Mais uma sobre os fulerenos: medicamento contra câncer e AIDS

Químicos descobriram, em 1985, uma molécula com formato de bola de futebol, feita de 60 átomos de carbono, a qual foi batizada com o nome de "buckyminsterfullerene" - apelidada "buckyball".

Os pesquisadores imaginaram usar tal molécula em várias aplicações: de combustível para foguetes a lubrificantes. Entretanto, as aplicações não foram ainda materializadas. Mas as coisas poderão mudar em breve! Planos da empresa CSixty, sediada em Toronto, Canadá, para início de testes clínicos com drogas à base no fulereno começarão em um ano e meio. Coordenando os esforços de pesquisadores de várias universidades no mundo, a CSixty está desenvolvendo drogas para o tratamento de AIDS, doença de Parkinson, doença de Lou Gehrig, osteoporose e câncer. "Penso serem as chances extremamente boas. Os argumentos para o sucesso destas coisas são realmente formidáveis", diz o químico da Rice University e coordenador científico CSixty, Richard Smalley, o qual partilhou o Prêmio Nobel de 1996 pela descoberta dos fulerenos.

Com cerca de 1 nanometro de diâmetro, as "buckyballs" são do tamanho ideal para interagir com o DNA e as proteínas. Assim, os químicos poderiam ligar diferentes grupamentos químicos ao esqueleto carbono, produzindo drogas com múltiplas funções.

Stephen Wilson, químico da Universidade de Nova York que desenvolveu as técnicas que tornam isto viável, chama as "buckyballs" de "molecular pincushions" (espécie de alfineteira molecular, na qual os alfinetes seriam os grupos moleculares funcionalizantes).

Drogas à base de fulerenos poderiam ser excepcionalmente atóxicas. Uma versão de drogas para AIDS baseada nos fulerenos poderia ser menos tóxica do que aquelas usadas nos tratamentos convencionais. Teria, ainda, outra qualidade: agir contra algumas cepas de HIV resistentes às drogas até então testadas. Pelo fato de que preencheria importante nicho no tratamento da AIDS, a CSixty planeja requerer o "fast track" junto ao U.S. Food and Drug Administration (FDA), no sentido da droga poder chegar mais rapidamente ao mercado. Este status poderia permitir ter as drogas nas farmácias entre 18 meses a dois anos, após o início dos testes.

A CSixty não está sózinha. Tem competidores !

A International Fullerene, uma joint-venture do conglomerado japonês Mitsubischi, e dois grupos instalados no Arizona afirmam que poderiam realizar os testes para câncer e AIDS, com as drogas baseadas nos fulerenos, já no final deste ano.

MIT Technology Review, June 2001. (tradução livre MIPMA/OLA)