Contrato de pesquisa milionário envolvendo bioetanol - 35 milhões de euros -, é firmado pela ABENGOA com os Estados Unidos.

A ABENGOA, multinacional sevilhana (Espanha), acaba de assinar, com o Departamento de Energia americano, um programa de P&D relativo à bioenergia.

Dentre os objetivos do programa estão: i) aumento do rendimento de etanol, por meio da transformação e da fermentação de amido residual e da fibra vegetal contida no chamado DGS - mistura de grãos e de caules de milho destilados; ii) transformação em etanol de resíduos agrícolas de milho e iii) melhoramento das características protéicas do novo DGS e da eficiência energética do processo.

A Abengoa Bioenergia I+D, filial da ABENGOA estará, durante quatro anos, encarregada da coordenação do projeto. Trabalhará, em colaboração com a Novozymes Northamerica, buscando o desenvolvimento e a otimização de enzimas para a hidrólise da celulose; com a VTT, sociedade finlandesa, atuará na direção do desenvolvimento de biocatalisadores e com o Laboratório Nacional Americano de Energias Renováveis visará ao pré-tratamento da fibra contida nos DGS.

Ao longo desse projeto, a ABENGOA transferirá os resultados de seus últimos trabalhos de pesquisa (obtenção de novas enzimas e biocatalisadores permitindo a produção de etanol a partir de cereais e biomassa), a fim de colocar em funcionamento procedimentos que utilizem o milho (grãos e biomassa) para a produção do etanol.

A ABENGOA, ao que tudo indica, caminha mais e mais rumo ao sucesso. Com um capital superior a 500 milhões de euros realizou, só em 2002, um montante de negócios de 1.500 milhões de euros, obtendo um lucro de 43,5 milhões.

ABC, 22 Mayo, 2003. (Tradução/Texto - MIA)