Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 

NOVIDADES em C&T&I e do LQES

Projeto Observatório de Interações Nano/Covid-19 (OINaCov).

Confira o novo Observatório do Portal LQES com informações sobre o overlapping da Nanotecnologia com a Covid-19. A rubrica Notícias e Produtos está sempre atualizada. Veja as notícias do mês de julho ! (Leia nota)

Primeiros experimentos são realizados no Sirius.

Cristais de proteínas de SARS-CoV-2 foram primeiras amostras analisadas. (Leia nota)

Novos microrganismos de interesse econômico são encontrados em rios amazônicos.

Fungos e bactérias coletados de sedimentos poderão ter aplicação nos setores agrícola, químico e até têxtil. (Leia nota)

Acadêmico Fernando Galembeck recebe prêmio CBMM na área de tecnologia.

Concedido a profissionais que tenham desenvolvido aplicações práticas com impactos relevantes para o desenvolvimento do país, também foi premiado o Acadêmico Cesar Victora na área de ciência. (Leia nota)

Combinar diferentes vacinas poderia ampliar a proteção contra a COVID-19, avaliam cientistas.

Duas das candidatas em estágio mais avançado de desenvolvimento começam a ser testadas em voluntários brasileiros. Em seminário on-line, pesquisadores que participam dos ensaios clínicos afirmam que, quanto maior o número de imunizantes aprovados, mais chance a humanidade terá de controlar a doença. (Leia nota)

Pesquisa que encontrou coronavírus no esgoto de Florianópolis pode ajudar a traçar histórico do vírus.

Estudo que encontrou material em coleta de novembro de 2019 comprova que vírus circulava meses antes dos primeiros casos confirmados, dizem pesquisadores. (Leia nota)

Novas coletas mostram presença de Sars-Cov-2 em esgoto.

A média de amostras positivas para o novo coronavírus é de 85% em Niterói, RJ. Este índice se refere às 11 semanas de coletas com resultados disponíveis, entre 15 de abril e 23 de junho. (Leia nota)

Electron cryo-microscopy : Using inexpensive technology to produce high-resolution images.

Bioquímicos da Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU) (Alemanha) usaram um crio-microscópio eletrônico padrão para obter imagens surpreendentemente boas, comparáveis às captadas por equipamentos muito mais sofisticados. Eles conseguiram determinar a estrutura da ferritina quase no nível atômico. Seus resultados foram publicados na revista PLOS ONE. (Leia nota)

Purifying water with the help of nanomaterials, bacteria and the sun.

Os pesquisadores desenvolveram um gerador de vapor à base de madeira que, com a ajuda de nanomateriais produzidos por bactérias, aproveita a energia solar para purificar a água. (Leia nota)

Method makes plastic transparent and conductive.

Em um esforço para melhorar as grandes telas sensíveis ao toque, os painéis de luz LED e as células solares infravermelhas montadas em janelas, pesquisadores tornaram o plástico condutor e, ao mesmo tempo, mais transparente. (Leia nota)

Pentadiamond outshines the original.

Um material teórico feito de pentágonos de carbono é mais leve e mais rígido que o diamante comum. (Leia nota)

Tiny pump builds polyrotaxanes with precision.

Pesquisadores da Northwestern University (EUA) desenvolveram a maneira mais precisa de construir polyrotaxanos, um polímero intertravado mecanicamente para géis de anéis deslizantes, materiais de eletrodos de bateria e plataformas de administração de medicamentos. (Leia nota)

Coronavírus chega ao Brasil, e agora ?

Com primeiro caso confirmado no Brasil, Marcos Boulos e Helena Sato comentam que não há motivo para alarde. (Leia nota)

Finep, MCTIC e Prefeitura de SP lançam primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras.

Inscrições para o Programa vão até 16 de março. (Leia nota)

Structure of novel coronavirus spike protein solved in just weeks.

A estrutura Cryo-EM da principal proteína do coronavírus pode ajudar a desenvolver vacinas contra o vírus. (Leia nota)

Synthesizing a superatom.

Cientistas demonstraram como os superátomos com valência, estabilidade e volume preestabelecidos podem ser sintetizados em solução, alterando o número de átomos na estrutura de um cluster. Este é um passo fundamental na realização da aplicação prática de aglomerados de superátomos como substitutos de elementos químicos em reações químicas. (Leia nota)

Cellulose nanocrystals and water form an 'eco' super-glue.

Nanocristais de celulose, à base de plantas têm notáveis propriedades inerentes que quando combinado com a água, forma um adesivo poderoso que compete em força com as supercolas e não usa solventes tóxicos. (Leia nota)

New world record for the conversion of solar energy to electricity using quantum dots.

Graças a uma inovação significativa, avançou o desenvolvimento da tecnologia de energia solar da próxima geração que tem potencial para ser usada como uma 'pele' flexível sobre superfícies duras. (Leia nota)

Improving how we image cells using carbon dots.

Pontos de carbono fluorescentes podem mudar a maneira como visualizamos as células. (Leia nota)

How nanoparticles affect liquids deep in the lung.

Estudos mostram os efeitos de diferentes nanopartículas na viscosidade do surfactante pulmonar. (Leia nota)

Movement of a liquid droplet generates over 5 volts of electricity.

Cientistas desenvolveram um dispositivo de captação de energia que gera mais de 5 volts de eletricidade a partir de uma gota de líquido. Esse dispositivo, feito de filmes finos e flexíveis, gera eletricidade quando gotas de líquido deslizam ao longo de sua superfície. (Leia nota)

X-ray microscopy at BESSY II : nanoparticles can change cells.

Nanopartículas entram facilmente nas células. Novos "insights" sobre como elas são distribuídas e o que fazem quando lá estão foram mostrados pela primeira vez por imagens de microscopia 3D de alta resolução, obtidas no BESSY II. Por exemplo, certas nanopartículas se acumulam preferencialmente em certas organelas da célula. Isso pode aumentar os custos de energia para a célula. "A célula se comporta como se tivesse acabado de correr uma maratona, precisando de energia para absorver as nanopartículas", diz o principal autor James McNally. (Leia nota)

Nanopartículas de prata biossintéticas.

Artigo pioneiro de pesquisadores brasileiros atinge 1000 citações na base Google Academics. (Leia nota)

Nanopartícula aumenta em até 10 vezes a eficiência de antibiótico.

Inovação desenvolvida no CNPEM permite levar o fármaco diretamente até a bactéria, promovendo a liberação controlada do princípio ativo; estudo foi destaque de capa da revista Advanced Functional Materials. (Leia nota)

Panorama da ciência no Brasil é 'assustador, ameaçador e pode se tornar irreversível', diz cientista.

Embora a publicação de artigos científicos do Brasil tenha tido um salto de quase 70% em uma década, a escassez de recursos e o corte de bolsas ameaçam a área, segundo cientistas brasileiras ouvidas pelo G1. (Leia nota)

Pesquisadoras de vários países debatem comunicação da ciência na ABC, no Rio de Janeiro.

Elas estão participando do Fórum Mundial para Mulheres na Ciência – Brasil 2020, dividido em dois eventos : o workshop Habilidades para Comunicação e Liderança em um Mundo 5G e a 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras : Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável, no CBPF. (Leia nota)

Nova página da Biblioteca Virtual facilita acesso a equipamentos de uso compartilhado.

Serviço possibilita a pesquisadores do Brasil e do exterior buscar os equipamentos multiusuários mais próximos; prática favorece projetos colaborativos e uso racional de recursos públicos. (Leia nota)

3D-printing of perovskite nanostructures.

Perovskitas organo-inorgânicas envolvendo haletos metálicos emergiram como um material optoeletrônico promissor, com excepcional estrutura e capacidade de modulação. Essa nova geração de materiais funcionais possui excelentes propriedades, tais como : elevada absorção óptica, longo comprimento de difusão do transportador, alta mobilidade do transportador e processo de produção de baixo custo. Métodos de fabricação, baseados na impressão a jato de tinta, têm sido desenvolvidos visando a padronização das micro e nanoestruturas de perovskita. No entanto, essas técnicas de padronização para perovskitas ainda estavam limitadas à fabricação e alinhamento no plano. Para superar essa limitação, os pesquisadores desenvolveram um método para imprimir nanoestruturas de perovskita em três dimensões. (Leia nota)

The 120-year old cold case for the Grignard reaction is finally solved.

A reação de Grignard é usada para sintetizar ligações carbono-carbono, um passo crucial para criar novas moléculas para usos acadêmicos e industriais. Encontrar métodos eficientes e seletivos para essa reação, usando materiais de baixo custo e recursos energéticos mínimos, é o alvo da atividade de pesquisa há mais de 100 anos. Por incrível que pareça, a maneira como a reação de Grignard funciona é desconhecida, até agora. Como finalmente passamos a entendê-la, agora podemos abrir caminhos para sua melhoria. (Leia nota)

A new way to trace nanoparticles inside the skin.

Cientistas realizaram uma série de experimentos com nanopartículas luminescentes de conversão ascendente e vários modelos de pele humana para determinar quantas nanopartículas penetraram na pele e com que rapidez e profundidade elas se moveram. (Leia nota)

How manipulating ligand interactions in metal clusters can spur advances in nanotechnology.

Pesquisadores descobrem como as interações entre ligantes determinam a estrutura final dos aglomerados de metais, os quais têm várias aplicações nos modernos dispositivos eletrônicos. (Leia nota)

Accelerating chemical reactions without direct contact with a catalyst.

As descobertas ampliam o entendimento da relação catalisador-reação intermediária. (Leia nota)

Chemists find fungal shrapnel in the air.

Químicos da UCI relatam que encontraram na atmosfera fragmentos em nanoescala de células fúngicas. Tal descoberta tem enormes implicações para a compreensão sobre o ar que respiramos. As espécimes são extremamente pequenas, medindo cerca de 30 nanômetros de diâmetro e são muito mais abundantes do que se pensava, explicam os pesquisadores em um estudo publicado na revista Science Advances. (Leia nota)

New 'smart' polymer glows brighter when stretched.

Cientistas do programa de pós-graduação da Universidade de Ciência e Tecnologia do Instituto Okinawa (OIST) criaram um polímero "inteligente", que detecta o estresse, e que brilha mais quando é esticado. Os pesquisadores esperam usar o novo polímero para medir o desempenho dos polímeros sintéticos e rastrear o desgaste dos materiais usados nas indústrias de engenharia e construção. (Leia nota)

The paints that eat pollutants and heat homes.

A aplicação de uma camada de tinta nas paredes de uma casa poderá em breve ajudar a aquecê-la, economizando energia e reduzindo as emissões de CO2. Também poderá limpar o ar que respiramos, decompondo produtos químicos e poluentes e eliminando patógenos nocivos. (Leia nota)

Material com nanopartículas de prata deixa dentadura mais confortável e higiênica.

Adicionado à base da prótese, agente antimicrobiano é eficaz contra contaminação, além de proporcionar maior duração e maciez para a prótese dentária. Material foi desenvolvido em parceria USP-Unicamp. (Leia nota)

Utilização do grafeno pode reduzir volume do rejeito radioativo em 90%.

Um grupo de pesquisadores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) descobriu o fato inédito que poderá revolucionar o armazenamento de resíduos nucleares. (Leia nota)

"O Brasil precisa melhorar o uso do solo", diz Nobel de Química.

Na segunda-feira (20/01), Frances Arnold, a quinta mulher a ganhar o prêmio Nobel de Química, em 2018, retornou ao Brasil para debater em evento com mulheres do agronegócio sobre inovação sustentável no setor. (Leia nota)

Brasil entre os 10 países de maior influência nas áreas biológicas.

Connie McManus, professora titular da UnB, comenta relatório lançado pela Chinese Academy of Sciences e pela Clarivate Analytics. (Leia nota)

A megalibrary of nanoparticles.

Usando uma química direta e uma estratégia modular de combinação, pesquisadores desenvolveram uma abordagem simples que poderia produzir mais de 65.000 tipos diferentes de nanopartículas complexas, cada uma contendo até seis materiais diferentes, com interfaces que poderiam ser exploradas em sistemas elétricos ou aplicações ópticas. (Leia nota)

DNA study suggests snakes may be source of coronavirus outbreak.

Um artigo recém-publicado no Journal of Medical Virology está relatando os primeiros resultados de um estudo genético do DNA do novo coronavírus atualmente se espalhando pelo mundo. (Leia nota)

Spinning quantum dots.

O nome 'pontos quânticos' é dado a partículas de materiais semicondutores tão pequenos - alguns nanômetros de diâmetro - que não se comportam mais como matéria macroscópica comum. Graças às suas propriedades ópticas e eletrônicas do tipo quântico, elas estão se mostrando promissoras como componentes de dispositivos de computação quântica, entretanto essas propriedades ainda não são totalmente compreendidas. Os físicos Sanjay Prabhakar, da Gordon State College, Geórgia, EUA, e Roderick Melnik, da Universidade Wilfrid Laurier, Waterloo, Canadá, descreveram agora a teoria por trás de algumas dessas novas propriedades em detalhes. (Leia nota)

An 18-carat gold nugget made of plastic.

Pesquisadores criaram um ouro incrivelmente leve de 18 quilates, usando uma matriz de plástico no lugar de elementos de liga metálica. (Leia nota)

Nanopharmaceuticals in the environment.

A nanomedicina está progredindo. No entanto, as minúsculas nanopartículas que estão sendo usadas como transportadoras de medicamentos podem ser encontradas na água, no solo e no ar. Os pesquisadores estão investigando riscos potenciais. (Leia nota)

Sublimation, not melting : Graphene surprises researchers again.

Pesquisadores usaram a modelagem computacional para refinar a curva de fusão do grafite estudada há mais de 100 anos, com resultados inconsistentes. Também descobriram que o 'derretimento' do grafeno é realmente uma sublimação. (Leia nota)

Scientists use nanotechnology to fight late-stage sepsis.

Cientistas usaram a nanotecnologia para transformar células imunológicas saudáveis doadas em... O estudo foi publicado na Nature Nanotechnology ("Vitamin lipid)... (Leia nota)

Metal-organic-framework-derived 2D carbon nanosheets for localized bacterial eradication and anti-infective therapy.

A combinação de múltiplas modalidades terapêuticas com efeitos sinergísticos é uma abordagem promissora para aumentar a eficiência antibacteriana e, possivelmente, diminuir a concentração necessária de agentes bactericidas. Em novo trabalho, cientistas relatam um caminho para alcançar, de forma eficiente, a erradicação bacteriana localizada e a terapia anti-infecciosa, combinando as vantagens dos nanomateriais de carbono derivados do grafeno 2D e redes metaloinorgânicas (MOF). As nanopartículas de carbono 2D derivadas do MOF (2D-CNs) propostas podem formar agregados espontaneamente sob irradiação NIR e exibem propriedades bactericidas localizadas. (Leia nota)

Arrangement of atoms measured in silicone.

Ao contrário do grafeno que é um material ultra plano constituído por átomos de carbono, o siliceno mostra irregularidades na superfície que influenciam suas propriedades eletrônicas. Pesquisadores acabam de determinar, com precisão, esta estrutura ondulada. (Leia nota)

How nanoparticles from the environment enter the brain.

Um grupo de cientistas da Academia Russa de Ciências (ICG SB RAS) e do TSU Biological Institute estabeleceu um caminho através do qual as nanopartículas de vírus e substâncias orgânicas e inorgânicas do ambiente entram no cérebro. Além disso, os pesquisadores relatam uma maneira simples e barata de bloquear sua entrada. Os dados obtidos pelo projeto podem desempenhar um papel importante em medicamentos e produtos farmacêuticos, onde as nanopartículas são cada vez mais usadas para o diagnóstico e tratamento de doenças graves. (Leia nota)

A nanotecnologia que nos cerca.

Entrevista de Oswaldo Luiz Alves para o Jornal da Ciência da SBPC. (Leia nota)

Dossier Nióbio no LQES.

Dos complexos moleculares, passando por vidros especiais para telecomunicações ópticas e chegando à cerâmicas porosas e com baixos coeficientes de expansão térmica e fabricação de filmes finos, conheça um pouco das pesquisas realizadas com este elemento no LQES. (Leia nota)

Advanced viral nanovaccine for cancer immunotherapy.

Os pesquisadores descobriram um novo sistema que gera um adenovírus oncolítico artificial para direcionar a resposta imune contra o câncer. (Leia nota)

Understanding color at a nanoscale.

Algumas das criaturas que contém as cores mais vibrantes do reino animal não tem suas cores maravilhosas como decorrência da presença de pigmentos. Ao invés disso, estas criaturas são cobertas de estruturas microscópicas que se ajustam para refletir a luz. (Leia nota)

Researchers combine quantum dot 'atoms' and create new 'molecules'.

Os cientistas desenvolveram um método que permite que pontos quânticos se juntem e formem novas estruturas moleculares. (Leia nota)

Growing carbon nanotubes with the right twist.

Pesquisadores sintetizam nanotubos com uma estrutura específica expandindo teorias anteriores sobre o crescimento de nanotubos de carbono. (Leia nota)

What happens to gold nanoparticles in cells ?

Nanopartículas de ouro, que se supunha ser estáveis em ambientes biológicos, podem ser degradadas dentro das células. (Leia nota)

Self-cleaning solar panels with nanotextured surfaces.

Pesquisadores se inspiram na folha de lótus em busca de inovação autolimpante. (Leia nota)

How to induce magnetism in graphene.

Pesquisadores conseguiram sintetizar um nanografeno único, previsto na década de 1970, demonstrando conclusivamente que o carbono, quando em formas muito específicas, possui propriedades magnéticas que podem permitir futuras aplicações em spintrônica. (Leia nota)

Super nanoparticle superlattices.

Super redes de nanopartículas têm propriedades diferentes das partículas individuais e do material extendido (bulk). Íons e moléculas chamados ligantes são capazes de ligar as partículas nessas super redes. Novos resultados mostram como os ligantes afetam as principais propriedades estruturais e mecânicas destes sistemas. (Leia nota)

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco