|
|
|
NOVIDADES
"Interruptor" fotônico é descoberto por pesquisadores canadenses.
|
Pesquisadores da Universidade de Toronto, Canadá, descobrem "interruptor", ligado à manipulação de fótons que poderá acelerar, significativamente, as pesquisas sobre os transistores ópticos. O "interruptor" permite a um fóton controlar a circulação de outros fótons, da mesma maneira que um transistor pode controlar a circulação dos elétrons. Tal descoberta, certamente, poderá fazer avançar as pesquisas relacionadas aos computadores quânticos.
Segundo o Prof. Aephraim Steinberg e Equipe, o "interruptor" funciona quando é enviado, sobre um cristal óptico especial, um feixe de alta potência e dois outros feixes mais fracos. Os pesquisadores se aperceberam de que quando dois fótons, provenientes dos dois feixes fracos, chegam ao cristal ao mesmo tempo, colidem e impedem um ao outro de passar através do cristal. Por outro lado, quando há apenas um fóton, este passa, o que permite o controle da passagem dos fótons através do cristal.
De acordo com o Prof. Steinberg, este "interruptor" poderá ser a base fundamental para desenvolver e tornar real a informática quântica.
Universidade de Toronto, Canadá, november 2001. (Tradução Livre - OLA)
<< voltar para novidades
|