|
|
|
NOVIDADES
Liderados pelo Professor Takashi Inoue, da Universidade de Yamagata, um grupo de pesquisadores desenvolveu um "polímero dos sonhos", nome dado ao novo plastômero termoplástico oriundo de garrafas PET (polietilenoteraftalato). Embora os detalhes sobre o novo plastômero não tenham ainda sido revelados, sabe-se ser ele o resultado de uma mistura de cautchu ("substância elástica e resistente, resultante da coagulação do látex de diversas plantas") e outros componentes do PET.
Com resistência ao choque e rigidez elevados, torna possíveis processos de fusão, incluindo moldagem por injeção. As propriedades desse plastômero são remarcáveis! Por exemplo, à temperatura ambiente, é possível cravar um prego no material e, depois, retirá-lo: o material tomará facilmente a forma do prego. Pode, igualmente, suportar dobras a ângulos de 90º e 180º.
Na área de desenvolvimento de polímeros, a comercialização de poliolefinas utilizando a catálise de metalocenos atingiu um patamar e, atualmente, os principais objetivos de P&D, na área de novos materiais, se situam naquele dos plastômeros.
Japan Chemical Week, May 30, 2002. (Tradução/texto - MIA)
<< voltar para novidades
|