A Natureza aplaude o "Gol Verde" 2006!

Ciente de que, mesmo nos eventos esportivos, a preocupação com o meio ambiente deve ser uma constante, a FIFA vem de anunciar, para 2006, o primeiro evento esportivo sem efeito sobre o clima. Acaba de ser desenvolvido um conceito ambiental com objetivos quantificáveis de redução de emissões poluentes de qualquer natureza.

No último dia de março, em Frankfurt, por ocasião de uma conferência de imprensa, Franz Beckenbauer e Jurgen Trinttin, respectivamente presidente da organização da Copa do Mundo FIFA 2006 e ministro federal do meio ambiente fizeram, conjuntamente, a declaração.

O título: - "O 'Gol Verde' ('Le But Vert'; 'Green Goal') , - a caminho para uma Copa do Mundo FIFA 2006 sob o signo do desenvolvimento sustentável" - foi apresentado à imprensa.

Os quatro grandes eixos ambientais: água, lixo, energia e transportes serão cobertos pela iniciativa "Gol Verde".

Alguns exemplos atestam a grandeza do projeto:

• água - 42.000 m3 representam a necessidade de água para os estádios. Objetiva-se reduzir o consumo de água potável, utilizando-se 20% de água de chuvas, de superfície ou de poços artesianos;

• lixo - uma utilização amplificada do sistema "sem embalagem" prevê a redução da quantidade de lixo. A reciclagem é favorecida através de orientações endereçadas aos profissionais de alimentos (restaurantes, lanchonetes, etc.) e empresas de produtos derivados. É prevista igualmente uma gestão do lixo no interior dos estádios;

• energia - é potencialmente realizável uma economia de 20% de energia não renovável, graças a um emprego de novas fontes de energia renovável;

• transportes - objetiva-se um aumento de utilização de pelo menos 50% de transporte compartilhado.

O Projeto "Gol Verde" tem como meta neutralizar os efeitos da Copa do Mundo sobre o clima. A Copa do Mundo, não obstante as medidas tomadas em favor do meio ambiente, deverá "contribuir" com a emissão de aproximadamente 100.000 toneladas de gás de efeito estufa no país. Dado isto, tais emissões deveriam (deverão) ser compensadas através de investimentos visando à proteção do clima. Depreende-se daí que "a Copa do Mundo FIFA 2006 deveria (deverá) ser a primeira grande organização esportiva mundial, sem efeito sobre o clima. Propostas concretas de compensação deverão ser apresentadas no decorrer do ano".

IDW, March 31, 2003. (Tradução/Texto - MIA)