NOVIDADES
Pesquisadores portugueses apostam nas células a combustível.
|
A ciência portuguesa vem seriamente apostando nas celas a combustível como alternativa viável para a energia fóssil ou nuclear. Recente iniciativa conta com uma corporação privada, unindo forças com dois grupos governamentais de pesquisa, apostando nas pesquisas de celas a combustível bem como no desenvolvimento de protótipos para uso num futuro próximo.
O INETI de Portugal (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial) associou-se ao INEGI (Instituto de Engenharia e Gerenciamento Industrial) e a uma companhia de capital privado, especialmente criada, a SRE (Rational Energy Solutions) para pesquisar melhores soluções para as placas de bateria (INETI) e adaptações práticas factíveis, para dispositivos elétricos.
Muito em breve protótipos terão unidades de baixa potência para aplicações tais como câmeras ou veículos usados em campos de golfe, contudo, lá por 2004, o consórcio espera ter uma produção acima de 200 kW e apressa-se para apresentar um modelo demonstrativo. A comunicação dessa iniciativa foi também uma feliz ocasião para o lançamento de um novo jornal científico: o Hydrogen Fuel Batteries.
INETI, 26 de junho, 2002. (Tradução/texto - MIA)
<< voltar para novidades
|