia nota)
Já não era sem tempo. A Alemanha sai na frente ! (Leia nota)
Especialistas e empresários trocam experiências sobre tecnologias da informação, biotecnologia e nanotecnologia. (Leia nota)
Os resultados, referentes ao período de 1998 a 2002, estão descritos na terceira edição dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). (Leia nota)
Leo Sternbach, juntamente com outros 14 inventores, das mais diferentes áreas, entra para o National Inventors Hall of Fame Fundation, de Ohio (EUA). (Leia nota)
Pesquisadores americanos conseguem eficiência superior a mais de 80 lúmens por watt consumido. (Leia nota)
Nova técnica abre grandes perspectivas para a produção de transistores em nanoescala. (Leia nota)
Estaria a "célebre" ventoinha com os dias contados ? (Leia nota)
O desenvolvimento do aparelho foi feito pela empresa Siemens, em colaboração com vários parceiros. (Leia nota)
Nova técnica de medida garante a determinação de partículas poluentes, mesmo em concentrações muito pequenas. (Leia nota)
Prêmio conferido pelo Conselho Regional de Química considerou o conjunto da obra do premiado e suas contribuições ao ensino e à pesquisa. (Leia nota)
Pela primeira vez o prêmio Wakabayashi é concedido a um pesquisador estrangeiro. (Leia nota)
Documento da ONU destaca a Unicamp e a Agência de Inovação. (Leia nota)
Computadores ópticos ? Isso mesmo ! Graças a átomos ultrafrios, empregados para congelar e controlar a luz. (Leia nota)
Incrível mesmo : sem calorias e, de quebra, 300 vezes mais doce que o açúcar ! (Leia nota)
Geradores de nêutrons conseguiram se "desvencilhar" da alta tensão que alimenta os geradores atuais. (Leia nota)
A nanotecnologia pode ser a resposta para as necessidades da NASA, produzindo cabos elétricos de nanotubos de carbono. (Leia nota)
A Pilha degrada a matéria orgânica e produz hidrogênio ? Simultaneamente ? Só vendo ! (Leia nota)
Estatinas, direcionadas ao combate do colesterol, podem também ser eficazes nos casos de câncer de próstata. (Leia nota)
Nova, e mais eficaz, técnica de fabricação de produtos farmacêuticos promete revolucionar a área. (Leia nota)
Trata-se de rumoroso caso, o qual expõe uma face pouco conhecida da pesquisa farmacêutica. (Leia nota)
O CNPq homenageou, no dia 18 de abril, 27 pesquisadores, pela excelência de seus trabalhos em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. (Leia nota)
Pesquisadores brasileiros de instituições de ensino superior terão acesso a essa importante base de dados, via IP institucional. (Leia nota)
Essencial para a implementação integral da política industrial e da Lei de Inovação, a Lei de Incentivos Fiscais foi acertada entre os ministérios de Ciência e Tecnologia e da Fazenda. (Leia nota)
Com investimentos de 1 bilhão de dólares na área das nanotecnologias, os Estados Unidos parecem estar ganhando a corrida, mas, nos seus calcanhares, estão Japão, China e Europa que, juntos, somam aproximadamente 2,7 bilhões de dólares em investimentos/ano. (Leia nota)
Pesquisadores alemães e americanos desenvolveram inovação que permite estocagem de mais de 90 gigaoctets/cm2. Já pensou ? É muita informação armazenada, não é ? (Leia nota)
Diarréias, dores de cabeça e no abdômen, náuseas, vômitos poderão vir a ser coisas do passado... (Leia nota)
Onde reside, afinal, a diferença entre a eletrônica convencional e os semicondutores spintrônicos ? (Leia nota)
Água, ar, solo... contaminados por agentes tóxicos ? Aparelho desenvolvido no Canadá entra em ação e dá a resposta. (Leia nota)
A Natureza - fonte de inspiração para pesquisadores, levou-os a criar um novo material. Confira ! (Leia nota)
Empresa japonesa mostra que isto é possível ! (Leia nota)
Segundo a Alellyx - empresa de pesquisa e desenvolvimento, financiada pela divisão de novos negócios, do Grupo Votorantim -, "é possível desenvolver vacinas contra o mal e mesmo plantas transgênicas resistentes a ele". (Leia nota)
30 pesquisadores e 18 parceiros receberão homenagem do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil), pela contribuição dada à ciência e tecnologia no ano de 2004. (Leia nota)
Bolsista do Programa de Doutoramento Sanduíche da CAPES ganha distinção com estudo sobre o material denominado "carbon foam". (Leia nota)
Trata-se da trigésima segunda tese defendida no Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, em seus quase 20 anos de existência. (Leia nota)
Pesquisadores espanhóis trabalham na integração de células fotovoltaicas em materiais cerâmicos. (Leia nota)
Avanços da Toshiba com materiais nanotecnológicos permitirão à empresa colocar no mercado (2006) uma pequena, mas poderosa bateria, recarregável em 1
Resistência de células cancerosas ao tratamento quimioterápico pode, em breve, ser quebrada, prometem pesquisadores canadenses. (Leia nota)
Na China, tudo cresce exponencialmente ! Apenas à guisa de exemplo, vale citar que, entre 2000 e 2004, o mercado de chips eletrônicos desse país cresceu mais de 30% ao ano. (Leia nota)
Quantos sacos plásticos, aproximadamente, seriam distribuídos no mundo ? Acredita você que é um número as-sus-ta-dor, não é ? Que tal se os mesmos fossem biodegradáveis ? Impossível ? Não ! Chegou o néosac. (Leia nota)
A-to-me-trô-ni-ca : o nome parece inusitado para alguns, esquisito para outros, mas a técnica que ele nomeia é instigante. Veja ! (Leia nota)
Trata-se exatamente da troca tão sonhada por insulino-dependentes : a ciência corre para realizar esse sonho. (Leia nota)
Os infinitamente pequenos - da ordem do nanômetro : bilionésima parte do metro ! -, já trazem em si a promessa do "grande". (Leia nota)
Quais as origens moleculares presentes na "ligação" alergia/poluição ? Essa é uma pergunta que se fazem pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), que vêm tentando oferecer uma explicação. (Leia nota)
O Tropes, motor de pesquisa semântica, desenvolvido por dois romenos,
Química Combinatória alarga seus horizontes.Depois dos fármacos, começa a ter impacto sobre a obtenção de materiais e avança sobre os processos químicos. (Leia nota)
Professor Rao foi escolhido por ser considerado um dos maiores estudiosos do mundo em química do estado sólido e materiais. Ele é membro da Academia Brasileira de Ciências.ue é isso ? Só lendo ! (Leia nota)
Artigos sobre estratégia e desenvolvimento para ciência, tecnologia e inovação; prospecção tecnológica; estudos sobre biocombustíveis, etc. são tratados no novo número de Parcerias Estratégicas, revista publicada pelo Centro de
As organizações humanitárias estão preocupadas com as mudanças introduzidas com a aprovação, na Índia, em 23 de março, da nova lei para limitar a fabricação de genéricos. Elas temem que a lei dificulte o acesso dos países pobres a tratamentos mais baratos. (Leia nota)
Um dos mais célebres cientistas brasileiros foi líder da geração que mudou a cara da pesquisa no país. (Leia nota)
Acaba de ser desenvolvida a bateria de hidrogênio para computador portátil, que promete alcançar 8 (oito) horas de funcionamento. O bastante para que se trabalhe sem receio de ficar na mão. (Leia nota)
Você acredita que há gente fissurada em "rugas", trabalhando forte para consegui-las ? É ler para crer ! (Leia nota)
Velhas cartas perfuradas (110 anos !) inspiraram a criação do "Millipede". Daí, para se chegar ao "Snomipede", foi um passo - grande, é claro. Mas... o que é isso ? Só lendo ! (Leia nota)
Composto químico encontrado em grande concentração na couve poderá afastar a mulher do temível câncer de útero. (Leia nota)
A luta pela preservação do meio ambiente vem engrossando suas fileiras. Agora, conta com um novo aderente : trata-se do silício nanoporoso, que parece ter chegado como poderoso aliado. (Leia nota)
Os processos atuais de hidrogenação de ácidos graxos ainda deixam bastante a desejar. Era necessário algo novo e, ao que tudo indica, chegou. Os alimentos melhoram, quem ganha somos nós. (Leia nota)
O Estado de São Paulo começa a dar passos importantes na recuperação da qualidade de ensino na rede pública, visando a se preparar para os novos tempos. (Leia nota)
Ondas Terahertz (THz) agem no combate à "onda" das drogas ! (Leia nota)
Envirox - aditivo para combustível - promete e cumpre : redução superior a 5% no consumo de combustível e, logicamente, benefícios ao meio ambiente. (Leia nota)
Além de estocar o hidrogênio, tais materiais são baratos e biodegradáveis. (Leia nota)
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) mostram que a ação dos catalisadores não é somente devida à sua composição. Tamanho e, sobretudo, a carga, são muito importantes. (Leia nota)
Estados Unidos decidiram ser mais flexíveis na liberação de visas para pesquisadores e estudantes estrangeiros. (Leia nota)
Nota de David Forman, Editor de Negócios do Small Times (EUA), apresenta dados sobre o novo comportamento do setor. (Leia nota)
O fosfeto de índio ou o arseneto de gálio, até o momento, eram os "queridinhos" de engenheiros que trabalham em optoeletrônica. Relegavam o silício a um segundo plano. Mas... as coisas vêm mudando ! (Leia nota)
Observações de uma equipe internacional de cientistas mostraram que os nanotubos são formados a partir de carbono líquido e, não, gasoso, como se acreditava até agora. (Leia nota)
Estudantes da Universidade Técnica de Berlim construíram célula solar que pode ser adaptada a suportes móveis. (Leia nota)
Pesquisadores espanhóis trabalham não só na detecção de pesticidas como também na de agentes patogênicos ou antibióticos em alimentos. (Leia nota)
Equipamento capaz de detectar aminoácidos e, posteriormente, estudar seus aspectos estruturais poderá, em 2009, ser usado na Missão Européia para Marte. (Leia nota)
Interação entre os carboidratos e bactérias é a base do novo método. (Leia nota)
Revista inglesa pública uma série de artigos sobre hormônios, para comemorar os cem anos do termo, introduzido por Ernest Starling. (Leia nota)
Tumores cancerosos ou úlceras diabéticas poderão ter, agindo sobre si, medicamentos contidos em cápsulas atraídas diretamente por ímãs. (Leia nota)
Universidade de Kyoto, Pioneer, Mitsubishi Chemical e Rohm, juntas, dão um grande passo. (Leia nota)
Componente encontrado nos grãos de café mostra que este pode diminuir os riscos de câncer de fígado. (Leia nota)
Pelo novo edital dos Institutos do Milênio, os grupos interessados podem submeter projetos em duas modalidades: "Demanda Espontânea", com livre escolha do tema, e "Áreas Induzidas", com áreas e temas pré-definidos. (Leia nota)
Pesquisadores pernambucanos levam ao Japão projeto no qual prometem avaliar a incidência dos raios solares sobre a pele e ajudar profissionais que trabalham em locais abertos. (Leia nota)
Segundo Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, "não é à toa que 1905 foi designado como o ano miraculoso de Albert Einstein". (Leia nota)
Arranjo produtivo local (APL) de gemas e jóias do Rio Grande do Sul (Brasil) recebe financiamento para construção de protótipo de máquina facetada automatizada de lapidação de pedras preciosas. (Leia nota)
Óxido de limoneno + dióxido de carbono + catalisador = novo polímero, chamado carbonato de polilimoneno. (Leia nota)
Pesquisadores russos apresentam novo método para produção de sílica. (Leia nota)
Mesmo porcos criados em fazendas orgânicas podem ser hospedeiros de parasitas causadores da toxoplasmose. (Leia nota)
Motorola, uma das grandes fabricantes de telefones celulares, junta-se à Burton, fabricante de roupas e artigos esportivos, para criar uma nova tendência. E que tendência ! (Leia nota)
As dúvidas quanto aos seus efeitos, ou seja, inibição da fixação de iodo na tireóide, parecem ser ponto pacífico. O problema é de definição do limite de exposição. (Leia nota)
Recente colóquio realizado na Índia levanta esta questão. O 3He (Hélio 3) pode ser parte da resposta. (Leia nota)
Está provado que a forte exposição sim. As dúvidas agora recaem sobre as baixas exposições, comuns em diferentes ambientes de trabalho. (Leia nota)
Pela saúde, vale tudo ! Até colocar etiquetas eletrônicas nas embalagens de hambúrgueres. (Leia nota)
O chip é capaz de detectar o DNA em concentrações bastante baixas. (Leia nota)
Nanomaterial híbrido, composto de dendrímeros e material poroso, concebido por pesquisadores canadenses, abre as portas para a solução. (Leia nota)
Depois disso, as endoscopias podem não ser mais olhadas com tanto pavor ! (Leia nota)
O nome soa estranho, mais o combustível é o mesmo. Mais uma vez o meio ambiente agradece. (Leia nota)
Valendo-se dos métodos tradicionais de fiação, os tecidos estão vindo por aí. (Leia nota)
Nanotubos podem ser preparados em condições de temperatura e pressão ambientes. (Leia nota)
Nova esperança para pacientes de câncer metastásico de seio. (Leia nota) |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco