Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 

NOVIDADES em C&T&I e do LQES

Combinações indesejáveis..

Interações de nanopartículas de óxido de grafeno com metais poluentes, presentes no ambiente aquoso, podem potencializar os seus efeitos. (Leia nota)

SBPC e ABC se reúnem com presidente do Supremo Tribunal Federal..

Os presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) estiveram com o ministro José Antonio Dias Toffoli para discutir a crise na ciência brasileira. (Leia nota)

Brasil reabre laboratório no interior da Antártica.

O módulo foi inaugurado em janeiro de 2012, em uma expedição científica liderada pelo acadêmico Jefferson Simões e o professor Heitor Evangelista. (Leia nota)

Por que ainda são poucas as mulheres entre os grantees do Serrapilheira ?

Pesquisa analisou a seleção da última Chamada Pública e constatou a necessidade de mais candidaturas do gênero feminino. (Leia nota)

Concluído o maior sequenciamento do genoma da cana-de-açúcar comercial..

Com apoio da FAPESP, pesquisadores conseguiram mapear 99,1% dos genes da planta; conhecimento torna possível o melhoramento genético de características como resistência a doenças, produção de biomassa para combustível ou produção de açúcar. (Leia nota)

Materiais magnéticos mostram potencial para tratar derramamento de petróleo..

Pesquisadores da Unifesp e da UFSCar combinam minerais magnéticos e resíduos de biomassa para formar partículas capazes de remover petróleo pesado e óleos leves da superfície da água com alta eficiência. (Leia nota)

A new view for glasses.

Cientistas usaram simulações computacionais para demonstrar como pode ser prevista a dinâmica de um líquido vítreo tendo como base a ordem local estrutural local no nível atômico. Este trabalho pode levar a uma compreensão mais profunda da transição vítrea. (Leia nota)

Hiring antibodies as nanotechnology builders.

Os pesquisadores "recrutam" anticorpos como construtores moleculares para montar estruturas em nanoescala feitas de DNA sintético. (Leia nota)

Photonic applications of graphene..

O grafeno pode ser usado para aprimorar a fotônica, como um detector de luz, um transceptor optoeletrônico ou como parte de sistemas de imagem de alta resolução. (Leia nota)

Smog-eating graphene composite reduces atmospheric pollution..

Um novo catalisador movido a energia solar, feito de nanopartículas de grafeno e dióxido de titânio, pode retirar poluentes do ar, com muito mais eficiência que outras soluções. O catalisador pode servir de revestimento de superfícies de edifícios ou ruas para melhorar a qualidade do ar nas cidades. (Leia nota)

Stretchable, highly conductive film promising for wearable electronics.

As fortes ligações entre os nanofios de metal e as nanofibras de polímeros permitem que um filme compósito apresente uma boa condutividade elétrica e alta elasticidade. (Leia nota)

The coldest reaction..

Com uma química ultra-fria, pesquisadores analisam exatamente o que acontece durante uma reação química. (Leia nota)

Cutting nanoparticles down to size..

Nova técnica em química pode pavimentar o caminho para a produção de nanopartículas uniformes para uso em sistemas de administração de medicamentos. (Leia nota)

Black silicon can help detect explosives..

Pesquisadores desenvolveram um detector ultrassensível à base de silício preto. O dispositivo é capaz de detectar pequenas quantidades de compostos nitroaromáticos e pode ser aplicado para identificar a maioria dos explosivos ou poluentes altamente tóxicos de interesse para avaliações médicas e forenses. (Leia nota)

Tabela Periódica e seus elementos "pouco falados".

O elemento índio não é muito abundante nem muito conhecido. A despeito disso, é um dos metais estratégicos mais importantes para muitas tecnologias disruptivas. Conheça mais sobre este elemento lendo artigo publicado em Química Nova, como parte das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica de Mendeleiev. (Leia nota)

Alcançada primeira volta dos elétrons no acelerador principal do Sirius.

Trata-se de uma das etapas mais importantes do projeto, que é a maior iniciativa científica já realizada no País. (Leia nota)

Interação com empresas aumenta o impacto social e econômico de pesquisas feitas na Universidade.

Participantes de encontro promovido pela Academia Brasileira de Ciências na FAPESP apontam a parceria com o setor produtivo como caminho para melhorar a posição nos rankings internacionais de inovação. (Leia nota)

Sobre o impacto intelectual, social e econômico da universidade no Brasil.

Academia Brasileira de Ciências promove a 3ª edição de ‘Diálogos pelo Brasil’ destacando a importância do ensino superior. (Leia nota)

Integridade científica está acima da conveniência política.

Coalizão Ciência e Sociedade, que reúne 70 pesquisadores brasileiros, inclusive Acadêmicos, destaca que liberdade científica caracteriza sociedades democráticas. (Leia nota)

Mostra ‘Pesquisa é desenvolvimento’ está disponível na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A exposição “Pesquisa é desenvolvimento” está disponível para visitação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo até a primeira semana de dezembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. A entrada é gratuita. (Leia nota)

T-shirt generates electricity from temperature difference between body and surroundings. .

Este protótipo de têxtil eletrônico usa materiais sustentáveis e de baixo custo, como pele de tomates. (Leia nota)

New nanoscale technology shown to inhibit development of Alzheimer's disease.

Pesquisadores desenvolveram chips de silício, em nanoescala, para inserção direta no cérebro do fator de crescimento neural e sua posterior liberação no tecido alvo. (Leia nota)

Light at the end of the nanotunnel for future catalysts.

Usando um novo tipo de nanoreator, pesquisadores conseguiram mapear reações catalíticas usando nanopartículas metálicas individuais. Este trabalho pode ajudar a melhorar os processos químicos, levando a melhores catalisadores e a tecnologias químicas mais ecológicas. (Leia nota)

Researchers develop new 3D printing for the direct production of nanostructures.

Pesquisadores conseguiram usar o método FEBID para produzir pela primeira vez, sem estruturas suporte adicionais, nanocomponentes complexos impressos em 3D. (Leia nota)

New spin directions in pyrite an encouraging sign for future spintronics.

O estudo de materiais do tipo pirita fornece novas idéias e oportunidades para o controle seletivo do spin em dispositivos topológicos spintrônicos. (Leia nota)

New research finds carbon nanotubes show a love/hate relationship with water.

Novas pesquisas revelam que os nanotubos de carbono (CNTs) usados como revestimento podem repelir e manter a água no lugar. Esta propriedade é útil para aplicações, tais como, como impressão, espectroscopia, transporte de água. Quando gotas de água são colocadas sobre uma "floresta" de CNT, os CNTs as repelem e formam uma esfera. No entanto, quando virada para baixo, a gota não cai no chão, mas se agarra à superfície. (Leia nota)

Oxygen atoms form unexpected bonds on graphene.

A identificação de novas ligações químicas é crucial para o projeto de novas estruturas de materiais. Uma equipe liderada por Jani Kotakoski na Universidade de Viena na Áustria e Jannik Meyer na Universidade de Tübingen na Alemanha, encontrou novas configurações inesperadas de oxigênio e nitrogênio no grafeno. (Leia nota)

Com tecnologia totalmente brasileira, vacina da dengue chega à última fase de testes.

Pesquisa com voluntários busca comprovar a eficácia do produto, desenvolvido pelo Instituto Butantan. (Leia nota)

A floresta da chuva.

A Amazônia leva umidade para as demais regiões do Brasil e até outros continentes. (Leia nota)

MCTIC quer financiar soluções científicas para combater manchas de óleo..

Artigo do site Direto da Ciência, com depoimento do presidente da ABC, informa que Ministério da Ciência prepara ações, com participação do CNPq e apoio financeiro de FAPs dos estados afetados. (Leia nota)

Governo erra ao ameaçar pesquisas e educação.

Presidente da Câmara dos Deputados e lideranças apoiam enfaticamente ciência, tecnologia e educação, em artigo publicado em O Globo, em 05/11. (Leia nota)

Machine learning analyses help unlock secrets of stable 'supercrystal'.

Além de sólidos, líquidos, gases, plasma e outros exemplos acessíveis apenas em condições extremas, os cientistas estão constantemente procurando outros estados da matéria. Embora os estados recém-descobertos tendam a ter vida curta, um experimento recente transformou uma mistura de dois materiais em um novo estado da matéria, com uma vida útil muito mais longa: são os supercristais. (Leia nota)

Nanoparticle drug delivery provides pain relief and more effective opioid alternative in animal study.

Equipe internacional de pesquisadores usou nanopartículas para administrar um medicamento - que anteriormente falhou em ensaios clínicos contra dor -, em compartimentos específicos de células nervosas, aumentando assim drasticamente sua capacidade de tratamento da dor em camundongos e ratos. (Leia nota)

2D antimony holds promise for post-silicon electronics.

Pesquisadores estão procurando materiais alternativos ao silício com propriedades semicondutoras que possam formar a base para um chip alternativo. O antimônio 2D pode ser esse material. (Leia nota)

Dietary fiber effectively purifies carbon nanotubes.

Um método novo e mais barato separa de maneira fácil e eficaz dois tipos de nanotubos de carbono. O processo pode ser ampliado para a fabricação de lotes purificados de nanotubos de carbono de parede única que podem ser usados em dispositivos eletrônicos de alto desempenho. (Leia nota)

A stretchable stopwatch lights up human skin.

Pesquisadores desenvolveram um dispositivo extensível emissor de luz que opera em baixas tensões e é seguro para a pele humana. (Leia nota)

Nanotechnology breakthrough enables conversion of infrared light to energy.

Cientistas desenvolveram tecnologia para explorar a luz infravermelha na conversão de energia solar visando aumentar a eficiência das células solares em 10% ou mais. (Leia nota)

The rise of graphynes.

O grafino é um irmão pouco conhecido do grafeno. Simulações mostraram que os elétrons de condução do grafino "viajam" extremamente rápido, como no grafeno, mas em apenas uma direção. Essa propriedade pode ajudar os pesquisadores a projetar, não só transistores mais rápidos, como também, outros componentes eletrônicos que processam uma corrente unidirecional. O grafino é distinto por ser composto por átomos de carbono sp e sp2, o que contrasta com o grafeno que contém apenas carbono sp2. A coexistência de carbonos sp e sp2 no grafino dá origem a propriedades físicas únicas, tais como, alta condutividade e grande mobilidade dos portadores. (Leia nota)

A nanotecnologia ao encalço da odontologia.

Pesquisadores da USP e Unicamp trabalham juntos para fazer avançar as aplicações da nanotecnologia em odontologia. (Leia nota)

Diálogos pelo Brasil.

Visando contribuir para a concretização de uma agenda nacional de desenvolvimento, alicerçada na ciência, na tecnologia, na inovação e na educação de qualidade para todos, a Academia Brasileira de Ciências deu início a uma série de encontros intitulados “Diálogos pelo Brasil”. O próximo encontro será em São Paulo, dia 12/11 no Auditório da FAPESP com o tema "O Impacto Intelectual, Social e Econômico da Universidade no Brasil". (Leia nota)

USP, Unicamp e Unesp fixam novas métricas de desempenho acadêmico e comparações internacionais.

Universidades estaduais paulistas criam escritório para a gestão de indicadores. Cooperação e interoperabilidade de dados poderão ser estendidas para instituições federais. (Leia nota)

ABC envia carta ao Presidente da República cobrando ações efetivas quanto ao derrame de óleo no litoral do nordeste.

Assinado pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, documento foi encaminhado no dia 22 de outubro para o Presidente Jair Bolsonaro. (Leia nota)

Nova etapa na luta por recursos para a ciência.

Instituições voltam ao Congresso no próximo dia 12 por emendas ao orçamento de 2020. (Leia nota)

Transição quântica faz elétron se comportar como se não tivesse spin.

Combinando experimentos em condições extremas e análises teóricas, pesquisadores buscam gerar o conhecimento que permitirá criar, no futuro, uma nova geração de materiais funcionais sustentáveis, utilizáveis em dispositivos de informação quântica ou supercondutores. (Leia nota)

À espera de recursos, Sirius atinge energia para gerar luz síncrotron.

Pesquisadores conseguiram injetar a carga elétrica máxima prevista e preparam teste no terceiro e principal acelerador do superlaboratório em construção em Campinas (SP); estrutura, no entanto, segue sem receber verba contingenciada pelo governo federal. (Leia nota)

Bolívia cria o primeiro instituto do lítio para treinar especialistas.

O primeiro instituto do lítio na Bolívia é um marco para a comunidade científica do país, que destaca a necessidade de realizar o desenvolvimento desta tecnologia. (Leia nota)

Excitons will shape the future of electronic devices.

Excitons são quasipartículas feitas a partir do estado excitado dos elétrons e - de acordo com uma pesquisa realizada pela EPFL -, têm o potencial de aumentar a eficiência energética dos dispositivos que usamos no dia a dia. (Leia nota)

Unique properties of quantum material explained for first time.

As características de um novo tipo de material contendo ferro que, acredita-se, têm aplicações futuras em nanotecnologia e spintrônica foram... (Leia nota)

Quantum computing may be closer than expected with ‘game changer’ discovery.

A computação quântica tem sido uma possibilidade empolgante para cientistas e o público, entretanto, sua realização está muito tempo em compasso de espera. (Leia nota)

Nanomesh drug delivery provides hope against global antibiotic resistance.

A luta contra a resistência aos antibióticos dá um grande passo com a descoberta da fabricação de nanossomos, que podem funcionar como sistemas eficientes de administração de medicamentos. (Leia nota)

Quantum dots that light up TVs could be used for brain research.

Enquanto muitas pessoas adoram fotos coloridas de paisagens, flores ou arco-íris, alguns pesquisadores biomédicos valorizam imagens vívidas em uma escala muito menor - tão pequena quanto um milésimo da largura de um cabelo humano. (Leia nota)

A graphene filter to purify methane from biogas.

Cientistas que desenvolveram um filtro de grafeno para melhorar a qualidade da água potável descobriram uma nova aplicação para a forma muito fina de carbono - a capacidade de purificar o metano do biogás produzido nas estações de tratamento de águas residuais. (Leia nota)

New research integrates borophene and graphene into heterostructures.

Engenheiros criaram heteroestruturas bidimensionais (2D) a partir de grafeno e borofeno, dando um passo importante para a geração de circuitos integrados a partir desses nanomateriais. (Leia nota)

Hot Temas - Materiais 2D : para além do grafeno...

Materiais 2D são aqueles constituídos de uma única camada de átomos. Também são conhecidos por "single layer materials". Depois da entrada em cena do grafeno, muitos outros materiais 2D foram obtidos experimentalmente ou inferidos através de cálculos teóricos. O Boletim LQES NEWS está acompanhando com muita atenção estes novos materiais em função de sua originalidade e potenciais aplicações. (Leia nota)

Benefícios e Riscos das Nanotecnologias.

Trata-se de separata elaborada a partir dos debates do Workshop "Benefícios e Riscos das Nanotecnologias", realizado em março de 2019, no CNPEM por iniciativa do LNNano. O Coordenador Científico do LQES participou do GT responsável pela redação do texto. (Leia nota)

USP sediará centro de pesquisa em inteligência artificial apoiado por FAPESP e IBM.

Universidade é selecionada como instituição parceira do novo Centro de Pesquisa em Engenharia, que deve iniciar suas atividades em 2020. Projeto terá investimentos de até US$ 20 milhões e duração de 10 anos. (Leia nota)

“O CNPq foi o ponto de partida para o desenvolvimento da ciência no Brasil”.

Rui Albuquerque trabalhou por 37 anos no órgão que julga ter sido fundamental também para a criação do complexo do CNPEM. (Leia nota)

Combinação inovadora de célula-tronco e impressão 3D produz tecido para transplante de fígado.

Técnica permite produzir tecidos a partir do sangue do próprio paciente, eliminando os riscos de rejeição. (Leia nota)

Nanoparticles may have bigger impact on the environment than previously thought.

O primeiro estudo que mostra que nanopartículas não antibacterianas podem causar resistência em bactérias. (Leia nota)

The Periodic Table of Elements in the age of nanotechnology.

2019 marca o 150º aniversário da Tabela Periódica, uma ferramenta única que permite ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no Universo. Diferentes elementos têm desempenhado papéis críticos em diferentes períodos das atividades humanas, sendo o silício (Si) um elemento-chave no momento. No entanto, a era da nanotecnologia trouxe diferentes elementos para o centro das atenções e transformou seus papéis na ciência e na tecnologia. Um artigo recente discute os elementos mais relevantes do ponto de vista da nanotecnologia e suas aplicações em nanomateriais. (Leia nota)

Molecular nanocarbons with mechanical bonds.

Como o primeiro passo da síntese necessita de nanocarbonos com topologia complexa, os pesquisadores propuseram o uso de 'nanocarbonos moleculares topológicos'. (Leia nota)

Picoscience and a plethora of new materials.

Descobertas tecnológicas revolucionárias nas próximas décadas, mudarão a vida cotidiana, ao gerarem novos materiais tão pequenos que fazem com que os nanomateriais pareçam gigantes. (Leia nota)

Bacteria trapped - and terminated - by graphene filter.

Equipe de pesquisa adapta grafeno induzido por laser para remover patógenos do ar. (Leia nota)

Bacteria trapped - and terminated - by graphene filter.

Equipe de pesquisa adapta grafeno induzido por laser para remover patógenos do ar. (Leia nota)

Infrared-glowing nanoparticle gives researchers a view inside a living mouse's brain.

Uma nova técnica emprega luz infravermelha brilhante que pode passar por milímetros de tecido para iluminar tumores no interior do corpo. (Leia nota)

Nanomachines could fight the war on diabetes.

Os medicamentos contra o diabetes podem se tornar mais baratos e mais acessíveis graças a uma inovação da CSIRO, a agência nacional de ciências da Austrália. (Leia nota)

Finding the 'magic angle' in bilayer graphene to create a new superconductor.

Equipe de pesquisa adapta grafeno induzido por laser para remover patógenos do ar. (Leia nota)

Hot Tema - Grafeno.

O Boletim Eletrônico LQES NEWS veicula notícias envolvendo grafeno e seus derivados desde 2004, quando este material era muito pouco conhecido. Nesta rubrica estão repertoriados mais de 130 notícias sobre este tema o que faz, certamente, deste acervo, o mais completo do Brasil. Todo este material reunido permitirá a você caminhar pela história hodierna deste notável nanomaterial. (Leia nota)

O cheiro do mistério.

Estudo recém-publicado no periódico DNA Research, da Oxford Press, desvenda a existência de um fascinante material genético nos neurônios do nariz de camundongos. (Leia nota)

A ciência do clima e o dilema de uma geração.

Por “Coalizão Ciência e Sociedade”, grupo que integra cientistas para subsidiar diálogos de temas atuais e a elaboração de políticas públicas. (Leia nota)

Brasil desperdiça o potencial de sua biodiversidade, um ativo único e inigualável.

Benefícios são muitos, porém pouco aproveitados e muito ameaçados, segundo documento preparado por 85 pesquisadores brasileiros. (Leia nota)

How molecular footballs burst in an X-ray laser beam.

Equipe de pesquisa internacional observou, em tempo real, como fazer moléculas "bolas de futebol" feitas de átomos de carbono no feixe de um laser de raios-X. (Leia nota)

Graphene is actually a 3D material as well as a 2D material.

Pesquisadores descobriram que o grafeno 2D tem muitas das mesmas propriedades mecânicas do grafite 3D, que é uma forma natural de carbono feita a partir de empilhamento fracamente ligado de muitas camadas de grafeno. (Leia nota)

Even huge molecules follow the quantum world's bizarre rules.

Experimento que quebrou recordes mostra que uma enorme molécula é também, tanto partícula como onda, e que os efeitos quânticos não se aplicam tão somente às escalas minúsculas. (Leia nota)

Google researchers have reportedly achieved “quantum supremacy”.

Uma equipe de pesquisadores demonstrou a supremacia quântica pela primeira vez. Este é o ponto em que um computador quântico é capaz de executar uma tarefa além do alcance do mais poderoso supercomputador convencional. (Leia nota)

Scientists learn how to custom design graphene origami.

A arte antiga e delicada do origami atingiu a escala atômica. Agora pesquisadores são capazes de dobrar o grafeno com precisão em formas personalizadas. (Leia nota)

Gem-like nanoparticles of precious metals shine as catalysts.

Partículas tratadas termicamente mudam de forma e se tornam altamente ativas para catálise. (Leia nota)

Hydrogel to repair heart proves safe to inject in humans.

Atualmente, não existe tratamento estabelecido para reparar danos no tecido cardíaco após um ataque. O tecido cicatricial resultante pode diminuir sua função muscular e causar insuficiência cardíaca. (Leia nota)

A chameleon-inspired smart skin changes color in the sun.

O novo material poderá, um dia, encontrar aplicações em camuflagem, sinalização e antifalsificação. (Leia nota)

Audiência pública no Senado.

De acordo com o presidente da ABC, que participou da sessão, senadores comprometeram-se a não aprovar nenhuma lei encaminhada pelo Executivo enquanto o repasse prometido de R$ 330 milhões ao CNPq não for realizado. (Leia nota)

Proposta orçamentária acaba com fomento à pesquisa do CNPq.

Os valores propostos para 2020 são apenas simbólicos — se aprovado dessa forma, o orçamento aniquilará a capacidade do CNPq de fomentar a pesquisa científica no Brasil. (Leia nota)

ABC realiza seminário sobre sistemas de monitoramento da terra em sua sede.

Evento, ocorrido em 4 de setembro, teve parte de sua programação focada na Amazônia e ainda contou com uma homenagem ao Acadêmico e ex-diretor do INPE, Ricardo Galvão. (Leia nota)

15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira.

Relatório da empresa Clarivate Analytics traça cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018. Cientistas comemoram avanços, mas temem impacto dos cortes orçamentários no futuro. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional Nordeste e Espírito Santo.

No dia 28 de agosto, na UFRN, a ABC recebeu para a solenidade os membros afiliados para o período de 2019-2023. (Leia nota)

Nanowire could allow us to test freshness of food using smartphones.

Cientistas desenvolveram um espectrômetro feito de um único nanofio : um avanço que pode levar a dispositivos espectroscópicos incorporados em smartphones. (Leia nota)

Discovery of periodic tables for molecules.

Cientistas desenvolvem tabelas semelhantes à Tabela Periódica de elementos, porém para moléculas. Tal abordagem poderia ser usada para prever novas substâncias estáveis e criar materiais que podem ter diferentes aplicações. (Leia nota)

Strange metal-like bonds discovered in customized crystals.

Ao estudar nanopartículas de DNA revestidas, os pesquisadores descobriram uma nova forma de material : retículos nos quais partículas menores vagam como os "elétrons em ligações metálicas." (Leia nota)

Graphene shield shows promise in blocking mosquito bites.

Projeto mostra que o grafeno pode ser uma alternativa aos produtos químicos para repelência e proteção de roupas contra insetos. (Leia nota)

Advances in carbon nanotechnology first steps in dramatic climate change mitigation.

Novo estudo leva a um grande avanço na interrupção da liberação do dióxido de carbono (gás de efeito estufa). Esse avanço inovador utiliza CO2 na produção de nanotubos de carbono que, quando adicionados a materiais como concreto ou aço, formam compósitos com propriedades significativamente melhores. (Leia nota)

Nanoparticles 'click' immune cells to make a deeper penetration into tumors.

Cientistas relataram uma nova estratégia de direcionamento que permite a penetração profunda do tumor com nanopartículas carregadas com fármacos. Foi conseguida a ligação de anticorpos - contendo nanopartículas carregadas com fármacos -, com células, ao invés da absorção pelas células ou o uso de conjugados anticorpo-nanopartículas. (Leia nota)

Engineers build advanced microprocessor out of carbon nanotubes.

Nova abordagem utiliza os mesmos processos de fabricação usados para chips de silício e oferece um avanço importante na direção aos computadores da próxima geração. (Leia nota)

Simple synthesis of seeds for standardised carbon nanotubes.

Pesquisadores desenvolveram um método para montar esses objetos nanométricos complexos a partir de um pequeno número de segmentos. (Leia nota)

O governo e o futuro da Ciência.

Editorial do jornal O Estado de S. Paulo, publicado em 29/8, destaca a importância de que a voz do presidente da Academia Brasileira de Ciências seja repercutida no Governo. (Leia nota)

Academia e Universidades, sozinhas na defesa do Sistema de C&T ?

Artigo do Acadêmico Hernan Chaimovich para o Jornal da Ciência conclama os setores produtivos a integrar efetivamente a luta pela ciência e a tecnologia no país, que são a base para a inovação. (Leia nota)

Boas perspectivas.

Presidentes da ABC, SBPC e outros representantes da comunidade científica, acompanhados de grupo de deputados, levaram petição com 905 mil assinaturas ao presidente da Câmara, que se comprometeu com o pagamento das bolsas do CNPq. (Leia nota)

Audiência Pública sobre a situação do CNPQ.

Presidentes da ABC, SBPC e CNPq, representante da Andifes e secretário-executivo do MCTIC conversaram com deputados sobre as perspectivas para o pagamento das bolsas até o final do ano. (Leia nota)

País que despreza a ciência é doente, diz Pedro Moreira Salles.

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco de uma contundente defesa da educação e da tecnologia pela elite econômica e científica do Brasil. (Leia nota)

Governo transforma desmatamento e queimadas em pauta geopolítica.

Pedro Luiz Côrtes aponta aumento de cinco vezes nos focos de incêndio na região amazônica em agosto, segundo Inpe. (Leia nota)

Pesquisadores descrevem a trajetória do "rio de fumaça" que escureceu São Paulo.

Dois sistemas que permitem o monitoramento de poluentes atmosféricos – desenvolvidos nas últimas duas décadas com apoio da FAPESP – estão ajudando cientistas a entender fenômenos raros observados na cidade de São Paulo na última segunda-feira (19/08) : o escurecimento repentino do céu no meio da tarde e a chuva acinzentada observada logo depois em algumas partes da Região Metropolitana. (Leia nota)

Mesa-redonda na Academia Brasileira de Letras destaca os desafios da ciência no Brasil.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, foram os participantes convidados para uma mesa-redonda na Academia Brasileira de Letras (ABL). (Leia nota)

Nanoriscos.

Desde o início da veiculação do Boletim LQES NEWS pela internet em 2001, pautamos a questão dos eventuais riscos das nanotecnologias. Conheça este acervo com mais de 150 matérias que permitirá o entendimento da importância do tema, seus recuos e avanços. (Leia nota)

Químico Oswaldo Luiz Alves recebe título de Professor Honoris Causa da UFC.

Ganhador do Prêmio Fritz Feigl, concedido pelo CRQ-IV em 2005, o Químico Oswaldo Luiz Alves foi agraciado no último dia 13 de agosto com o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). (Leia nota)

Researchers produce first-ever videos of chemical synthesis at atomic resolution.

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram visualizar detalhes anteriormente inacessíveis de certos processos químicos. Foi mostrado que há etapas discretas significativas nesses processos, que se baseiam em nosso conhecimento da síntese química. (Leia nota)

Nanomedicine stops superbugs in their tracks.

Equipe de pesquisadores descobriu uma maneira de detectar e eliminar superbactérias, levando a um avanço crucial contra muitas doenças infecciosas mortais. (Leia nota)

Pre-coating liposomes with an artificial protein corona reduces capture by immune system.

Apesar de uma década de esforços consideráveis no campo da nanomedicina, muito poucas tecnologias de nanopartículas chegaram a testes clínicos. A compreensão do papel da interface nano-bio - a proteína corona - parece ser um fator crítico para a tradução clínica bem-sucedida nas nanotecnologias médicas. Novas pesquisas demonstram que a proteína corona controla a interação dos lipossomas com as células imunes e revela que o pré-revestimento dos lipossomas com uma coroa artificial, feita de proteínas plasmáticas humanas, diminui significativamente sua captura pela circulação de leucócitos no sangue. (Leia nota)

Graphene nanoflakes : a new tool for precision medicine.

Químicos criaram um novo composto para a "entrega" flexível de medicamentos que tem como alvo específico células do câncer de próstata. Incorporando quatro moléculas diferentes, o composto evita a multiplicação de células tumorais, pode ser detectado por imagens médicas e mantém a sua atividade na corrente sanguínea. (Leia nota)

Cellulose nanofiber filter from algae could save lives.

Pesquisadores mostram que uma espécie de macroalga verde anteriormente não explorada pode ser usada para extrair nanofibras de celulose, que podem ser transformadas em folhas de papel com tamanho de poro determinado, e utilizadas no tratamento da água no ponto de uso. (Leia nota)

Making and imaging cyclocarbon.

Cientistas estabilizaram e fotografaram, pela primeira vez, um anel de 18 átomos de carbono. (Leia nota)

Stronger graphene oxide 'paper' made with weaker units.

Descoberta contra-intuitiva é provavelmente aplicável a outros materiais 2D. (Leia nota)

UFC entrega título de professor Honoris Causa a Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp.

Vice-presidente da ABC - Regional São Paulo, Acadêmico recebeu homenagem em função, especialmente, da profícua colaboração científica com o PPG em Física da UFC. (Leia nota)

Nanoformulação : uma ferramenta com grande potencial para o "carreamento" de fármacos.

Tema da 57.a Tese desenvolvida no LQES avança na direção de nanoformulações de fármacos insolúveis envolvendo combinações de nanopartículas de sílica e nanoestruturas derivadas de óxido de grafeno. (Leia nota)

MCTIC publica portaria que implementa a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia.

Regulamentação da iniciativa criada em 2013 vai trazer maior efetividade e eficiência para os objetivos propostos. (Leia nota)

Nanoplataforma magneto-luminescente de baixa toxicidade.

Trabalho de pesquisa realizado em uma série de laboratórios brasileiros, uma equipe científica multidisciplinar desenvolveu um nanomaterial magnético, luminescente e capaz de se ligar quimicamente a moléculas de interesse, como fármacos ou proteínas. (Leia nota)

Nanotecnologia das coisas é tema de conferência na 71.ª Reunião Anual da SBPC.

Oswaldo Luiz Alves, do IQ-Unicamp, afirma que existe uma previsão de negócios que passarão de alguns trilhões de dólares para 2020 na área. (Leia nota)

SBPC Afro e Indígena : representatividade de pessoas negras na ciência brasileira é debatida.

Mesa-redonda “O negro na ciência brasileira” discutiu a baixa presença de pessoas negras nas universidades do País, as consequências deste fato e as dificuldades para aumentar o número de pesquisadores negros. (Leia nota)

Neural networks will help manufacture carbon nanotubes.

Uma equipe de cientistas propõe um método baseado em redes neurais para monitorar o crescimento de nanotubos de carbono, preparando o terreno para uma nova geração de sofisticados dispositivos eletrônicos. (Leia nota)

INIC plans to up Iranian nano products to 1400 in 2 years.

O chefe do Conselho de Inovação em Nanotecnologia do Irã (INIC) anunciou planos para aumentar o número de produtos contendo nanotecnologia visando atingir 1.400 em dois anos. (Leia nota)

Using quantum dots and a smartphone to find killer bacteria.

Em breve, uma combinação de pontos quânticos e uma câmera de smartphone, poderia permitir que os médicos identificassem bactérias resistentes a antibióticos em apenas 40 minutos, potencialmente salvando vidas de pacientes. (Leia nota)

Scientists develop novel nano-vaccine for melanoma.

A injeção de nanopartículas mostrou-se eficaz em modelos de ratos, dizem os pesquisadores. (Leia nota)

Efficient, interconnected, stable : new carbon nanotubes to grow neurons.

Através de modificações químicas específicas, nanotubos de carbono foram projetados como materiais inovadores e autônomos capazes de modular a atividade das células nervosas, com potencial para serem explorados para o reparo de tecidos nervosos lesionados. (Leia nota)

Synthesizing single-crystalline hexagonal graphene quantum dots.

Pesquisadores projetaram uma nova estratégia para sintetizar pontos quânticos de grafeno monocristalinos que emitem de forma estável no azul. (Leia nota)

ABC sedia reunião sobre a implementação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas.

Proposta visa apoio à pesquisa que viabilize a expansão do conhecimento sobre os oceanos e o avanço tecnológico nacional. (Leia nota)

Indústria química contribui com $ 5,7 trilhões para o PIB global e mantém 120 milhões de empregos, mostra novo relatório.

A indústria química exerce um papel fundamental nas economias regionais em todas as partes do mundo. (Leia nota)

Algoritmo consegue fazer descobertas científicas nunca antes feitas por humanos.

Um algoritmo de aprendizado de máquina foi capaz de fazer descobertas científicas completamente novas, nunca antes conquistadas por cientistas humanos, analisando estudos já existentes. (Leia nota)

Aprimorando a produção de energia solar.

Pesquisa realizada no LNLS investiga como converter o dióxido de titânio em um novo material fotoativo na região da luz visível. (Leia nota)

Reutilizar, substituir, degradar.

Especialistas defendem a adoção de múltiplas estratégias para enfrentar a poluição causada pelos plásticos. (Leia nota)

Tougher glass using nanoparticles.

Engenheiros mecânicos e cientistas de materiais desenvolveram um processo que usa nanopartículas para fortalecer a estrutura atômica do vidro. O resultado é um produto pelo menos cinco vezes mais resistente do que qualquer outro vidro atualmente disponível. (Leia nota)

Researchers use nanoparticles to increase power, improve eye safety of fiber lasers.

Cientistas criaram um novo processo visando usar nanopartículas para construir lasers de alta potência que sejam mais eficientes e seguros para os seus olhos. (Leia nota)

'Smart' metamaterial textiles boost connectivity between wearable sensors by 1,000 times.

Pesquisadores inventaram uma maneira completamente nova de interconexão de dispositivos vestíveis. Eles incorporaram têxteis condutivos em roupas para conectar dinamicamente vários dispositivos portáteis ao mesmo tempo. (Leia nota)

Physicists find first possible 3D quantum spin liquid.

Não há maneira (?) conhecida de provar se um líquido de spin quântico tridimensional (?) existe, então os físicos fizeram uma coisa melhor : mostraram que cristais de pirocloro de zircônio poderiam ser o material certo para se qualificar como a primeira versão em 3D possível deste, há muito procurado, estado da matéria. (Leia nota)

Novel nanoparticles deliver CRISPR gene editing tools into the cell with much higher efficiency.

Pesquisadores usaram nanopartículas lipídicas como ferramentas para edição do gene CRISPR / Cas9 para o tratamento potencial da hiperlipidemia. (Leia nota)

Royal Society of Chemistry seleciona trabalho de brasileiros.

Pesquisadores da Unicamp e do CNPEM têm trabalho selecionado para fazer parte da coleção temática da Royal Society of Chemistry comemorativa do Ano Internacional da Tabela Periódica. (Leia nota)

Nanomateriais e meio ambiente.

Docentes da UFC e da UECE publicam livro sobre aplicações de nanomateriais no meio ambiente. (Leia nota)

Nanotecnologia transporta vacina para hepatite.

Pesquisadores brasileiros e europeus conseguiram demonstrar o funcionamento de um composto para transportar o princípio ativo de uma vacina oral contra a hepatite B até o sistema imune. (Leia nota)

No Dia Nacional da Ciência, SBPC lembra história de luta pela educação e pelo avanço científico do País.

Novo vídeo da série #SomosTodosCiência da TV SBPC traz retrospectiva dos 70 anos da entidade. Assista e compartilhe ! (Leia nota)

Nióbio : o que é e para que serve o metal preferido de Bolsonaro ?

Classificado como metal de transição; ou seja, esse metal deixa o aço ainda mais forte e resistente. (Leia nota)

Dimav do INMETRO cria minicérebros in vitro para desenvolvimento de nanofármacos.

Pesquisadores da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav), em parceria com a Johns Hopkins University, produziram minicérebros de origem humana para estudar a interação e absorção de nanopartículas transportadoras de fármacos para o Sistema Nervoso Central. (Leia nota)

A nanoparticle 'EpiPen' for spinal cord injuries.

Uma injeção de nanopartículas pode impedir que o sistema imunológico reaja exageradamente ao trauma, potencialmente impedindo que algumas lesões da medula espinhal resultem em paralisia. (Leia nota)

Using liquid metals in nanotechnology.

O interesse recente dos pesquisadores de nanotecnologia por metais líquidos baseia-se nas propriedades que os diferenciam de líquidos comuns, como água ou produtos orgânicos. Além de sua reatividade química, o comportamento eletrônico desses líquidos, combinado com as fortes interações interatômicas ao longo do volume, levam a líquidos com altas densidades, condutividades térmicas e elétricas e refletividade óptica (em uma ampla faixa de comprimentos de onda). Isto oferece novas abordagens potenciais para a síntese de nanomateriais e investigações fundamentais em física e química em pequenas escalas de comprimento. (Leia nota)

Conductive graphene materials created by bacteria.

Cientistas desenvolveram um método para produzir materiais de grafeno usando uma nova técnica : misturar grafite oxidado com bactérias. (Leia nota)

New searchable EU database contains 300 nanomaterials linked to hazard data.

Agora é possível pesquisar mais de 300 nanomateriais encontrados na UE e vinculá-los a dados seus dados de segurança. (Leia nota)

Carbon nanotubes : A material on the horizon.

O grupo de pesquisa do Dr. Flavel do Instituto de Nanotecnologia em Karlsruhe (Alemanha) está investigando novas maneiras de preparar nanotubos de carbono selecionados através de processos industrialmente relevantes em larga escala. (Leia nota)

How to discover new materials quickly.

Espera-se que bibliotecas de materiais, experimentos de alto rendimento, big data e inteligência artificial garantam que nada seja deixado de lado quando se trata de novas descobertas. (Leia nota)

Pesquisa do CNPEM cria alicerce para avanços no uso do grafeno na área médica e farmacêutica.

Pesquisadores em Campinas (SP) mapearam ligações da 'versão solúvel' do nanomaterial em meio biológico; resultado pode favorecer desenvolvimento de remédios e até cosméticos. (Leia nota)

‘Os vírus estão no topo da cadeia alimentar’, diz cientista.

Entrevista do Acadêmico Pedro Vasconcelos para Ana Lucia Azevedo, do jornal O Globo, publicada em 23/06, destaca que sucessão de epidemias, como as de dengue e febre amarela, mostra falha das autoridades. (Leia nota)

Jovens defendem a ciência, mas desconhecem produção científica do País.

Pesquisa inédita com mais de 2 mil pessoas revela o que os jovens pensam, sabem e não sabem sobre a ciência e tecnologia no Brasil. (Leia nota)

Em uma hora de trânsito em SP, população ‘fuma’ 5 cigarros, diz estudo.

Matéria da Folha de S. Paulo apresenta pesquisa do Acadêmico Paulo Saldiva que avaliou pulmões de 413 cadáveres na capital paulista; efeitos da poluição na saúde foram apresentados na ONU. (Leia nota)

Material bioativo é produzido por impressão 3D.

Uma técnica desenvolvida por pesquisadores em São Carlos (SP) promete tornar mais simples e mais barata a fabricação de um material vitrocerâmico com grande potencial de aplicações. (Leia nota)

Na pele da tilápia.

Material biológico já conhecido para o tratamento de queimaduras começa a ser usado em cirurgias ginecológicas. (Leia nota)

Queda de veto é grande vitória para as fundações de apoio das universidades públicas.

O Congresso Nacional derrubou ontem à noite o veto que impedia que as fundações de apoio às IFES fossem gestoras de futuros fundos patrimoniais. (Leia nota)

Extinção de plantas atinge nível assustador.

Relatório, o primeiro realizado em escala global, calcula que 571 espécies tenham desaparecido desde 1750. (Leia nota)

Ministro recebe recomendações da ABC e ANE.

Os presidentes das Academias de Ciências e Engenharia entregaram ao ministro de Minas e Energia estudo sobre segurança de barragens de rejeitos, desenvolvido a partir de solicitação do MME. (Leia nota)

Como avançar e continuar a fazer ciência no Brasil.

Representantes de FAPs discutem em fórum nacional, em João Pessoa, os rumos do financiamento das pesquisas no Brasil pós-contingenciamento. (Leia nota)

CCT/SF aprova destinação de rendimentos do Fundo Social para Ciência e Tecnologia.

O Senador Jean Paul Prates foi o relator do projeto na Comissão, e leu manifesto assinado pela ABC, SBPC e outras entidades da área. (Leia nota)

Imunoterapia no tratamento do câncer.

Nanofármaco desenvolvido na Unicamp melhora a qualidade de vida dos pacientes. (Leia nota)

Nanotechnology treatment shows promise against multiple sclerosis.

Um tratamento com nanotecnologia derivado de células-tronco da medula óssea reverteu os sintomas da esclerose múltipla em camundongos e pode, eventualmente, ser usado para ajudar seres humanos. (Leia nota)

How to characterize nanoparticles.

A caracterização de nanopartículas é uma tarefa ampla e complexa. Ainda hoje, os pesquisadores são desafiados na determinação das propriedades físico-químicas das nanopartículas e na exploração de suas relação estrutura-função. Artigo de revisão recente fornece um conjunto de diretrizes para investigar e caracterizar os principais parâmetros que definem uma amostra de nanopartículas, ou seja, tamanho, forma, carga de superfície e porosidade. Adicionalmente, também fornece recomendações de como os parâmetros físico-químicos das nanopartículas devem ser investigados e como caracterizar estas propriedades-chave em diferentes ambientes de acordo com o uso que se pretende fazer delas. (Leia nota)

Nanomaterial safety on a nano budget.

Pesquisadores compartilham seu protocolo para trabalhar com nanotubos de carbono. (Leia nota)

Colorful solution to a chemical industry bottleneck.

Os canais de água em nanoescala, que a natureza desenvolveu para transportar rapidamente moléculas de água para dentro e para fora das células, poderiam inspirar novos materiais para "limpar" a produção química e farmacêutica. (Leia nota)

Graphene oxide assists in purifying water without chlorination.

Cientistas da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia "MISIS", juntamente com seus colegas da Derzhavin Tambov State University e Saratov Chernyshevsky State University, mostraram uma maneira de o óxido de grafeno purificar a água, tornando-a potável, sem o uso de cloro. "Capturando" células bacterianas, forma flocos que podem ser facilmente extraídos da água. (Leia nota)

Researchers discover how a nanocatalyst works at the atomic level.

Cientistas descobriram como as partículas de cobre na escala nanométrica operam na modificação de uma ligação carbono-oxigênio quando as moléculas de cetona se transformam em moléculas de álcool. (Leia nota)

Scientists offer designer 'big atoms' on demand.

A pesquisa gira em torno de partículas coloidais que, quando misturadas a cristais líquidos, atuam de maneira muito parecida com os elementos da Tabela Periódica. (Leia nota)

Exploration of TiO2 nanoparticle mediated microwave therapy on cancer treatment.

O uso de nanopartículas de TiO2 ativadas por luz e ultrassom tem sido estudado extensivamente para tratamentos de câncer. Pela primeira vez, pesquisadores mostraram que as nanopartículas podem ser efetivamente ativadas por microondas para a destruição de células cancerígenas abrindo, potencialmente, novas portas para pacientes que lutam contra a doença. É proposto o uso de microondas e nanopartículas de TiO2 para induzir a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), que tem o potencial de ser uma modalidade mais segura e eficaz para o tratamento do câncer. (Leia nota)

A nanotoxicologia a serviço dos novos agentes antibacterianos.

O caso do óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata no LQES. (Leia nota)

Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência nas universidades é público.

Nas universidades dos Estados Unidos, 60% dos recursos vêm do governo; nas da Europa, 77%. (Leia nota)

Jornal da Ciência publica edição especial sobre o Centenário do Eclipse de Sobral.

O eclipse solar de 1919, observado em Sobral, contribuiu para que Albert Einstein se tornasse um dos cientistas mais famosos do mundo e para a consolidação da Teoria da Relatividade Geral. E essa história, que tem tudo a ver com o Brasil, é contada na nova edição impressa do Jornal da Ciência. (Leia nota)

Comunidade científica brasileira busca transformar políticos em aliados.

Em artigo da revista Nature, o Presidente da ABC afirmou que as entidades científicas estão buscando soluções para importantes projetos de lei em conjunto com congressistas. (Leia nota)

Ciência Gera Desenvolvimento.

Foi lançado o terceiro vídeo do projeto “Ciência Gera Desenvolvimento” da ABC, que abordou a história do médico Marcos Luiz dos Mares Guia, responsável por desenvolver o método que gera a insulina humana e faz do Brasil o líder dessa produção, até hoje. O maior objetivo do projeto é conscientizar a população em geral sobre a importância do investimento em produção científica e seus impactos na economia e na sociedade. (Leia nota)

ABC e CNPQ promovem cerimônia conjunta de posse e premiação de cientistas.

Na noite de 15 de maio, na Escola Naval, os novos membros da ABC foram empossados e diversos cientistas foram homenageados pelo CNPq, especialmente o Acadêmico Vanderlei Bagnato, que ganhou o Prêmio Álvaro Alberto. (Leia nota)

Some of our foods have nanoparticles in them - should we be worried ?

Algumas pessoas estão preocupadas com eventuais riscos à saúde causados pelas nanopartículas. Veja o que sabemos sobre nanotecnologia em alimentos. (Leia nota)

Using plant viruses as nanoparticles for targeted pesticide delivery.

Cientistas descobriram que uma nanopartícula biológica - um vírus de planta - é capaz de "entregar" moléculas de pesticidas em lugares mais fundos do solo, lugares estes que normalmente estão fora de seu alcance. (Leia nota)

Plumbene, graphene's latest cousin, realized on a 'nano water cube'.

Cientistas criaram o 'plumbene', uma folha de átomos de chumbo 2D com estrutura de "favo de mel". O plumbene possui a maior interação spin-órbita observada para materiais 2D do Grupo 14, potencialmente tornando-o um isolante topológico 2D robusto, no qual o Efeito Hall de Quântico de Spin pode ocorrer mesmo acima da temperatura ambiente. (Leia nota)

Measuring nanoparticles in medicinal products.

Cientistas revisaram e desenvolveram métodos e procedimentos robustos para mensurar o tamanho exato de nanopartículas em produtos farmacêuticos habilitados em ambientes biológicos complexos. (Leia nota)

Applying precious metal catalysts economically.

Pesquisadores desenvolveram um novo método para usar catalisadores raros e caros com a maior parcimônia possível. (Leia nota)

Freestanding borophene synthesized for the first time.

O borofeno, a forma atomicamente planar do boro, difere do grafeno e de outros materiais bidimensionais (2D) : ele não pode ser obtido através de um mineral natural que ocorre na forma de camadas. O grafite, por outro lado, é composto de um empilhamento de folhas atomicamente finas que podem ser isoladas, uma de cada vez, para obter o grafeno. Não existe análogo para fazer o boro 2D. Pesquisadores desenvolveram, pela primeira vez, um processo para sintetizar o borofeno de forma autônoma e escalável. (Leia nota)

Anti-counterfeiting with carbon nanotubes.

Pesquisadores desenvolveram uma função física não-identificável, baseada em nanotubos de carbono, com potenciais aplicações em segurança e anti-falsificação. (Leia nota)

Ciência e Inovação com a corda no pescoço.

O presidente da ABC Luiz Davidovich fez uma fala contundente na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 8 de maio, em reunião com parlamentares e o ministro Marcos Pontes. (Leia nota)

Presidentes de honra da SBPC divulgam carta aberta em defesa de CT&I.

Assinado por Ennio Candotti, Otavio Guilherme Velho, Sergio Machado Rezende e Sergio Mascarenhas, o documento é endereçado ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. (Leia nota)

Microrrobôs podem eliminar bactérias no interior de dentes.

Leia a seguir reportagem da Sociedade Brasileira de Física sobre o trabalho “Robôs antimicrobianos catalíticos para erradicação de biofilmes”, do membro afiliado da ABC Amauri de Paula. (Leia nota)

Dia Internacional da Luz - Planetário do Ibirapuera.

Evento acontecerá, em São Paulo, nos dias 18 e 19 deste mês. (Leia nota)

Agências de fomento à pesquisa debatem critérios para o financiamento de projetos.

O aumento das expectativas de diferentes setores da sociedade em relação ao impacto social e econômico das pesquisas financiadas com recursos públicos não é um fenômeno novo. (Leia nota)

Identificada molécula capaz de combater a praga do cacau.

Em artigo publicado na revista Pest Management Science, pesquisadores brasileiros descreveram o desenvolvimento de uma molécula capaz de inibir o avanço da vassoura-de-bruxa, principal praga da produção cacaueira no Brasil. (Leia nota)

Nanoparticles can aid in stroke therapy.

Nanopartículas de selênio podem ter efeito terapêutico nos derrames cerebrais isquêmicos, promovendo a recuperação dos danos cerebrais. (Leia nota)

New project examines nanomaterials considering their entire life cycle.

Nanomateriais e novos materiais estão sendo examinados em relação aos seus impactos sobre a saúde humana e aos riscos ambientais. (Leia nota)

Plastic gets a do-over : breakthrough discovery recycles plastic from the inside out.

Cientistas do Berkeley Lab. (EUA) projetaram um plástico reciclável que, como uma peça de Lego, pode ser desmontado em suas partes constituintes no nível molecular e depois remontado em formas, texturas e cores diferentes, sem perda de desempenho ou qualidade. (Leia nota)

Nano antioxidant experiment to launch to the International Space Station.

A exposição de células musculares por longos períodos à microgravidade e à radiação causa importantes danos. A Estação Espacial é um cenário perfeito para estudar como as células se deterioram e como combater este estrago. (Leia nota)

Researchers grow cells in 'paper organs'.

Pesquisadores usam uma impressora 3D para fazer órgãos de papel, contendo vasos sanguíneos artificiais, que podem ser preenchidos com células. (Leia nota)

Nanovaccine design can dramatically improve cancer immunotherapies.

A eficácia depende da arquitetura molecular e da apresentação em 3D dos componentes. (Leia nota)

“As ciências humanas e sociais ensinam a pensar, condição necessária para a construção de uma sociedade ilustrada, democrática e produtiva".

Leia na íntegra a carta do Presidente da ABC ao Presidente da República, com cópia para o ministro da Educação, enviada em 30 de abril. (Leia nota)

Dossier óxido de grafeno e derivados no LQES.

Conheça as atividades e contribuições do LQES e as ofertas de licenciamento de tecnologia para aplicações na área médica e para diversos segmentos industriais. (Leia nota)

Entidades científicas nacionais promovem manifestações em defesa da Ciência e Tecnologia em Brasília.

ABC, SBPC e demais sociedades científicas realizarão, nos dias 8 e 9 de maio, o movimento #cienciaocupabrasilia. (Leia nota)

Poluição de Manaus aumenta em até 400% a formação de aerossóis pela floresta amazônica.

Fenômeno impacta a produção de nuvens e de chuva, com consequências para o clima local e global, alertaram pesquisadores em estudo publicado na Nature Communications. (Leia nota)

Coração é impresso em 3D a partir de tecido humano.

Israelenses apresentam protótipo de órgão do tamanho de uma cereja, produzido com células de paciente. Segundo cientistas, é o primeiro coração com vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras impresso em laboratório. (Leia nota)

O que é Candida auris, o perigoso fungo resistente a medicamentos que se espalha pelo mundo.

Em 2015, a especialista em doenças infecciosas Johanna Rhodes, do Imperial College London, recebeu uma chamada de emergência de um hospital nos arredores de Londres. (Leia nota)

Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil.

Matéria de Mariluce Moura para o blog Ciência na Rua. (Leia nota)

Estimating the occurrence of nanomaterials in the environment.

Para realizar uma avaliação de risco de nanomateriais no ambiente, informações sobre a exposição, ou seja, as quantidades que estão presentes no ambiente, são essenciais. Em contraste com muitos outros poluentes conhecidos, as concentrações de nanomateriais em sistemas ambientais não podem ser medidas diretamente. Nesta situação, a modelagem de exposição é uma solução para estimar a exposição ambiental com nanomateriais sintéticos. Para prever a quantidade de um nanomaterial em um determinado compartimento ambiental (exposição ambiental) presente em uma determinada área, são necessários dois tipos básicos de modelos - análise de fluxo de material e modelagem do comportamento ambiental. (Leia nota)

Printing nanoparticle shapes for medical applications.

Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia que personaliza as formas de polímeros e nanopartículas poliméricas usando DNA. Tanto em 2D quanto em 3D podem ser obtidos padrões estruturais precisos. (Leia nota)

Graphene foam material harvests water from air.

Espuma de nanocompósito de grafeno, desenvolvida recentemente, capta água através de um ciclo de liberação/captura. (Leia nota)

3D printing MOFs with nanocellulose.

Pesquisadores desenvolveram uma tinta hidrogel para impressoras 3D contendo estruturas metal-orgânicas (MOFs). Os processos de síntese e impressão ocorrem à temperatura ambiente e têm a vantagem de usar a água como solvente. (Leia nota)

Quantum dot polymer for next-generation screens.

Cientistas desenvolveram e patentearam a fabricação de materiais transparentes e luminescentes que, segundo eles, poderiam dar às telas de celulares e televisores propriedades flexíveis, elásticas, além de serem inquebráveis. (Leia nota)

Autism symptoms reduced nearly 50 percent two years after fecal transplant.

Em novo estudo, pesquisadores demonstraram efeitos benéficos, a longo prazo, para crianças diagnosticadas com autismo através de uma técnica revolucionária de transplante de fezes conhecida como terapia de transferência de microbiota (MTT). (Leia nota)

CNPq nega rumores sobre extinção da Plataforma Lattes.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nota neste domingo (14) negando os rumores de que o governo pretende extinguir a Plataforma Lattes. O órgão integra o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que teve cerca de 42% de seus recursos não obrigatórios congelados pelo governo federal. (Leia nota)

Fábricas de conhecimento.

O que são, como funcionam e para que servem as universidades públicas de pesquisa. (Leia nota)

O polêmico nióbio.

Mitos e mal-entendidos rondam esse metal, do qual o Brasil é, de longe, o maior produtor global. (Leia nota)

Transístor com materiais isolantes é proposta para acelerar computadores.

Feitos com os chamados isolantes topológicos, dispositivos “spintrônicos” poderão reduzir a perda de energia e melhorar desempenho de processamento. (Leia nota)

Vento alcança 2º lugar na matriz elétrica do Brasil.

Energia eólica só perde para a hidroeletricidade. (Leia nota)

Descoberta forma de ação da violaceína, pigmento que mata bactérias.

Ciência básica : conhecimento deste mecanismo é primeiro passo para modificações que poderão tornar a molécula um candidato a fármaco. (Leia nota)

ABC promove workshop para discutir os efeitos da poluição do ar sobre a saúde.

Evento internacional foi co-organizado pelas academias de ciências da África do Sul, Alemanha, Brasil, Estados Unidos e pela Academia de Medicina dos EUA. (Leia nota)

Eleições na Academia Brasileira de Ciências.

Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, é reeleito Vice-Presidente (Regional SP) para um novo período (2019-2022). (Leia nota)

'Deep learning' casts wide net for novel 2D materials.

Engenheiros mostram técnicas mais rápidas para modelar materiais planares para projetos bottom-up. (Leia nota)

Water that never freezes.

A água pode atingir menos 263 graus Celsius sem se transformar em gelo ? Sim, pode, se for confinada em canais lipídicos em escala nanométrica. (Leia nota)

Carbon dioxide to methanol conversion with highly efficient nanocatalyst.

Químicos desenvolveram um catalisador nanoestruturado altamente eficiente, baseado em zinco e prata, que pode converter dióxido de carbono, poluente ambiental e gás de efeito estufa, em metanol para uso como combustível e matéria-prima para indústria química. (Leia nota)

Copper nanoparticle-based alternative for next-generation electronics.

Novo substrato, feito de nanopartículas de cobre, tem aplicações promissoras na produção de dispositivos eletrônicos que, de outra forma, dependeriam de composições muito mais dispendiosas envolvendo ouro e prata. (Leia nota)

Small particles making a big splash in clinical development.

Nanoform está investigando como lidar com as taxas de atrito clínico através da nanonização de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs). (Leia nota)

Transparent wood now also stores and releases heat.

Há três anos, cientistas do KTH Royal Institute of Technology da Suécia, criaram uma madeira transparente, que poderia servir como alternativa mais barata ao vidro à base de sílica usado em janelas e células solares. Agora, adicionalmente, o material já é capaz de armazenar calor e depois liberá-lo. (Leia nota)

Corte orçamentário atinge desenvolvimento e soberania nacionais.

Entidades se unem em alerta para a desconstrução do sistema de CT&I que elimina, por longo período de tempo, a possibilidade de protagonismo internacional do país. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional São Paulo 2019-2023.

Evento aconteceu na USP, e diplomou seis jovens cientistas que têm feito trabalho de excelência na pesquisa brasileira. (Leia nota)

Primeira volta de elétrons é alcançada no segundo acelerador de partículas do Sirius.

Nova fonte de luz síncrotron brasileira permitirá a realização de experimentos inéditos no país, com benefícios nas áreas de saúde, energia, agricultura, dentre outras. (Leia nota)

FAPESP lança política para acesso aberto.

Autores de artigos que resultem de projetos e bolsas financiados pela Fundação devem assegurar que uma cópia dos trabalhos fique disponível em repositórios públicos. (Leia nota)

A encruzilhada da tabela periódica.

Ao completar 150 anos, o diagrama que reúne os elementos químicos por semelhança enfrenta dificuldades para continuar crescendo. (Leia nota)

Corning, empresa por trás do Gorilla Glass, está criando telas flexíveis.

Principal desafio é tornar o material dobrável o suficiente sem comprometer a resistência e durabilidade do material. (Leia nota)

Quantas mulheres cientistas você conhece ?

"Um professor falou que eu não estava entendendo o conteúdo porque as mulheres não conseguem projetar o espaço tridimensional, e que a neurociência explicava isso". (Leia nota)

ONU e agência ambiental sueca lançam curso de capacitação online voltado ao setor de mineração.

O programa conjunto sobre governança ambiental da Agência Sueca de Proteção Ambiental e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou no início de março um curso gratuito sobre governança do setor de mineração, em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR). (Leia nota)

Cientistas transformam dióxido de carbono em carvão.

Nova técnica pode converter eficientemente CO2 gás em partículas sólidas de carbono. (Leia nota)

Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo.

País fica atrás apenas de EUA, China e Índia, com cada brasileiro gerando um quilo de lixo plástico por semana, aponta relatório do WWF. Apenas 1,2% do material produzido é reciclado. (Leia nota)

Marketing usa aromas como instrumento para atrair consumidor.

Artigo publicado na revista “Signos do Consumo” trata de tecnologias para reprodução artificial de aromas. (Leia nota)

ABC organiza conferência sobre C&T para a redução da pobreza e da desigualdade.

Evento reunirá mais de 30 especialistas internacionais para debater os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e acontece de 27 a 29 de março, no Rio de Janeiro. (Leia nota)

Pesquisadores lançam instituto em rede para inteligência artificial.

Objetivo do consórcio de pesquisas AI2 é facilitar parcerias para projetos de alto impacto socioeconômico entre universidades e setor privado. (Leia nota)

Um mapa dos obstáculos.

Estudo analisa por que o ambiente produtivo no Brasil é pouco inovador e mostra que produtividade acadêmica e geração de patentes são faces da mesma moeda. (Leia nota)

Taxas de publicação ameaçam plano de acesso aberto a revistas científicas.

Em carta na Science, pesquisadores brasileiros alertam que Plano S não tem diretrizes realistas para controlar taxas cobradas por periódicos. (Leia nota)

Acadêmico publica pesquisa que traz avanço para a ciência da computação.

O físico Adalberto Fazzio e seu doutorando Carlos Mera publicaram, em periódico destacado, trabalho que contribui para a possível aplicação de isolantes topológicos na spintrônica. (Leia nota)

Declarações de ministro trazem alívio para pesquisadores.

Em matéria publicada pelo Jornal da USP, Acadêmicos e demais cientistas comentam depoimento do ministro Marcos Pontes sobre mudanças climáticas. (Leia nota)

Topological defects could be key to future nanoelectronics.

Artigo descreve pesquisas emergentes sobre diferentes tipos de ordem "defeituosa", ou seja, a presença de estruturas topológicas em materiais com alto potencial de aplicação em relevantes problemas de nanotecnologia e nanoeletrônica. (Leia nota)

The EU gets specific about nanomaterials.

O EU's Joint Research Centre da União Europeia publicou um relatório que clarifica os principais conceitos e termos utilizados na definição de nanomateriais pela Comissão Europeia. (Leia nota)

What is quantum communication ?

É dificil passar uma semana sem que um novo mega-hack exponha uma tonelada de dados sensíveis. Em resposta, governos e empresas estão explorando formas mais seguras de transmitir as informações : a comunicação quântica pode ser a resposta. (Leia nota)

Nanoparticles can switch back and forth between phases.

Pesquisadores observam a isomerização reversível de aglomerados inorgânicos. (Leia nota)

Finding chemicals inside a cell.

Imagens químicas e topográficas de sistemas unicelulares podem ser observadas pela espectrometria de massa de dessorção de campo próximo com resolução nanométrica. (Leia nota)

Tracking pollen with quantum dots.

Biólogo especialista em polinização está usando pontos quânticos para rastrear o destino de grãos de pólen individuais. Tal feito está abrindo novos caminhos em um campo de pesquisa que tem sido dificultado pela falta de um método universal de rastreamento. (Leia nota)

Novos instrumentos no combate ao câncer.

Em matéria publicada pelo jornal O Globo, o Acadêmico Oswaldo Alves fala sobre a pesquisa em nanotecnologia para a melhora do tratamento do câncer. (Leia nota)

ABC lança segundo vídeo do projeto ciência gera desenvolvimento.

Nesta edição, o homenageado é o físico e Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, ex-presidente da ABC, fundador e primeiro presidente do CNPq. (Leia nota)

Polinização é ameaçada por desmatamento e agrotóxicos no Brasil.

Das 191 plantas cultivadas ou silvestres utilizadas para a produção de alimentos no Brasil, com processo de polinização conhecido, 114 (60%) dependem da visita de polinizadores, como as abelhas, para se reproduzir. Entre esses cultivos estão alguns de grande importância para a agricultura brasileira, como a soja (Glycine max), o café (Coffea), o feijão (Phaseolus vulgaris L.) e a laranja (Citrus sinensis). (Leia nota)

Aplicativo que permite previsão imediata do clima leva primeiro lugar do Prêmio Péter Murányi 2019.

Solução informa sobre quedas de raios, possibilidade de enchentes na região em que está e orienta o que fazer nessas situações. (Leia nota)

Self-righting capsule injects insulin in stomach wall.

Equipe de pesquisa liderada pelo MIT desenvolveu uma cápsula de medicamento que pode ser usada para administrar doses orais de insulina. (Leia nota)

Cryo-force spectroscopy reveals the mechanical properties of DNA components.T

Pesquisadores da Universidade de Basel desenvolveram um novo método para examinar as propriedades de elasticidade e da ligação de moléculas de DNA, em temperaturas extremamente baixas, a uma superfície. (Leia nota)

Nano-infused ceramic could report on its own health.

Simulações realizadas pela Rice University mostram que cerâmica original poderia atuar como um sensor para estruturas. (Leia nota)

Progress in self-assembling nanomaterials.

Próxima geração de nanomateriais imitará as estratégias de como o mundo biológico se organiza. (Leia nota)

Echa definition of microplastics ‘too broad’ – Cefic.

Setor industrial levanta preocupações sobre escopo e a base de evidências da proposta de restrição do uso de plásticos. (Leia nota)

Intuition and failure are valuable ingredients in chemistry.

Quando os pesquisadores fazem uma nova descoberta, há uma tendência de publicar apenas os resultados dos experimentos bem-sucedidos. Entretanto, são também igualmente informativos todos os experimentos que não funcionaram - testes malsucedidos e hipóteses incorretas, podem oferecer informações importantes. Uma equipe de químicos da EPFL desenvolveu uma metodologia para coletar essas lições e, compartilhá-las com outros pesquisadores. (Leia nota)

Antireflection coating makes plastic invisible.

Pesquisadores desenvolveram um revestimento antirreflexo que melhora os revestimentos existentes até o ponto que torna plásticos transparentes, como o Plexiglas, praticamente invisíveis. (Leia nota)

A sustainable and recyclable carbon nanotubes thermoelectric paper.

O dispositivo, produzido por bactérias, aproveita o calor residual e o transforma em eletricidade para aplicações sensoriais inovadoras. (Leia nota)

Terreno fértil para a inteligência artificial.

Com a crescente evolução da ferramenta tecnológica, consórcio de pesquisadores cria instituto dedicado a estabelecer parcerias entre universidades e empresas. (Leia nota)

Meio Ambiente também é assunto para a Economia.

Artigo com coautoria de Acadêmicos, publicado no Valor Econômico, em 23/01, afirma que mudanças recentes em áreas que afetam a biodiversidade indicam grave miopia sobre o tema meio ambiente e a sua relevância para o Brasil e o mundo. (Leia nota)

Tabela periódica mais antiga do mundo é descoberta na Escócia.

Ela data de 1885, e o papel quase se desfaz ao ser tocado. Em 2019, completam-se 150 da criação da ferramenta tão usada em aulas de química. (Leia nota)

Brexit sem acordo será ‘catastrófico’ para a pesquisa, afirmam cientistas.

Sem planejamento, saída do Reino Unido poderá desencadear ruptura de colaborações e isolamento da ciência do país, dizem pesquisadores. (Leia nota)

Artigo de acadêmico ganha repercussão internacional.

O estudo, que tem o Acadêmico Jailson de Andrade como coautor, trata da substância química com o mais alto potencial cancerígeno já registrado, emitida por caminhões. (Leia nota)

Using bacteria to create a graphene oxide based water filter that kills bacteria.

Engenheiros criaram membrana de filtração de bactérias usando óxido de grafeno e nanocelulose bacteriana. É altamente eficiente, duradoura e ambientalmente amigável - e pode fornecer água limpa para comunidades necessitadas. (Leia nota)

Nanowire-infused 'fire-resistant Xuan paper' lasts for 3000 years.

Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de 'papel Xuan resistente ao fogo' baseado em nanofios de hidroxiapatita ultralongos. (Leia nota)

Graphene's versatility extends to space applications.

Com a realização de um engenhoso conjunto de experimentos, cientistas testaram, pela primeira vez, o grafeno sob condições de microgravidade. Os empolgantes resultados forneceram uma base valiosa para o desenvolvimento de dispositivos a base deste nanomaterial para uso no espaço. (Leia nota)

Peering into the mist : How water vapor changes metal at the atomic level.

Novos insights sobre processos ao nível molecular podem ajudar a prevenir a corrosão e melhorar a conversão catalítica. (Leia nota)

New immune system understanding may lead to safer nanomedicines.

Um novo estudo descreve passo importante na ativação do sistema imunológico contra nanopartículas. A descoberta pode permitir que pesquisadores e, eventualmente, médicos, possam usar nanopartículas contra o sistema imunológico, permitindo que elas possam ser usadas em terapias. (Leia nota)

Bioinspired nanoscale drug delivery method.

Pesquisadores desenvolveram uma nova maneira de "entregar" medicamentos e terapias nas células, em escala nanométrica, sem causar efeitos tóxicos. (Leia nota)

Pore size influences nature of complex nanostructures.

Químicos descobriram que o espaço vazio ('poros') presente em "blocos de construção" moleculares bidimensionais, altera fundamentalmente a intensidade das forças de van der Waals podendo, potencialmente, alterar a construção de nanoestruturas sofisticadas. (Leia nota)

Acadêmico Oswaldo Alves recebe título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará.

Vice-presidente da Regional São Paulo da ABC, Alves é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC há mais de 30 anos. (Leia nota)

Brasil lança plano contra superbactérias e hospitais racionalizam antibióticos.

Medidas podem evitar milhares de mortes anuais e poupar recursos. (Leia nota)

Livro conta história da batalha contra a febre amarela em São Paulo.

Carlos Fioravanti revela o esforço coletivo contra a epidemia de 2017 e a estratégia de campanhas de vacinação antes da chegada do vírus. (Leia nota)

Japoneses fazem lista de checagem para má conduta científica.

Número crescente de desvios éticos em pesquisas no país levou grupo de cientistas a elaborar critérios para uniformizar investigações. (Leia nota)

Nanomaterials are changing the world - but we still don't have adequate safety tests for them.

Embora as avaliações de padrão de risco estejam disponíveis para uma ampla gama de coisas - tais como compostos químicos - os nanomateriais, dada as suas propriedades únicas, não podem ser avaliados exatamente da mesma maneira. (Leia nota)

Chemical synthesis of benzene nanotubes.

Pela primeira vez, pesquisadores usaram o benzeno - um hidrocarboneto comum -, para criar um novo tipo de nanotubo molecular, que poderia levar a novas aplicações de semicondutores à base de nanocarbono. (Leia nota)

Nanocrystals get better when they double up with MOFs.

Pesquisadores desenvolvem auto-montagem de materiais 2D baseados em estruturas envolvendo nanocristais e estruturas metalorgânicas para aplicações em armazenamento de energia e catálise. (Leia nota)

The cryo-EM revolution : fueling the next phase.

A Cryo-EM teve um crescimento e uma "aceitação" inabaláveis nos últimos três anos. O apoio contínuo a nível institucional, regional e nacional é essencial para sustentar a sua evolução. (Leia nota)

Researchers discover multilayer band gap in atomic rhenium disulfide layers.

Pesquisadores provaram a existência de um segundo band gap numa estrutura 2D. Espera-se que este resultado seja usado em vários campos, tais como, o desenvolvimento de materiais emergentes, células solares e catalisadores. (Leia nota)

More stable light comes from intentionally 'squashed' quantum dots.

Esta abordagem produz luz de linha demarcada estreita, altamente estável, a partir de pontos quânticos individuais. (Leia nota)

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco