|
|
|
NOVIDADES
Empresas européias partem para o desenvolvimento de um micro laboratório no interior de um microscópio eletrônico.
|
A Espanha participa de um projeto denominado ROBOSEM (Programm GROWTH da Comissão Européia), cujo objetivo principal é o desenvolvimento de nanorobôs que venham a executar a manipulação de microbjetos no interior de um microscópio eletrônico.
O projeto é uma colaboração entre centros de pesquisa e empresas espanholas, alemãs, suiças, francesas e finlandesas.
Como colaboradores espanhóis figuram o Centro Tecnológico Robotiker, de Bilbao, que se dedica à pesquisa aplicada, a empresa Medplant Genetics, também em Bilbao, e o Laboratório de Terapia Celular, da Clínica Universitária de Navarra (Pamplona). Os últimos participam não só como usuários potenciais desta técnica, mas trabalham especialmente no estabelecimento de critérios de sua utilização em biotecnologia.
A principal vantagem do nanorobô, acreditam os responsáveis pelo projeto, será a possibilidade de tornar factível efetuar diagnósticos, diretamente na célula, sem que haja necessidade de se passar pelos longos tratamentos, necessários até o presente.
O Centro Tecnológico Robotiker, a seu lado, colocará toda sua experiência no design de um Sistema de Visão Artificial e no telecontrole das diferentes partes, tirando partido de toda sua experiência em simulação avançada e realidade virtual. Seu aporte tecnológico mais inovador, a tecnologia Wireless (sem fio), permitirá a comunicação, em tempo real, entre o nanorobô e o sistema de controle externo do microscópio eletrônico. Este Centro intervirá, igualmente, no desenvolvimento de microacionadores e microsensores, ligados ao nonorobô. Para este desenvolvimento há um financiamento de 5 milhões de euros. ( 1 euro = 0,88 dólares)
http://www.robotiker.es, 22 noviembre, 2001. (Tradução livre - OLA)
<< voltar para novidades
|