Trigésima tese produzida no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp.

Foi defendida no Instituto de Química da Unicamp, no dia 11 de agosto p.p., a tese de doutorado: "Obtenção de Matrizes Inorgânicas via Cristais Coloidais e sua Posterior Aplicação na Preparação de Compósitos", de autoria de Carla Veríssimo. Participaram da Banca de Avaliação os Professores: Maria Domingues Vargas (Universidade Federal Fluminense); Antonio S. Mangrich (Universidade Federal do Paraná); Yoshitaka Gushikem (Universidade Estadual de Campinas); Celso Aparecido Bertran (Universidade Estadual de Campinas) e Oswaldo Luiz Alves (Presidente e Orientador da tese).

O trabalho envolveu a produção de sólidos inorgânicos macroporosos, através das técnicas de modelagem por emulsão e modelagem via látex. Tais processos consistem na preparação de gotículas de um líquido (com estreita distribuição de tamanho), suspensas em um líquido imiscível ou esferas de látex altamente organizadas, que são submetidas ao processo sol-gel. Após as etapas de hidrólise, secagem e tratamento térmico são obtidos sólidos que contêm uma alta organização tridimensional dos poros: uma espécie de "negativo" do molde utilizado. Assim, foram produzidos materiais macroporosos de SiO2, TiO2 e ZrO2.

Com estas matrizes foram obtidos compósitos com semicondutores da família II-VI. Tais compósitos apresentam absorções dentro da região do espectro visível, sendo que, no caso do material TiO2/CdS, abrem-se enormes possibilidades para aplicação em fotocatálise ambiental, usando-se iluminação proveniente da luz solar.

Estudos com outros sistemas prosseguem no LQES. Os resultados deste trabalho estão em processo de patenteamento.

LQES News, número 40, 16 de agosto de 2003. (MIA)