O "sangue" que vem do mar. Os doadores não são nem mamíferos nem peixes : são vermes da areia !

Por décadas a biomedicina vem buscando um meio de sintetizar o sangue humano, visando suprir de maneira adequada serviços de emergência e salas de cirurgia. Os resultados, contudo, têm sido pobres.

Abandonando as tentativas de replicar o sangue em seus complexos componentes, esforços em pesquisa começam a orientar-se para o desenvolvimento de moléculas capazes de reproduzir as funções primárias do sangue, transporte de oxigênio, etc. Recentemente, tais esforços vêm sendo focados em particular sobre derivados da hemoglobina humana ou animal. Observa-se que a última, quando extraída, perde sua eficácia, tendo o hábito danoso de infiltrar-se nos rins e causar sérios problemas.

Cientistas do CNRS/Universidade de Paris/Estação Biológica Roscoff vêm seguindo novo rumo: têm feito transfusão em ratos e camundongos com uma substância baseada na hemoglobina extraída de vermes da areia (Arenicola marina).

Valendo-se de pesquisas realizadas num dos laboratórios do INSERM que estudou a hemoglobina de vermes, o laboratório Roscoff observou ser a molécula em questão notavelmente robusta depois da extração, sendo aproximadamente cinqüenta vezes maior que a molécula de hemoglobina humana, fato que impede sua penetração no tecido renal. Tal penetração não foi observada em testes in-vivo.

Os testes com animais continuam, tendo sido requerida uma patente sobre o processo. Já com seres humanos, os testes estão previstos para serem realizados entre três e cinco anos. Nesse meio tempo, uma equipe de cientistas ocupa-se em explorar um caminho paralelo. Estuda o genoma do verme da areia e espera identificar os genes responsáveis por secretar a proteína, como um meio para algum dia ser possível realizar a engenharia genética de sua hemoglobina.

O laboratório do INSERM, responsável pela idéia de pesquisar o verme da areia, é o mesmo que, há alguns anos, foi bem-sucedido na síntese da hemoglobina de tipo humana a partir do tabaco transgênico.

L 'Expansion, 01 Septembre, 2003. (Tradução/Texto - MIA)