NOVIDADES
Membrana de carbono para separação de gases
|
Um centro de pesquisa do CSIC, da Comunidade de Madri, desenvolveu e patenteou um novo procedimento de fabricação de membrana porosa para separação de gases. Trata-se de um filme polimérico poroso (2-3 mícrons de diâmetro de poro), aplicado sobre um substrato cerâmico tubular.
O procedimento de fabricação consiste na dissolução do polímero em um solvente apropriado, depositado a seguir na superfície do interior do tubo cerâmico. Posteriormente, o conjunto é seco e pirolisado. Em certos casos, a membrana pode ser oxidada entre 200 e 400 oC, em uma mistura de nitrogênio e oxigênio, durante 24 horas.
Tal membrana permite separar os gases de uma mistura, graças às diferenças de tamanho ou de afinidade de absorção das moléculas. Pode ser utilizada para a extração a alta pressão de hidrogênio, a partir de misturas de gás de refino (gás natural). A principal vantagem dessas membranas é que podem ser fabricadas utilizando-se materiais baratos (como resinas fenólicas, por exemplo), contrariamente a numerosos outros tipos de membranas.
CENEMES, Boletin "Difusión Tecnológica", Num. 133 - Febrero 2002. (Traduação/texto - MIA)
<< voltar para novidades
|