Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 

NOVIDADES em C&T&I e do LQES

O peso da Justiça.

A ideia de que má conduta científica deva ser tratada como crime suscita debate entre pesquisadores. (Leia nota)

Inteligência artificial pode beneficiar revisão de artigos científicos, diz nature.

Softwares cada vez mais avançados prometem transformar o processo de revisão por pares, empregado na edição de artigos em revistas científicas, melhorando a qualidade do material publicado e poupando tempo dos pesquisadores, segundo reportagem publicada na quarta-feira (28), na seção de notícias da Nature. Porém, mesmo na “era da revisão por inteligência artificial”, a tomada de decisão permanecerá com os humanos... (Leia nota)

ABC é nomeada Membro Fundador de Aliança Científica Internacional na China.

A convite da Academia Chinesa de Ciências, a Academia Brasileira de Ciências passará a integrar a aliança de organizações internacionais de ciência. (Leia nota)

Orçamento para ciência, tecnologia e inovação é investimento”, diz Marcos Pontes.

Para o iteano, ministério que comandará a partir de 1º de janeiro deve ter uma atuação transversal, buscando nas novas tecnologias a solução de problemas nas diversas áreas e consequente geração de riqueza e qualidade de vida. Leia entrevista exclusiva à Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA). (Leia nota)

Pesquisadores exploram pós-doutorandos estrangeiros nos EUA, afirma estudo.

Artigo relata que jovens são submetidos por seus chefes de pesquisa a condições extenuantes de trabalho em troca da renovação de vistos. (Leia nota)

Processada por fraude, universidade dos EUA tenta fazer acordo milionário.

Universidade Duke foi acusada de usar dados falsificados para obter recursos públicos para pesquisa que somam quase US$ 200 milhões. (Leia nota)

Mercúrio tóxico envenena a Amazônia.

Relatório adverte sobre contaminação invisível e crescente por mercúrio. (Leia nota)

Using a virus to make a better type of memory.

Em um estudo inovador, pesquisadores desenvolveram com sucesso um método que poderia levar a avanços sem precedentes na velocidade e eficiência dos computadores. Através deste estudo, foi desenvolvido com sucesso um método capaz de fazer uma versão do padrão biológico para a tecnologia de memória não volátil usando o bacteriófago M13 - um vírus. Tal possibilidade abre caminho para o armazenamento e transferência na escala de nanossegundos necessários para o progresso da computação moderna. (Leia nota)

How to melt gold at room temperature.

Quando forte campos elétricos são usados, coisas inesperadas podem acontecer - não menos quando se trata de átomos de ouro. Pesquisadores conseguiram, agora, pela primeira vez, fazer a superfície de um objeto feito em ouro derreter à temperatura ambiente. (Leia nota)

Nonstop tranport of cargo in nanomachines.

Cientistas revelam a nanoestrutura dos padrões moleculares e a razão pela qual se dá o transporte nas antenas celulares. (Leia nota)

Sustainable 'nano-raspberry' neutralizes poisonous carbon monoxide.

Cientistas desenvolveram um método sustentável para neutralizar o monóxido de carbono, o veneno inodoro produzido por carros e aquecedores domésticos pelo uso de combustível fóssil. (Leia nota)

Nanopore detection of single flu viruses to control outbreaks.

Estudo mostra que diagnósticos digitais baseados numa análise de nanoporos e na inteligência artificial (AI) podem caracterizar vírions individuais através de suas distintas características físicas. (Leia nota)

Largest overhaul of scientific units since 1875 wins approval.

Quilograma oficial de metal renuncia seu papel de padrão, mas ainda não se aposenta - e mais mudanças devem vir nas unidades científicas. (Leia nota)

As mentes por trás do maior acelerador de partículas do Brasil.

Projeto Sirius possibilitará que cientistas desenvolvam estudos com tecnologia inédita em diversas áreas, como saúde, energia, tecnologia, agricultura e meio ambiente. (Leia nota)

As Cientistas mulheres pedem inclusão de período de licença-maternidade no currículo Lattes.

Cientistas argumentam que meses após o parto têm menor fluxo de publicações e acabam perdendo competitividade frente a pesquisadores homens. (Leia nota)

"É preciso correr o máximo possível para permanecermos no mesmo lugar", afirma Luiz Davidovich.

‘Em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o Presidente da ABC e a Acadêmica Helena Nader comentam sobre o futuro da ciência no Brasil. (Leia nota)

Salmonella tem resistência a diferentes classes de antibióticos.

Bactéria comum que causa infecção alimentar resiste a diferentes classes de antibióticos que podem ser utilizados para o tratamento da doença, indica estudo genômico. (Leia nota)

Cientistas criticam plano de dar verba pública só para estudos em acesso aberto.

Já conta com pouco mais de mil assinaturas de cientistas de 35 países um manifesto contra o Plano S, uma iniciativa para acabar com o “paywall” de publicações científicas... (Leia nota)

Simplifying life for diabetics with a nanotechnology breakthrough.

Cientistas desenvolveram uma maneira de imprimir sensores para glicose, baseados em transistores, diretamente em um cateter ligado a um dispositivo vestível. Diabéticos podem programar o dispositivo para administrar insulina e glucagon, os hormônios necessários para regular o açúcar no sangue. (Leia nota)

From beaker to solved 3-D structure in minutes.

A equipe descobre uma maneira nova e simples de aprender as estruturas de pequenas moléculas. (Leia nota)

3D-printed bionic mushrooms fuse nanotechnology, bacteria and fungi.

Pesquisadores usaram um cogumelo branco comum e o tornaram biônico, carregando-o com clusters impressos em 3D... (Leia nota)

"Schrödinger's Bacterium" could be a quantum biology milestone.

Experiência recente pode ter colocado organismos vivos em um estado de entrelaçamento quântico. (Leia nota)

Newly-discovered 5,655-Carat emerald given nanoparticle treatment.

Uma esmeralda de 5,655 quilates, descrita como tendo “notável transparência e uma tonalidade verde dourada perfeitamente equilibrada”, foi descoberta na Zâmbia no início de outubro. Desde sua descoberta, ela foi marcada com nanopartículas as quais foram codificadas com a mina de origem para permitir a identificação da origem das pedras preciosas. (Leia nota)

Machine learning algorithm finds the best LED phosphor in list of 100,000 compounds.

Momento Eureka : desenvolvido um novo algoritmo de aprendizado de máquina que é eficiente o suficiente para rodar em um PC. (Leia nota)

China refutes reports accusing it of curbing rare earths output.

Beijing claims rare earth output quotas for the second half of 2018 only appear lower because the limit for the first six months of the year was for a larger portion of the total annual quota. (Leia nota)

Graphene takes a step towards renewable fuel.

Pesquisadores da LiU estão trabalhando para desenvolver um método para converter água e dióxido de carbono na energia renovável do futuro, usando a energia do sol e grafeno aplicado à superfície do carbeto de silício cúbico. (Leia nota)

Medication you can wear.

Têxteis de liberação de drogas poderiam, por exemplo, ser usados para tratar feridas na pele. (Leia nota)

Graphene shows unique potential to exceed bandwidth demands of future telecommunications.

Parceiros industriais e acadêmicos do Graphene Flagship publicaram novo artigo analisando as possibilidades do grafeno na internet das coisas. Previsão: mais de 12 bilhões de dispositivos conectados em 2020. (Leia nota)

Acadêmico Oswaldo Luiz Alves é homenageado pela Abiquim na semana do professor.

Diariamente, a Abiquim publicou no Facebook o perfil de um professor ou professora a ser homenageado(a). No dia 20 de outubro, o escolhido foi o químico Oswaldo Alves. (Leia nota)

Governo condecora 85 profissionais da ciência, tecnologia e inovação.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil. (Leia nota)

Interação de novos carbonos com pragas de interesse da agricultura.

Pesquisa inédita desenvolvida no LQES avalia o impacto de nanomateriais carbonáceos de diferentes dimensionalidades (1D e 2D) em interações nanobioecológicas. (Leia nota)

Editoras vão à Justiça para obrigar Research Gate a apagar milhões de artigos.

Pesquisadores já estão recebendo notificações da Elsevier, que acusa a maior rede social acadêmica do mundo de violar direitos autorais. (Leia nota)

Study provides insight into how nanoparticles interact with biological systems.

As descobertas podem ajudar os cientistas a projetar nanopartículas que são benign by design. (Leia nota)

Artificial intelligence aids automatic monitoring of single molecules in cells.

Pesquisadores desenvolveram um método automatizado de rastreamento de moléculas marcadas com probes fluorescentes em células vivas, o que permite que um grande número de moléculas sejam analisadas e caracterizadas de forma rápida e econômica. (Leia nota)

Graphene expertise for touch screens with a twist.

A tecnologia de tela sensível ao toque dobrável, capaz de enrolar e difícil de riscar está em desenvolvimento e a procura da flexibilidade é apenas uma das possibilidades que surgiram. Com suas muitas interessantes propriedades, o grafeno se antecipa como um divisor de águas para essa mudança. (Leia nota)

Quantum dot characteristics prove not so permanent.

Pesquisadores do Indian Institute of Science revelam mudanças na vida útil das emissões de nanocristais de CuInS2 revestidos com CdS. (Leia nota)

World's fastest camera shoots 10 trillion frames a second.

A câmera mais rápida do mundo, desenvolvida por pesquisadores da Caltech e da INRS, capta o mundo em impressionantes 10 trilhões de quadros por segundo - rápido o suficiente para sondar as interações, em nanoescala, entre luz e matéria. (Leia nota)

Ancient Egyptian pigment may find use on power-saving roofs.

Milhares de anos atrás, os antigos egípcios criaram um pigmento azul que usaram em suas representações de deuses e realeza. Derivado do silicato de cálcio e cobre, a substância agora é conhecida como Egyptian blue - e poderia, em princípio, ser usada tanto para economizar energia quanto para gerar eletricidade. (Leia nota)

Beware the fake graphene.

Um novo estudo sobre a produção mundial de grafeno mostra, inequivocamente, que a qualidade do grafeno produzido no mundo hoje é bastante baixa, não sendo ideal para a maioria das aplicações. Além disso, a maioria das empresas está produzindo microplaquetas de grafite. Esta é, possivelmente, a principal razão para o lento desenvolvimento das aplicações do grafeno, que geralmente requerem uma solução customizada, em termos das propriedades. Uma conclusão que soa ainda mais inquietante é que, apesar da extensa quantidade de estudos sobre a produção de grafeno em todo o mundo, ainda quase não existe no mercado grafeno de alta qualidade, tal como definido pela ISO. (Leia nota)

Vice-Presidente da Regional SP da Academia Brasileira de Ciências visita o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.

Oswaldo Luiz Alves entrega livro comemorativo do Centenário e faz palestra destacando aspectos históricos e atividades da Academia. (Leia nota)

Para ministro, investimento em nanotecnologia pode acelerar desenvolvimento econômico.

Gilberto Kassab participou do lançamento do Plano de Ação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em Brasília. (Leia nota)

Acadêmico Edgar Zanotto publica artigo relacionando inteligência artificial e o desenvolvimento de vidros.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o professor André de Carvalho (ICMC-USP) e com o pós-doutorando Daniel Cassar (UFSCar). (Leia nota)

Editoras científicas tentam se adaptar à expansão do acesso aberto.

Principal aposta dos publishers para transição, revistas híbridas são alvo de críticas da comunidade acadêmica. (Leia nota)

L’ORÉAL premia sete cientistas brasileiras na 13ª edição do “Para Mulheres na Ciência”.

Pesquisadoras de cinco estados brasileiros ganharam bolsas no valor de R$ 50 mil cada, para continuação dos seus estudos em iniciativa com parceria da ABC e da Unesco. (Leia nota)

Evolução dirigida rende Nobel de Química.

Os norte-americanos Frances H. Arnold e George P. Smith e o inglês Gregory P. Winter usaram mecanismos evolutivos para criar enzimas e anticorpos. (Leia nota)

Alvos ampliados.

Compra de sistema de submissão de artigos por grande editora movimenta mercado de revistas científicas. (Leia nota)

New spheres trick, trap and terminate water contaminant.

Cientistas desenvolveram algo parecido como uma "planta carnívora" de partículas para remediação de água. (Leia nota)

Nanoparticles to treat snakebites.

Cientistas descrevem uma nova abordagem para o tratamento de picadas de cobra, usando nanopartículas que se ligam às toxinas de veneno e previnem a propagação do veneno pelo do corpo. (Leia nota)

Designing a self-folding metamaterial.

Físicos projetaram uma estrutura de metamaterial realizada em várias etapas. (Leia nota)

Non-destructive nanotechnology diagnostics for artwork restoration.

Publicações recentes descrevem uma ferramenta de diagnóstico nova, rápida e não invasiva para a conservação de obras de arte, capaz de detectar sinais de degradação em pinturas a óleo e esculturas de plástico. (Leia nota)

Machine learning helps improving photonic nanostructures.

Nanoestruturas podem aumentar enormemente a sensibilidade dos sensores ópticos, desde que a geometria atenda a certas condições e corresponda ao comprimento de onda da luz incidente. (Leia nota)

Referência em nanotecnologia ministra palestra na UEPG.

Oswaldo Luiz Alves é professor da Unicamp e participou da abertura do X Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química. (Leia nota)

MCTIC organiza repositório com procedimentos e regras para produtos nanotecnológicos.

Normas foram produzidas pelo NANoREG, regulamentação construída pela União Europeia e da qual o Brasil é signatário. O Laboratório NanoBioss/SisNano da Unicamp participou ativamente da geração de resultados que subsidiaram esta iniciativa, se constituindo num bom exemplo de Science for Regulation (SfR). (Leia nota)

MCTIC assegura R$ 70 milhões para primeira etapa do Sirius em novembro.

Recursos vão permitir conclusão da montagem do acelerador de partículas em Campinas - SP. (Leia nota)

Brasil ‘vai ser atropelado’ por revolução digital e automação, avalia especialista.

Sem investimentos em educação e infraestrutura, o Brasil “vai ser atropelado” pela revolução digital, avalia o especialista em robótica Edson Prestes. O brasileiro integra o Painel de Alto Nível da ONU sobre Cooperação Digital. (Leia nota)

Em 11 países europeus, só terão recursos estudos publicados em acesso aberto.

Comissão Europeia e agências de fomento nacionais formam coalizão para impor exigência para pesquisas com financiamento público. Agências nacionais de fomento à pesquisa de 11 países da Europa, junto com a Comissão Europeia, lançaram em 4 de setembro uma força-tarefa para garantir que a partir de 2020 toda pesquisa com financiamento… (Leia nota)

Discovery of Galileo’s long-lost letter shows he edited his heretical ideas to fool the Inquisition.

Exclusivo : Documento mostra que o astrônomo atenuou as alegações que desencadearam a mais infame batalha da história da ciência. (Leia nota)

Scientists develop 2D materials capable of having magnetism.

Uma equipe internacional de físicos e químicos conseguiu criar materiais semelhantes ao grafeno a partir de uma síntese molecular. São os chamados MUV-1, materiais robustos com grande versatilidade química que são capazes de ter diferentes propriedades físicas, tais como o magnetismo. (Leia nota)

Nanotechnology applications for food contact materials.

Os nanomateriais podem melhorar as propriedades dos materiais que ficam em contato com os alimentos. Inovações deste tipo são particularmente interessantes para embalagens de alimentos feitas com materiais plásticos. O objetivo de seu uso é melhorar o armazenamento de alimentos e, assim, garantir frescor e qualidade. (Leia nota)

How stem cells, CRISPR and skin grafts could help combat cocaine addiction.

Uma nova forma de tratamento poderia ajudar a reduzir o vício em cocaína e reduzir seu efeito prejudicial ao organismo. O método envolve a remoção de um pequeno pedaço de pele, a introdução de genes que produzem enzimas que degradam a cocaína e, em seguida, voltar o enxerto para o paciente. (Leia nota)

Exploring how DNA can enable the rational design of nanomaterials.

Por que o DNA é atrativo para a automontagem de novos materiais em nanoescala ? (Leia nota)

Engineers protect artifacts by graphene gilding.

Inspirados por antigos processos de douramento, engenheiros adicionaram uma camada única de grafeno sobre a superfície de metais, aumentando, assim, a qualidade da proteção do dourado contra o desgaste. (Leia nota)

Scientists have discovered a novel color-generation mechanism in nature.

Estruturas similares poderiam, um dia, ser usadas para cosméticos mais brilhantes e melhores fibras ópticas. (Leia nota)

Brasil tem potencial para liderar setor de produção de energia sustentável.

Um dos pioneiros na produção de energia à partir de biomassa - materiais orgânicos renováveis de origem vegetal e animal - o Brasil sediou entre os dias 5 e 6, o 3º Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2018). Entrevista da Sputinik com o pesquisador da Embrapa José Dílcio Rocha, permite compreender a importância estratégica do tema para o país. (Leia nota)

Brasil e China anunciam o lançamento do satélite Cbers-4A em 2019.

Anúncio foi feito durante as comemorações pelos 30 anos da cooperação que já resultou no desenvolvimento de 5 satélites de sensoriamento remoto. (Leia nota)

A vida e a morte da ciência e da memória nacionais.

A ABC, a SBPC e dezenas de entidades científicas do país divulgam manifesto em defesa do Museu Nacional e do patrimônio cultural e científico do país : “Urge impedir que essas chamas se alastrem e consumam o futuro do Brasil”. (Leia nota)

Brasil caminha para conquistar independência no domínio da energia nuclear, diz ministro.

Gilberto Kassab participou da inauguração da sétima cascata de ultracentrífugas, que amplia a produção de urânio enriquecido do país. (Leia nota)

Carbon in colour : First-ever coloured thin films of nanotubes created.

Pesquisadores apresentam técnica para produzir grandes quantidades de nanotubos de carbono de paredes simples, em determinadas tonalidades do arco-íris. O segredo é um processo de fabricação bem ajustado - e uma pequena dose de CO2. (Leia nota)

Nanotechnology makes for better hair care products and textile microfibers.

Pesquisadores de nanotecnologia desenvolveram uma técnica não prejudicial de engenharia de superfície para uso em cabelo natural, que permite fazer formulações de coloração capilar sem usar nenhuma reação química, dependendo apenas de forças físicas que atuam em regiões muito próximas. A mesma abordagem de engenharia de superfície é aplicável às modificações de microfibras têxteis, dado que os têxteis naturais, como lã, seda, celulose, como também tecidos sintéticos biomiméticos, têm composição química semelhante. (Leia nota)

International nanotechnology authorities dialogue.

Em reunião recente, autoridades ambientais, de saúde e de proteção dos trabalhadores, bem como organizações da indústria, da ciência e da sociedade civil discutiram tópicos atuais na área de nano-governança. (Leia nota)

Shape Changing Material Can Return to Its Original Form.

Pesquisadores criaram um material que pode literalmente encaixar um pino quadrado em um buraco redondo e reverter para sua forma anterior. (Leia nota)

IBM RXN for Chemistry : A Free Tool for Predicting Chemical Reactions.

Em dezembro de 2017, Theophile Gaudin e Philippe Schwaller, dois pesquisadores da IBM Research, trabalharam juntamente com outros parceiros para desenvolver uma inteligência artificial que pudesse prever reações químicas. Não contente por ter criado um sistema que poderia revolucionar muitos setores, a IBM disponibilizou este IA gratuitamente a partir de um aplicativo na internet. (Leia nota)

High performance graphene-based catalysts.

Cientistas desenvolveram diretrizes de projeto que aumentam a eficácia catalítica dos catalisadores de estado sólido à base de grafeno para potenciais aplicações industriais. (Leia nota)

Nanotubes change the shape of water.

Estudos teóricos mostram como as moléculas de água se posicionam no interior de nanotubos. (Leia nota)

Graphene laminated pipes could reduce corrosion in the oil and gas industry.

Pesquisadores da Universidade de Manchester e do TWI descobriram maneiras de usar o grafeno para prolongar a vida útil das tubulações usadas na indústria de petróleo e gás.E (Leia nota)

CBMM estimula pesquisa e inovação.

Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, empresa da família Moreira Salles, vai oferecer Prêmio de Ciência e Tecnologia anual, no valor de R$ 500 mil para ciência e a mesma quantia para tecnologia. (Leia nota)

Vitória da comunidade científica.

Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada por Temer sem veto à emenda feita pelo Congresso Nacional, que proíbe redução de recursos para o Ministério de Educação. (Leia nota)

Serrapilheira leva novas formas de divulgação científica ao público no Museu do amanhã.

Especialistas dos EUA, Austrália e Canadá apresentam projetos inovadores no maior evento do instituto. (Leia nota)

IEA da USP promove ciclo de debates sobre Economia, Educação, Inovação e Saúde.

Serão cinco encontros, nos meses de agosto e setembro, sempre às 10h. O público poderá acompanhar as palestras também pela transmissão ao vivo no site do Instituto de Estudos Avançados. (Leia nota)

CNPq e MCTIC abrem edital “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”.

O objetivo do edital é apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. (Leia nota)

MCTIC e Embrapa lançam livro sobre economia do bambu no Brasil.

Obra tem o objetivo de estimular o uso comercial e industrial do bambu. (Leia nota)

Breaking down band structures.

O sistema poderia ajudar os pesquisadores a projetar novos materiais com propriedades específicas. (Leia nota)

Connecting the (Nano) dots : Big-Picture thinking can advance nanoparticle manufacturing.

Empreendimentos comerciais que fabricam esses pequenos "blocos de construção" enfrentam problemas de controle de qualidade. (Leia nota)

Nanoparticles in our environment may have more harmful effects than we think.

Pesquisadores alertam que uma combinação de nanopartículas e contaminantes pode formar um coquetel prejudicial às nossas células. (Leia nota)

Plants may absorb less carbon under climate change.

As avaliações atuais da mudança climática podem estar superestimando a quantidade de carbono que as plantas retiram da atmosfera. (Leia nota)

Tricking amputees into accepting their prosthetic.

Um truque sensorial está ajudando os usuários de prótese a se sentirem como se seu falso membro fizesse parte de seu corpo. (Leia nota)

Novel nanotechnology sensors could enable smarter textiles.

Equipe de engenheiros está desenvolvendo têxteis inteligentes de última geração, criando revestimentos compostos de nanotubos de carbono flexíveis para uma ampla gama de fibras, incluindo algodão, nylon e lã. (Leia nota)

A GPS for inside your body.

Investigar o interior do corpo humano, muitas vezes requer "cortar" um paciente ou fazê-lo engolir longos tubos munidos com câmeras embutidas. Mas, e se os médicos pudessem ter uma visão melhor de uma maneira menos cara, invasiva e demorada ? (Leia nota)

Water matters to metal nanoparticles.

Pesquisadores descobrem que nanopartículas de ouro podem se dissolver quando interagem com plantas aquáticas de água doce - em vez de permanecerem estáveis como comumente se pensa. (Leia nota)

Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) : uma aventura em curso.

LQES está chegando aos 35 anos de fundação. (Leia nota)

Carta aberta ao Presidente da República : Entidades Científicas em defesa da Capes.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e mais 30 entidades se manifestaram contra o corte no orçamento 2019 da Capes, destacando a inconstitucionalidade da medida. (Leia nota)

Seis professores da Unicamp são contemplados com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Insígnias e diplomas serão entregues em outubro em data a ser definida. (Leia nota)

Maternidade no currículo.

Projeto de pesquisadoras estima impacto das atividades como mãe na carreira científica. (Leia nota)

Escassez de água : o Brasil desperdiça seu maior tesouro ?

O Aquífero Guarani é considerado o segundo maior reservatório natural de água subterrânea do planeta. Mas a seca crescente, a extração maciça de água e os rumores de privatização ameaçam sua existência. (Leia nota)

Poluição : R-Pur, primeira máscara de nanofiltração para o grande público.

Start-up Jovem francesa desenvolve máscara que protege os motoristas de duas rodas da poluição urbana com um sistema que filtra nanopartículas. A máscara R-Pur Nano filtra nanopartículas de até 40 nm. (Leia nota)

ONU cobra ações que reduzam tempo para tirar patente no Brasil.

Sem luz : licença de propriedade intelectual pode levar até 15 anos. (Leia nota)

Artificial intelligence system designs drugs from scratch.

Abordagem tem o potencial de acelerar drasticamente o design de novos candidatos a medicamentos. (Leia nota)

Household phenomenon observed by Leonardo da Vinci finally explained.

O famoso inventor e pintor Leonardo da Vinci documentou o fenômeno, agora conhecido como salto hidráulico, nos anos 1500. (Leia nota)

Fast, cheap and colorful 3D printing with nanomaterials.

Pesquisadores ajustaram a impressão 3D para imprimir em todas as cores do arco-íris. (Leia nota)

New type of nanoparticle for drug delivery lasts longer in bloodstream.

Selecionar a embalagem correta para levar uma carga preciosa do ponto A ao ponto B pode ser uma tarefa assustadora para os correios. Por algum tempo, os cientistas lutaram com um conjunto similar de perguntas ao "embalar" remédios para entrega na corrente sanguínea : quanto a embalagem se manterá segura ? O material da embalagem é certo ? É muito grande ? É muito pesado ? (Leia nota)

Two-faced edge makes nanotubes obey.

Teóricos encontram mecanismos por trás de nanotubos quase puros usando um catalisador incomum. (Leia nota)

Researchers develop a new method to detect nucleation.

À medida que uma solução evapora, os produtos químicos dissolvidos se concentram até começarem a formar um cristal através de um processo chamado nucleação. Indústrias que usam pequenos cristais em produtos farmacêuticos, alimentos e microeletrônica buscam entender esse evento. (Leia nota)

A nanotechnology breath test for early-stage Parkinson's.

Pesquisadores desenvolveram um dispositivo com 40 sensores baseados em nanopartículas de ouro ou nanotubos de carbono de paredes simples. (Leia nota)

Vanadato de prata : um vanadato muito especial !

Excertos da trajetória de um nanomaterial inédito produzido no LQES. (Leia nota)

SBPC reúne presidentes de honra e celebra seus 70 anos na Reunião Anual.

Lutas e conquistas da entidade foram ressaltadas na sessão. O presidente de honra, Sergio Mascarenhas, tornou o evento ainda mais memorável ao provocar o ministro Kassab, presente na mesa : “Seria maravilhoso se sua excelência fosse o herói que poria fim a esse ‘Marco Ilegal da Ciência’ que foi a destruição de todo esse setor”. (Leia nota)

CNPq e MCTIC lançam nova Chamada Universal.

Uma das mais tradicionais chamadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) terá uma nova edição em 2018, após terem sido disponibilizados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações os recursos para o pagamento integral de todas as parcelas da última Chamada Universal, lançada em 2016. (Leia nota)

Para enfrentar o assédio sexual na academia.

Relatório propõe novas estratégias para proteger alunas e pesquisadoras de hostilidades e coerções. (Leia nota)

Real-time imaging of chemical processes.

Cientistas observam a formação em tempo real de estruturas ocas na reação galvânica de substituição entre prata e ouro com resolução nanométrica, obtendo "insights" sobre os mecanismos por trás das transformações estruturais. (Leia nota)

EPFL uses excitons to take electronics into the future.

Pesquisadores da EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) desenvolveram um transistor baseado em excitons - um tipo de partícula que a maioria das pessoas não ouviu falar - que é capaz de funcionar à temperatura ambiente. Esse avanço pode levar a uma nova geração de produtos eletrônicos mais rápidos, mais eficientes em energia e menores. O estudo foi publicado na revista Nature. (Leia nota)

Physical versus chemical paradigms play off in nanomedicine.

No domínio altamente específico da nanomedicina mecanismos físicos e químicos para máxima eficácia. (Leia nota)

Magnetized wire could be used to detect cancer in people.

Cientistas de Stanford usaram um fio para capturar células tumorais que flutuavam livremente no sangue. A técnica logo poderá ser usada em humanos para produzir um diagnóstico precoce de câncer. (Leia nota)

Quadrillion tons of diamond discovered deep within the Earth.

Usando ondas sonoras, os geólogos descobriram um gigantesco estoque das chamadas pedras preciosas no interior da Terra. Pode haver possivelmente até um quatrilhão de toneladas. (Leia nota)

Hydrogen from water in iron nanotruss structures.

Pesquisadores descobriram uma maneira nova e eficiente de usar eletrocatálise para produzir gás hidrogênio a partir da água. Em vez de usar eletrodos de platina caros e difíceis de se obter, o novo método usa eletrodos com estruturas "nanopregador" de óxido de ferro. (Leia nota)

Scientists reported on toxicity of carbon and silicon nanotubes and carbon nanofibers.

Nanopartículas com uma ampla gama de aplicação, incluindo medicamentos, danificam células da microalga tóxica Heterosigma akashivo. (Leia nota)

Google wants to make programming quantum computers easier.

Seu novo software de código aberto ajudará os desenvolvedores a experimentar as máquinas, incluindo o superpoderoso processador quântico da Google. (Leia nota)

Substância da uva pode reduzir o crescimento de tumores.

Bastante conhecida pela proteção cardiovascular e pelo auxílio na digestão, a uva é uma das frutas mais consumidas por quem busca melhorar a saúde. Segundo cientistas brasileiros, ela também ajuda no combate ao câncer. (Leia nota)

Batalhas sem fim.

Associação (SBPC) luta pelo reconhecimento dos pesquisadores e participa dos grandes debates sobre ciência no país. (Leia nota)

IUPAC2019 Paris.

A preparação do 47º Congresso da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) 2019, da 50a Assembléia Geral e da Celebração do Centenário em Paris está em franco andamento. O programa científico revisado já pode ser acessado no site IUPAC2019 que está em construção e que está sendo progressivamente atualizado. Acesse o site clicando aqui. (Leia nota)

Em publicação inédita, cientistas explicam tudo sobre ressonâncias plasmônicas.

Especialistas da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI (Rússia), junto com os seus colegas da França (Universidade de Aix-Marselha) e do Reino Unido (Universidades de Manchester e de Exeter), resumiram pela primeira vez os resultados da pesquisa de ressonâncias plasmônicas. (Leia nota)

Grupo produz fibras ópticas por impressão 3D.

Pesquisadores do Instituto de Física (Unicamp) publicam primeiros trabalhos sobre o processo inédito. (Leia nota)

Scientist use AI to predict side effects from drug combinations.

Equipe da Universidade de Stanford está usando um novo sistema de inteligência artificial (IA) para prever melhor os possíveis efeitos colaterais de combinações de medicamentos. (Leia nota)

Communicating with nanoparticles.

A vida é toda baseada em comunicação. Das sociedades até os órgãos, passando por tecidos e células, a comunicação é vital para manter todas as partes trabalhando em harmonia. Pesquisadores, trabalhando nas fronteiras da nanotecnologia, estão fabricando materiais funcionais que podem estabelecer comunicação entre si. (Leia nota)

How can nanotechnology be used to help limit climate change ?

A nanotecnologia poderia fazer parte da solução ? (Leia nota)

UoH researchers use Nanotechnology to boost plant immunity.

Pesquisadores da Universidade de Hyderabad (UoH), Índia, usaram a nanotecnologia para aumentar a imunidade das plantas, desenvolvendo uma abordagem 'inovadora' para seu uso... (Leia nota)

European Food Safety Authority publishes new guidance on nanotechnologies in food and feed.

A EFSA (European Food Safety Authority) publicou orientação sobre como avaliar a segurança de aplicações de nanociência e nanotecnologia. A orientação fornece sugestões práticas sobre os tipos de testes necessários e os métodos que podem ser aplicados. (Leia nota)

New testing finds synergistic combination leads to toxicity in nanomaterials.

Novo estudo mostrou que a atenção frente ao surgimento da toxicidade - em formulações de produtos envolvendo nanomateriais -, pode ajudar a indústria a continuar avançando. (Leia nota)

Ionic liquid formulation makes oral insulin pill.

Será que estamos chegando ao fim das injeções de insulina ? (Leia nota)

Peixes como bioindicadores ambientais.

Palestra especial de Adalberto no Simpósio Brasil-França sobre Biodiversidade tratou da capacidade adaptativa dos peixes amazônicos e formas de melhoramento desses animais. (Leia nota)

Cartaz inovador se dissolve com a chuva e elimina mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em um país tropical como o Brasil, chove o ano todo, não importa a estação. Isso aumenta o acúmulo de água parada e os focos do mosquito Aedes aegypti. (Leia nota)

Educação Superior.

Primeira mulher negra eleita reitora toma posse em universidade baiana. (Leia nota)

Países da CPLP reafirmam compromisso de fortalecer cooperação científica.

Para Ministro Kassab, CPLP oferece um caminho para fortalecer os laços culturais e históricos também por meio da cooperação científica e tecnológica. (Leia nota)

Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO).

Sistema de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologia, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto, mediante submissão de propostas de projetos de PD&I ou de requisição de serviços. (Leia nota)

Novo material pode revolucionar geração de energia solar.

Grupo internacional, com participação de pesquisadores da Unicamp, obtém novo material a partir de minério de ferro com aplicação como fotocatalisador. (Leia nota)

Shining a light on gene regulation.

Método promissor envolve o revestimento de nanopartículas com agentes e-reguladores e, em seguida, os expõem a uma dose de radiação laser para realizar a liberação. (Leia nota)

Efficient, eco-friendly production of fine chemicals with single-atom catalyst.

Engenheiros químicos desenvolveram um novo catalisador capaz de formar uma ligação entre dois átomos de carbono de forma econômica e ecológica. (Leia nota)

Nanotechnology in the Chemical Industry.

A nanotecnologia e a indústria química andam de mãos dadas, já que muitas áreas da nanotecnologia funcionam por causa dos princípios químicos fundamentais (e interações) que fundamentam muitos mecanismos e fenômenos da nanotecnologia. (Leia nota)

Water may not be the only sign of alien life.

Novo estudo sugere a procura de elementos "bioessenciais" na busca de vida alienígena. (Leia nota)

Tracking cancer-cell development with “drinkable” electronic sensors.

Graças a uma abordagem pouco ortodoxa proposta pelos pesquisadores da EPFL, os pacientes poderão, em breve, rastrear suas doenças simplesmente bebendo uma solução contendo milhões de minúsculos sensores eletrônicos disfarçados de bactérias. (Leia nota)

MIT scientists discover fundamental rule of brain plasticity.

A descoberta fornece uma explicação de como o fortalecimento e o enfraquecimento sináptico se combinam nos neurônios para produzir plasticidade. (Leia nota)

Brasil perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não reciclar resíduos plásticos.

O tratamento dos resíduos ainda é inadequado, apontam especialistas. (Leia nota)

Educação é direito universal, defendem dirigentes na abertura da Cres 2018.

Cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia realizada em Córdoba. (Leia nota)

Lançada pedra fundamental de Reator Multipropósito.

O Centro Experimental Aramar, em Iperó, São Paulo, promoveu cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro. (Leia nota)

Nano-Saturn.

Formação de complexos macrocíclicos supramoleculares: antraceno e fulereno C60. (Leia nota)

Nanotechnology for plant nutrition.

Usando uma plataforma de transporte nanométrico para plantas, pesquisadores aumentaram a taxa de penetração de nutrientes de 1% para aproximadamente 33%. (Leia nota)

A nanotech sensor turns molecular fingerprints into bar codes.

Um novo sistema desenvolvido na EPFL, Suíça, pode detectar e analisar moléculas com alta precisão sem a necessidade de equipamento volumoso. Ele abre a porta para a detecção de materiais em larga escala baseada em imagens com auxílio da inteligência artificial. (Leia nota)

The role of nanotechnology in the oil and gas industry.

A nanotecnologia é hoje reconhecida como tendo aplicações importantes em muitos setores - incluindo petróleo e gás. As organizações destes setores devem estar cientes do seu potencial impacto e das oportunidades que ela pode ensejar. (Leia nota)

Fungal vine disease fought with nanotechnology.

As doenças fúngicas em plantas causam prejuízos de milhões de euros na agricultura todos os anos. Muitas vezes, as culturas não podem ser tratadas por meio de produtos químicos comerciais. Cientistas liderados pelo Dr. Frederik R. Wurm, do Instituto Max Planck de Pesquisa em Polímeros, em Mainz, Alemanha, estão desenvolvendo uma proteção, baseada em nanotecnologia, utilizando o mínimo de agentes ativos evitando, com isso, a pulverização excessiva de fungicidas. (Leia nota)

From face recognition to phase recognition.

Rede neural captura arranjos em escala atômica. (Leia nota)

Scientists develop material that could regenerate dental enamel.

Pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres desenvolveram uma nova maneira de produzir materiais mineralizados que podem regenerar tecidos duros, como esmalte dental e ossos. (Leia nota)

“Nós devemos usar os dados de uma forma ética e justa”.

Diretora do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Jeanette Wing ressaltou em entrevista exclusiva para a Ascom ABC sua posição pelo uso responsável dos dados em benefício da sociedade e o foco de seu trabalho em formar cientistas com consciência ética. (Leia nota)

“Se vamos planejar o futuro, precisamos entender o passado”.

O geneticista mineiro Sérgio Pena falou sobre a origem genética do povo brasileiro, dando uma visão baseada em evidências que mostra quem somos e de onde viemos. Para a Ascom ABC, ressaltou que o que nos tornaremos depende da juventude de hoje e das próximas gerações. (Leia nota)

“Não existem perguntas idiotas”.

A física argentina Gabriela Gonzales, líder do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro (LIGO/EUA), diz que quem se interessa por ciência não deve ter medo de perguntar, porque é assim que se faz ciência. (Leia nota)

“As nações que mais conseguem combater a desigualdade são as nações com uma democracia forte".

Codiretor do Instituto Internacional de Desigualdades da London School of Economics, Michael Savage afirmou em sua conferência na Reunião Magna da ABC que o caminho para a redução da desigualdade passa fundamentalmente por educação e boa aplicação dos impostos. (Leia nota)

Kazuhiro Kosuge, engenheiro : ‘Uso de robôs como arma deve ser proibido.'

Pesquisador veio ao Brasil para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei". (Leia nota)

"Nós devemos enfraquecer o status quo".

A economista Mariana Mazzucatto apresentou uma das Palestras Magnas da Reunião Magna da ABC 2018. Em entrevista exclusiva para NABC, disse que para que as mulheres consigam as mesmas oportunidades que os homens precisam combater o status quo na teoria e na prática. (Leia nota)

“Escolha uma carreira que lhe permita ter um grande impacto no mundo."

O chefe do Departamento de Inteligência Artificial da Google Jeffrey Dean foi um dos palestrantes da Reunião Magna da ABC. Ele destaca em entrevista que o mais interessante da área de computação e da ciência em geral é que um pequeno grupo de pessoas pode fazer a diferença no mundo. (Leia nota)

Sidarta Ribeiro, neurocientista : ‘O sonho é um oráculo probabilístico.'

Pesquisador veio ao Rio para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei". (Leia nota)

Ciclodextrinas : um sacarídeo muito especial.

Livro destaca fundamentos e aplicações destas fantásticas moléculas. Editor Científico do LQES NEWS foi convidado para escrever o prefácio. (Leia nota)

Poluição em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros.

De acordo com o patologista Paulo Saldiva, greve permitiu experimento natural raro que possibilitará medir o custo real da poluição na capital paulista, que inclui internações, mortes e incapacitação. (Leia nota)

Como evitar que as gotas de água se transformem em gelo nas superfícies dos aviões ?

"As nanopartículas criam um ângulo e o ar fica preso entre estas. Por isso, as gotas de água não conseguem penetrar e ficam dispersas na superfície", ... (Leia nota)

Brasil dá novo passo na cadeia de produção de superímãs.

Em projeto Embrapii, IPT obtém primeiras tiras de liga didímio-ferro-boro produzidas com matéria-prima brasileira. (Leia nota)

Plataforma usa inteligência artificial para diagnosticar Zika e outros patógenos.

Método criado na Unicamp alia análise do soro sanguíneo por espectrometria de massas a algoritmo capaz de encontrar padrões associados a enfermidades – tanto de origem viral, como bacteriana, fúngica e até mesmo genética. (Leia nota)

Sensor can instantly detect gunshots, ID weapons during school shootings.

Pesquisadores americanos utilizaram conjuntamente, expertises em sensores acústicos, processamento de sinal e engenharia de sistemas embarcados, para desenvolver um detector de tiros de baixo custo projetado especificamente para a detecção indoor. (Leia nota)

Turning hair into a biomedical nanomaterial.

Cientistas descobriram que as micro e nanoestruturas hierárquicas do cabelo humano podem ser transformadas em micro e nanopartículas hierárquicas usando um procedimento top-down simples. (Leia nota)

Chameleons are masters of nanotechnology (video).

Os camaleões são os mestres da cor mais talentosos da natureza. Eles usam suas habilidades únicas de mudança de cor por vários motivos. (Leia nota)

Nanotech could be the saviour of Old Masters.

Uma abordagem em duas frentes oferece uma alternativa aos atuais métodos de conservação de pinturas. (Leia nota)

Recombinant E. coli as a biofactory for the biosynthesis of diverse nanomaterials.

Grupo de pesquisa em metabólica desenvolveu uma cepa de E. coli recombinante que biossintetiza 60 diferentes nanomateriais cobrindo 35 elementos da Tabela Periódica. (Leia nota)

Nanotube analysis system is able to identify pollutants from cosmetics in seawater.

Grupo de pesquisa da Universidade de Córdoba desenvolveu método que detecta a presença de poluentes na água do mar, não só de maneira mais rápida e eficiente como também em concentrações muito baixas. (Leia nota)

Cerimônia de Posse dos novos membros da ABC lota auditório do Museu do Amanhã.

Na noite de 9 de maio, quase 500 pessoas compareceram ao evento que empossou 19 cientistas e o IDOR como membro institucional e incluiu outorga de títulos e entrega do Prêmio Álvaro Alberto do CNPq. (Leia nota)

Fundadores do Instituto Serrapilheira são homenageados pelo CNPq.

Na cerimônia, João e Branca Moreira Salles, foram representados por Oswaldo Luiz Alves, membro do Comitê Científico do Instituto. (Leia nota)

Investimentos em ciência e tecnologia : prioridades e avaliação de resultados.

A primeira sessão plenária da Reunião Magna 2018 foi conduzida pelo diretor-científico da Fapesp e Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz e contou com apresentações do polonês Andrzej Jajszczyk, presente ao evento, e do coreano Jang Moo Lee, por Skype. (Leia nota)

As grandes transformações do presente e a sociedade do futuro.

Na segunda sessão da Reunião Magna, Eduardo Marques e José Reinaldo de Lima Lopes, da USP, e o Acadêmico Roberto DaMatta, da PUC-RJ, falaram sobre a evolução da vida urbana e como o avanço da ciência impõe a necessidade de repensar as ideias de progresso e de direitos humanos. (Leia nota)

Transformando ideias e conhecimento em riqueza e desenvolvimento.

A secretária de Estado da Indústria de Portugal, Ana Lehmann, o professor emérito da UFMG, Nívio Ziviani, e o presidente da Embrapii, Jorge Guimarães contaram suas experiências com a promoção de projetos inovativos no segundo dia da Reunião Magna da ABC 2018. (Leia nota)

Fronteiras tecnológicas.

De computadores quânticos a robôs dançarinos, passando por "metais elásticos", cientistas brasileiros e estrangeiros mostram novidades para a área de inovação no futuro. Confira o que foi apresentado na Reunião Magna da ABC. (Leia nota)

Desafios na saúde e impactos na sociedade.

A quinta sessão plenária realizada durante a reunião Magna da ABC foi coordenada pela Acadêmica Débora Foguel e teve como palestrantes os Acadêmicos Alicia Kowaltowski e Antonio Carlos Campos de Carvalho, assim como o neurocientista Sidarta Ribeiro. (Leia nota)

A biodiversidade como fonte de riqueza.

Para a última sessão da Reunião Magna, a ABC convidou especialistas para falarem sobre biodiversidade, inovação e bioeconomia. Em quatro palestras, os cientistas comentaram como nossa riqueza biológica pode trazer benefícios econômicos a todo país. (Leia nota)

“Imaginando o futuro”, Reunião Magna da ABC debate os avanços na Ciência e discute crise no País.

A Academia Brasileira de Ciências reúne nesta semana cientistas do Brasil e do mundo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a edição de 2018 de sua Reunião Magna. (Leia nota)

ABC lança primeiro vídeo do projeto Ciência Gera Desenvolvimento.

A iniciativa prevê a criação de uma série de vídeos curtos e dinâmicos que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. O primeiro vídeo da série fala sobre as descobertas da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner. (Leia nota)

Reitor recebe representante da Academia Brasileira de Ciências.

Oswaldo Luiz Alves esteve no prédio da Reitoria da USP para entregar ao reitor o livro “Ciência no Brasil : 100 anos da ABC”. (Leia nota)

A inovadora técnica capaz de transformar areia do deserto em terra fértil.

Faisal Mohammed Al Shimmari tem uma fazenda em uma das regiões mais inóspitas do mundo para agricultura : Al Ain, um oasis no deserto dos Emirados Árabes Unidos, onde as temperaturas podem alcançar os 50º C. (Leia nota)

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera.

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como, por exemplo, luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria, entre eles a petrolífera. Neste estudo o aumento da resistência se deu graças ao uso de óxido de grafeno e nanopartículas de sílica. (Leia nota)

Descoberta na Amazônia enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração.

Proteína, codificada por gene encontrado em microrganismos do lago Poraquê, poderá potencializar a ação do coquetel enzimático necessário à sacarificação do bagaço de cana-de-açúcar. (Leia nota)

Graphene and X-ray laser open new view on Alzheimer's proteins.

O grafeno permitiu a análise estrutural de amilóides de ocorrência natural. (Leia nota)

NASA eyes versatile carbon-nanotube technology for spaceflight applications.

Revestimento ultra-escuro composto por fios praticamente invisíveis, semelhantes a um tapete felpudo, feitos de carbono puro, provou ser altamente versátil para todos os tipos de aplicações em vôos espaciais. (Leia nota)

Method assembles cellulose nanofibres into a material stronger than spider silk.

Pesquisadores produziram material de base biológica que supera a resistência de todos os materiais biológicos conhecidos, sejam eles fabricados ou naturais, incluindo a madeira e a seda da aranha. (Leia nota)

Waterloo chemists create faster and more efficient way to process information.

Lei de Moore estendida com o uso da luz. (Leia nota)

New insight into why most nanoparticles don't make it through biological barriers.

As barreiras biológicas que nossos corpos desenvolveram evoluem para nos manter seguros contra infecções e parasitas. Entretanto, elas também filtram fármacos nanopartículados promissores para várias doenças. Seria este conhecimento fundamental para o desenvolvimento de fármacos da nova geração ? (Leia nota)

Goldfinger : nail polish with precious metal nanoparticles.

Composições contendo cera de abelha, clara de ovo, gelatina e corantes vegetais conhecidos há 3000 aC, foram usadas para polimento de unhas na China. Atualmente, a composição pode ser um pouco mais sofisticada com o uso de nanopartículas de metais preciosos. (Leia nota)

Hematene joins parade of new 2D materials.

Na esteira da recente descoberta de uma forma plana de gálio, uma equipe internacional criou outro material bidimensional que, segundo os pesquisadores, poderia ser um divisor de águas na geração de energia solar. (Leia nota)

Documento da ABC aos candidatos à Presidência do Brasil 2018.

A Academia Brasileira de Ciências apresenta propostas para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore decidida e definitivamente ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. Leia o documento. (Leia nota)

Encontro do Instituto Serrapilheira.

Primeira edição da série “Encontros Serrapilheira” reúne 65 cientistas no Rio de Janeiro. (Leia nota)

Reunião Magna 2018 | Imaginando o Futuro.

Com o tema "Imaginando o Futuro", o encontro anual da ABC (Academia Brasileira de Ciências) vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para discutir os avanços nas diversas áreas da ciência e seus impactos na sociedade, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã, RJ. Inscreva-se e garanta sua vaga. (Leia nota)

Espectrômetro de infravermelho que cabe em um chip.

Um dos instrumentos de pesquisa mais utilizados para identificar e analisar substâncias químicas, os espectrômetros de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR, na sigla em inglês) são volumosos, o que impossibilita seu uso em campo para detecção de compostos. (Leia nota)

MCTIC lança e-book sobre aplicações da nanotecnologia no agronegócio.

E-book é a primeira publicação do MCTIC voltada a disseminar conhecimento sobre os usos da nanotecnologia. (Leia nota)

Microplásticos contaminam água da torneira mundo afora.

Fibras de plástico invisíveis estão presentes não apenas nos oceanos, mas também na água potável usada por bilhões de pessoas, aponta estudo. De onde vêm essas partículas e como podem afetar a saúde humana ? (Leia nota)

A promising nanoparticle delivery method for immunotherapy combination.

Usando nanopartículas para ligar moléculas capazes de desencadear e estimular as células do sistema imunológico, pesquisadores descobriram em estudos de laboratório, que poderiam ativar de forma mais eficaz o sistema de defesa do corpo contra o câncer. (Leia nota)

2D sheets of cadmium telluride can spontaneously fold into nanoscrolls.

Pesquisadores descobriram que folhas bidimensionais de telureto de cádmio podem se dobrar espontaneamente em nanoscrolls. Este efeito pode ser usado em eletrônica e fotônica. (Leia nota)

New plant vaccine could replace pesticides.

Nova vacina poderia substituir os pesticidas tradicionais na proteção de cultivos e plantas sem colocar em risco seres humanos ou o meio ambiente. (Leia nota)

New biosensor patch detects bacteria on food.

Pesquisadores desenvolveram um novo patch transparente contendo moléculas que podem sinalizar se os alimentos estão contaminados. (Leia nota)

Iridescent photonic cellulose, mimicking the structural color of insects, with optical applications.

Estudo descreve, pela primeira vez, uma técnica capaz de se chegar através do uso da nanoestruturação de derivados celulósicos a uma "coloração estrutural". (Leia nota)

Países em desenvolvimento devem estudar tecnologias contra mudanças climáticas.

Cientistas terão fundo de US$ 400 mil para criar projetos sobre geoengenharia solar. Paulo Artaxo é um dos autores do artigo que foi publicado na Nature e que anuncia o fundo. (Leia nota)

ABC diploma novos afiliados da Regional São Paulo.

Emoção e discursos em defesa da ciência brasileira marcaram a cerimônia de diplomação dos novos membros afiliados da Regional São Paulo da ABC, realizada em 28 de março, na Unifesp. (Leia nota)

Vidros Especiais no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos na produção, caracterização e propriedades de vidros especiais, envolvendo metais pesados, visando seu uso em óptica não-linear, fotônica e comunicações ópticas. (Leia nota)

Importação de substâncias para pesquisas científicas deve ser desburocratizada.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou a medida no dia 03/04. (Leia nota)

Brasil e Irã elegem nanotecnologia como tema para acelerar cooperação.

A decisão saiu da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Irã de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, 10 de abril, no MCTIC. (Leia nota)

Artificial molecules that mimic DNA.

As moléculas sintéticas não apenas imitam as estruturas de suas contrapartes biológicas, mas também, podem assumir suas funções e até mesmo superá-las. (Leia nota)

Nanotechnology research team advances to final round of the Carbon XPRIZE.

Pesquisadores americanos transformam CO2 em nanotubos de carbono. (Leia nota)

NIOSH publishes guidance on nanotechnology workplace design.

O NIOSH (National Institute of Occupational Safety and Health) americano divulgou quatro documentos de orientação destinados a “fornecer opções” aos empregadores para proteger melhor os trabalhadores expostos aos nanomateriais. (Leia nota)

Adidas sold 1 million pairs of shoes made from ocean plastic last year.

Finalmente, o design de calçados verdes está atingindo níveis populares. (Leia nota)

Microplastics research—from sink to source.

Microplásticos são onipresentes não apenas no oceano, mas também na terra e em sistemas de água doce. (Leia nota)

Twisting laser light offers the chance to probe the nano-scale.

Novo método para medir a estrutura das moléculas foi demonstrado pela torção da luz de um laser. (Leia nota)

Water purification breakthrough uses sunlight and nanostructured gels.

Cientistas desenvolveram uma tecnologia econômica e compacta usando materiais híbridos gel-polímero. Esses hidrogéis possuindo propriedades hidrofílicas e semicondutoras, permitem a produção de água potável limpa e segura de qualquer origem, seja dos oceanos ou de fontes contaminadas. (Leia nota)

Governo propõe uma transformação digital na economia.

O governo federal lançou nesta semana a Estratégia para a Transformação Digital (E-Digital). (Leia nota)

Quantum dots no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos na produção e caracterização de vidros dopados com quantum dots de famílias de semicondutores II-VI visando seu uso em fotônica e comunicações ópticas. (Leia nota)

Lego vai lançar coleção com plástico sustentável feito de cana-de-açúcar brasileira.

A famosa marca dinamarquesa de brinquedos Lego deve lançar ainda este ano sua primeira coleção de peças sustentáveis, feitas a partir da cana-de-açúcar, em uma iniciativa inédita para reduzir a sua demanda de plástico. (Leia nota)

Brasileira recebe prêmio para mulheres cientistas na França.

A professora brasileira Rafaela Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhou um prêmio internacional que incentiva mulheres cientistas e recebeu nesta quinta-feira (22/03), em Paris, o International Rising Talents, organizado pela L’Oréal. (Leia nota)

ABC realiza sessão no Fórum Mundial da Água.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) e o Programa Hidrológico Internacional (IHP-Unesco, na sigla em inglês), participou do 8º Fórum Mundial da Água (WWF). A sessão "Urban Water Challenges in the Americas" aconteceu no dia 21 e fez parte do Processo Regional do WWF. (Leia nota)

Nanofiber dressings heal wounds, promote regeneration.

Inspirando-se em plantas e animais para restaurar tecidos. (Leia nota)

Sex affects how nanoparticles behave.

Aplicações clínicas usando nanopartículas permanecem poucas e distantes entre si, em comparação com o vasto sucesso dos estudos de nanopartículas para a medicina realizados em laboratório. A lacuna pode ser atribuída a muitos fatores que afetam as interações entre células e nanopartículas que ainda são pouco compreendidos. Colaboração de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Irã demonstraram que o gênero de diferentes células afeta significativamente a rapidez com que as nanopartículas são capturadas. (Leia nota)

Graphene finds new application as non-toxic, anti-static hair dye.

Nova fórmula funciona tão bem como os corantes permanentes comerciais sem alterar quimicamente os cabelos. (Leia nota)

Graphene-based water filter removes more than 99% of natural organic matter.

Um filtro à base de grafeno, que pode remover mais de 99% da matéria orgânica natural da água tratada, está sendo ampliado para possível uso em estações de tratamento convencionais. (Leia nota)

Nanoparticles could save lives by stopping internal bleeding.

A hemorragia interna apresenta um alto risco de fatalidade. Uma nova "droga" usa nanopartículas dirigidas magneticamente para estancar o sangramento e reduzir a perda de sangue. (Leia nota)

Cow and elephant dung can be turned into paper, study shows.

"Depending on the animal, up to 40 percent of that manure is cellulose, which is then easily accessible," said scientist Alexander Bismarck. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional São Paulo 2018-2022.

No dia 28 de março, cinco jovens cientistas de destaque de São Paulo serão diplomados membros afiliados da ABC. Serão quatro para o período de 2018 a 2022 e um ainda referente ao período de 2017 a 2021. A cerimônia será realizada no Anfiteatro Leitão da Cunha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (Leia nota)

Conheça 10 brasileiras pioneiras na ciência.

Cientistas foram as primeiras mulheres a obterem doutorado em suas áreas e responsáveis por diversas descobertas. Publicado em 2006, o livro “Pioneiras da Ciência no Brasil” está disponível online no site da SBPC. (Leia nota)

Uso inteligente de água gera benefícios.

Março é o mês das águas. Não só pela expressão eternizada por Tom Jobim, mas porque é o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, no dia 22, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1992. Para nós, brasileiros, é quase sempre o mês com maior quantidade de chuvas, atingindo quase todo o território nacional, dado que é o fim do verão. (Leia nota)

Falta de investimento limita expansão da indústria química no longo prazo.

Após três anos consecutivos de queda, a indústria química obteve faturamento recorde em 2017. Porém, a falta de investimentos pode limitar a recuperação no longo prazo, favorecendo as importações. (Leia nota)

Estrutura eletrônica de compostos de urânio é desvendada.

Pesquisa feita no LNLS esclarece como se organizam as camadas mais externas dos elementos radioativos conhecidos como actinídeos e dá novo passo na busca por materiais supercondutores em temperatura ambiente. (Leia nota)

Subproduto de luxo : backbone óptico de 2 mil km atravessa Amazônia.

Rede foi instalada na linha de transmissão que interliga hidrelétrica de Belo Monte ao sistema de energia do país. (Leia nota)

This is 'nanowood', a new invention that could greatly reduce humanity's carbon footprint.

A nanocelulose, base desta invenção, é disponível e tem um processamento relativamente barato, custando por volta de 7,44 dólares o metro quadrado. (Leia nota)

New conductive MXene nanocoating may unlock biometric and wearable technology of the future.

Pesquisadores desenvolveram um revestimento condutor, mecanicamente robusto, que pode manter o desempenho sob condições de forte alongamento e flexão. (Leia nota)

Nanostructures made of previously impossible material.

Quando você faz um bolo, você pode combinar os ingredientes em quase todas as proporções, e eles quase sempre serão capazes de se misturar. Isso é um pouco mais complicado na química de materiais. (Leia nota)

A treasure trove for nanotechnology experts.

Uma equipe da EPFL e da NCCR MARVEL identificou mais de 1.000 materiais com uma estrutura 2D particularmente interessante. Sua pesquisa, que foi capa da revista Nature Nanotechnology, prepara o caminho para aplicações tecnológicas inovadoras. (Leia nota)

Surprise graphene discovery could unlock secrets of superconductivity.

Folhas desalinhadas do material de carbono conduzem eletricidade sem resistência. (Leia nota)

São Paulo arrecada valor recorde em royalties de petróleo.

No ano passado, São Paulo arrecadou R$ 2,5 bilhões em royalties e participações especiais de petróleo e gás. (Leia nota)

Many colors from a single dot.

Nanopartículas individuais podem ser usadas para emitir diferentes cores. (Leia nota)

Nanopartículas de Prata e derivados no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanopartículas de prata (AgNPs) envolvendo a produção, caracterização avançada, toxicologia, ecotoxicologia e aplicações como antibacterianos, tintas e resinas odontológicas. (Leia nota)

Descobertas nanopartículas que influenciam evolução dos tumores cancerígenos.

Chamam-se "exómeros" e nunca se ouviu falar deles, mas desempenham um papel essencial na progressão do câncer. É essa a conclusão dos investigadores do Instituto de Investigação e Inovação (i3S) da Universidade do Porto, em colaboração com o grupo do investigador David Lyden, do Weill Cornell Medicine, de Nova Iorque. (Leia nota)

Radiografia das retratações no mundo.

Estudo utiliza acervo de notícias publicadas no site Retraction Watch para traçar um panorama dos deslizes éticos em publicações científicas. (Leia nota)

Estudo em Israel cria colírio capaz de corrigir córnea e substituir óculos.

Pesquisador conseguiu alterar até 2 graus de miopia e de hipermetropia em olhos de porcos; estudo está em fase experimental. (Leia nota)

Nanotechnology Can Improve Safety, Effectiveness in Drug Delivery.

Formular um medicamento que não só é eficaz, mas também seguro e com efeitos colaterais limitados, não é uma tarefa fácil. (Leia nota)

Why burn bagasse when you can 3D print its nanocellulose.

O bagaço, derivado de resíduos gerados por processos da indústria de alimentos, tais como o processamento de cana-de-açúcar, tem grande potencial como matéria-prima para a produção de nanofibrilas de celulose (CNF) para uma grande variedade de aplicações. (Leia nota)

Purdue researchers show concrete infused with wood nanocrystals is stronger, plan to use it in California bridge.

Pesquisadores da University of Purdue estão prontos para testar se podem tornar a ponte mais resistente usando concreto infundido com nanocristais microscópicos provenientes da madeira. Os pesquisadores têm trabalhado com nanocristais de celulose, subproduto gerado pelas indústrias de papel, bioenergia, agricultura e celulose. (Leia nota)

Histology in 3-D : new staining method enables Nano-CT imaging of tissue samples.

Até o momento, examinar amostras de tecido de um paciente significava cortá-las em fatias finas para análise histológica. Isso agora pode mudar - graças a um novo método de coloração elaborado por uma equipe interdisciplinar da Universidade Técnica de Munique (TUM). O método permite que os especialistas investiguem amostras de tecido em 3D usando um sistema Nano-CT também desenvolvido recentemente na Universidade. (Leia nota)

Grafeno pode ser arma certa para combater os 5 maiores problemas do planeta.

Em 2015, a ONU definiu 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals – SDGs) para atingir, em escala global, até 2030. Este conjunto de metas tem o nome de Agenda 2030 e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. (Leia nota)

Óxido de grafeno e derivados no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com óxido de grafeno (GO) envolvendo a produção, purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia síntese de nanocompósitos e aplicações em embalagens, filtros e drug delivery. (Leia nota)

Crise na ciência não se deve apenas à falta de recursos, avaliam cientistas.

A crise de financiamento pela qual a ciência brasileira atravessa atualmente não se deve apenas à falta de recursos, mas de visão estratégica e de uma política de Estado que compreenda a necessidade de aumentar os investimentos no setor para assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do país. (Leia nota)

Bilionário russo faz um grande investimento em nanotecnologia.

O bilionário russo Roman Abramovich é conhecido por uma série de coisas. Ele é o dono do clube inglês Chelsea Football Club. Ele é um super aficionado por iates de luxo. Ele circula com mulheres lindas e muito jovens - geralmente modelos. E, agora, ele é um importante filantropo. (Leia nota)

Proposta destina 5% da receita corrente da União para ciência e tecnologia.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara quanto à sua admissibilidade. (Leia nota)

Controlling mosquito populations using nanotechnology (nanometric emulsion).

Emulsão nanométrica ecologicamente benigna a base de óleo de neem e uréia para controlar a população de mosquitos no meio ambiente. (Leia nota)

These bacteria produce gold by digesting toxic metals.

A Bacterium C. metallidurans encontrou uma maneira de extrair elementos-traço valiosos de um composto contendo metais pesados sem envenenar-se. (Leia nota)

Liquid crystal molecules form nano rings.

Na estação PETRA III do síncroton DESY, cientistas investigaram uma forma intrigante de auto-montagem em cristais líquidos : quando os cristais líquidos são colocados em nanoporos cilíndricos e aquecidos, suas moléculas formam ...(Leia nota)

Vanadium dioxyde : A revolutionary material for tomorrow's electronics.

As propriedades únicas do dióxido de vanádio tornam-no perfeito para superar o silício e dar origem a uma nova geração de dispositivos eletrônicos de baixa potência. Engenheiros mostraram como esse composto pode ser usado para criar funções eletrônicas programáveis de radiofreqüência para sistemas de comunicação aeroespacial. Outras aplicações - como na computação neuromórfica e inteligência artificial - também fazem parte dos planos. (Leia nota)

The Bacterial 'Game of Thrones'.

Entendendo os "jogos de guerra" bacterianos dentro do nosso corpo. (Leia nota)

Moving beyond graphene.

O desenvolvimento de materiais 2D semelhantes ao grafeno continua a ser um desafio, entretanto, os químicos estão fazendo progressos aproximando-se de uma eletrônica e fotônica cada vez menores e mais rápidas. (Leia nota)

Did water-based life originate without water ?

Ao tentar entender as origens da vida na Terra, pesquisadores enfrentam um paradoxo : enquanto a água é um solvente indispensável para todas as formas de vida conhecidas que existem hoje, a água também inibe a formação de cadeias de polímeros semelhantes ao ácido nucleico, tais como RNA, que eram provavelmente precursores da vida. Isso levanta a questão : como se formaram em primeiro lugar os ácidos nucleicos ? Uma solução para este "paradoxo da água" é que a vida pode ter se originado em algo diferente da água e, apenas mais tarde, se adaptou à sua presença. (Leia nota)

New water-splitting method could open path to hydrogen economy.

Pesquisadores da Washington State University encontraram uma maneira mais eficiente de gerar hidrogênio a partir da água. Trata-se de um importante desenvolvimento para tornar a energia limpa mais viável. (Leia nota)

Ex-aluno do LQES é indicado e nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry.

Aldo Zarbin, atualmente professor do Departamento de Química da UFPR, defendeu mestrado (1993) e doutorado (1997) no Laboratório de Química do Estado Sólido trabalhando, respectivamente, com antimoniatos e incorporação de compostos organometálicos e polímeros em vidros porosos. (Leia nota)

Nanotubos de carbono no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanotubos de carbono envolvendo purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia e síntese de nanocompósitos. (Leia nota)

Uma nova tentativa para deter o câncer de pâncreas.

Tratamento baseado na associação de imunoterapia e quimioterapia reduziu 80% do tumor em animais. (Leia nota)

CH4 + CO2 – CO = vida.

Para pesquisadores da Universidade de Washington, essa equação simples representa um desequilíbrio químico fundamental na atmosfera de planetas terrestres que abrigam vida. (Leia nota)

CAPES oferece base de dados especializada em Ciências Exatas e Engenharias.

Pesquisadores de ciências exatas e engenharia têm à disposição um banco de dados para realizar suas revisões bibliográficas. (Leia nota)

De onde vem o dinheiro para pesquisa das universidades dos EUA ?

Às vésperas de um novo congelamento de recursos, é preciso brecar a desinformação sobre investimentos públicos e privados. (Leia nota)

Shaking up gold and palladium.

O método mecânico químico produz compostos de metais nobres sem solventes ou reagentes "desagradáveis". (Leia nota)

New study shows bacterial resistance to nanoparticles can be averted.

A descoberta revolucionária foi publicada na revista Nature Nanotechnology. Este é também o primeiro artigo publicado nesta revista que foi escrito exclusivamente por autores checos. (Leia nota)

Multifunctional nanomedicine platform for the delivery of gene therapeutics.

Maquinaria de edição de genoma para terapia de tumores "disparada" por nanopartículas de ouro modificadas. (Leia nota)

Proton transport in graphene shows promise for renewable energy.

Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram novo e inesperado efeito físico em membranas de grafeno que poderia ser usado em dispositivos para "imitar" artificialmente a fotossíntese. (Leia nota)

New research opening for atomically thin metal nanostructures.

Pesquisadores do Nanoscience Center, Universidade de Jyväskylä, abriram uma nova possibilidade na pesquisa de nanomateriais. A essência da novidade reside no uso exclusivo de elementos metálicos em nanoestruturas planas e atomicamente finas. (Leia nota)

Bio-Renewable process could help 'Green' Plastic.

Pesquisadores usam precursor de plástico feito com biomassa em vez de petróleo. (Leia nota)

Researchers reveal high performance CNT catalyst relating to its electroconductivity.

O alto desempenho do catalisador foi determinado pela elevada estabilidade, sítios metálicos, sítios ácidos, eletrocondutividade e tolerância do CNT ao coqueamento, na obtenção de biocombustível a partir do pinhão-manso. (Leia nota)

Ciência no Brasil : 100 anos da ABC.

Acesse o arquivo eletrônico com o recém-saído livro do Centenário da ABC, que inclui as comemorações da ocasião, os estudos estratégicos elaborados para a sociedade brasileira, a história da Academia Brasileira de Ciências e destaca como personagens alguns dos grandes cientistas do país. (Leia nota)

Nanopartículas e interação com biossistemas.

Dossier de pesquisas realizadas no LQES com nanopartículas de sílica mesoporosas mostra desde a síntese e funcionalização, passando pela aplicação em drug delivery de drogas antitumorais, até o impacto da divulgação pública dos resultados. (Leia nota)

Brasil atinge 1 GW em energia solar.

Marca coloca o país na lista seleta dos 30 países com esse nível de geração no mundo. (Leia nota)

Tabela periódica pode ganhar nova linha pela primeira vez na história.

Cientistas do Japão tentam sintetizar o elemento químico 119, “jamais criado no universo”. (Leia nota)

Por que artigos científicos são mais citados do que se pensa, segundo esta pesquisa ?

Revista Nature realizou uma ampla análise dos trabalhos publicados entre 1980 e 2015, acompanhados pela plataforma Web of Science. (Leia nota)

Nanocatalyst cleans toxic nitrates from drinking water.

Engenheiros do Centro de Tratamento de Água usando Nanotecnologia da Rice University (NEWT) encontraram um catalisador que “limpa” os nitratos tóxicos da água potável convertendo-os em ar e água. (Leia nota)

Uh Oh—CRISPR might not work in people.

Amostragem de sangue humano revela uma surpresa : a maioria das pessoas pode ser imune a um dos maiores avanços mundiais da engenharia genética. (Leia nota)

Nanotubes go with the flow to penetrate brain tissue.

Cientistas e engenheiros da Rice University desenvolvem dispositivos microfluídicos e microeletrodos para implantação suave no cérebro. (Leia nota)

Graphene membrane seeks to drastically reduce dialysis time.

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Flórida estão desenvolvendo uma membrana baseada em grafeno que visa melhorar o processo de tratamentos de diálise e reduzir os tempos de tratamento. (Leia nota)

Tweaking quantum dots powers-up double-pane solar sindows.

Quantum dots em engenharia poderiam reduzir o custo da eletricidade solar. (Leia nota)

Graphene 'tattoo' sensor enables measurements of water use in crops.

Cientista da Iowa State University Schnable, descreveu como ele mediu o tempo necessário para que dois tipos de plantas transfiram a água de suas raízes, para suas folhas mais baixas e depois para as folhas superiores. (Leia nota)

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco