Transmissão de dados por laser: pesquisa de ponta na Universidade de Tarragona.

O Grupo de Pesquisa de Física e Cristalografia de Materiais, da Universidade Rovira i Virgili (URV), Tarragona, Espanha, coloca-se na vanguarda das pesquisas de transmissão de dados, graças a novos equipamentos de raios laser miniaturizados que permitirão, entre outras coisas, fabricar computadores mais rápidos.

O salto deu-se em virtude da síntese, feita pelo Grupo, de um material cristalino com até 100% de matéria ativa, o que possibilita o desenvolvimento de equipamentos de dimensões reduzidas, aumentando o campo de aplicação de comunicações com sinais luminosos por fibra ótica, substituindo as conexões eletrônicas.

Com o novo tipo de laser, abrem-se as possibilidades futuras das tecnologias de comunicação e informação, conforme Francesc Diaz, Coordenador do Grupo, que aponta para a utilização dos sinais luminosos como uma vantagem altamente significativa, uma vez que torna bastante elevada a velocidade de transmissão de dados.

O tipo de material desenvolvido na URV, enfatiza o Coordenador, pode gerar um tipo de raio laser que emite sinais azuis, de comprimento de onda menor que os vermelhos utilizados em equipamentos de CD e DVD. O armazenamento de dados tem, assim, sua capacidade triplicada! Pense-se, ainda, na dimensão dos equipamentos, que poderá ser reduzida ou, alternativamente, ter sua capacidade aumentada.

Atenta ao valor tecnológico e à importância econômica de seu produto, a URV já registrou uma patente nacional, estando em tramitação também a internacional. Ainda segundo Diaz, empresas alemãs do setor participam das negociações para a exploração da nova tecnologia. Informou o Coordenador que esse tipo de laser poderá ser colocado no mercado dentro dos próximos meses.

As revistas IEEE Quantum Electronics, Applied Physics Letters e Physical Review B., especializadas, publicaram os trabalhos - resultado das pesquisas realizadas na Universidade Rovira i Virgili -, e apresentados na "Conference on Lasers and Electrooptics CLEO 2002", em Long Beach, Califórnia.

La Vanguardia Digital, 30 Octubre, 2002. (Tradução/Texto - MIA)

Contato: http://www.urv.es