Aumento de vagas na Universidade pública

Foi lançado, em agosto, em Campinas na Casa do Professor da Unicamp, pela Editora desta Universidade o livro "Mais Vagas com Qualidade. O DESAFIO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL", como resultado do trabalho do Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp. O livro, como expressa o seu título, trata do aumento do número de vagas na Universidade Pública com manutenção da qualidade.

Para a realização da obra o Fórum efetuou reuniões de debate durante cerca de dois anos. Abaixo, apresentação do livro e dos aspectos que nortearam as discussões.

A demanda por ensino superior no Brasil e, em particular no estado de São Paulo, vem crescendo de forma explosiva. Entretanto, as universidades não estão assumindo sua responsabilidade em atender a essa demanda que, nos últimos tempos, tem sido satisfeita essencialmente pelas universidades privadas. Uma autêntica agenda democrática exige que a responsabilidade pela educação, como um dos grandes projetos nacionais, esteja fundamentalmente em mãos do setor público.

A comunidade universitária tem colocado a manutenção da qualidade do ensino como antagônica ao aumento de vagas na universidade pública. Neste livro, o Fórum de Reflexão Universitária propõe mudanças no projeto pedagógico que permitiriam conciliar um aumento significativo do número de vagas com a melhoria do ensino ministrado.

A obra é fruto de um debate que se encontra em plena ebulição, com a participação de diferentes setores da sociedade, incluindo formadores de opinião e os representantes da cidadania no Poder Legislativo.

O livro apresenta diagnósticos, propostas e, sobretudo, perguntas e provocações. A elas deverá dar resposta a sociedade brasileira nos próximos anos.

(Texto produzido pelo Fórum e publicado na orelha do livro).

Nota: Fazem parte do Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp, os seguintes professores: Aníbal Eugênio Vercesi (Faculdade de Ciências Médicas); Daniel Joseph Hogan (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas); Ivan Chambouleyron (Instituto de Física e Organizador da obra); José Mario Martinez (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica); José Roberto de França Arruda (Faculdade de Engenharia Mecânica); Oswaldo Luiz Alves (Instituto de Química e Coordenador Científico do LQES); Paulo Arruda (Instituto de Biologia) e Rodolfo Hoffmann (Instituto de Economia).

LQES, setembro 2001.