|
|
|
NOVIDADES
Luz controla memória de forma de plástico.
|
Um grupo de pesquisa sob a direção do professor Tomiki Ikeda, do Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão), acaba de desenvolver um filme plástico com características surpreendentes: pode dobrar-se, retomando depois sua forma original, bastando simplesmente que seja exposto a diferentes tipos de luz.
Os pesquisadores modificaram um derivado de polímero contendo grupamentos azobenzeno utilizados tradicionalmente nos cristais líquidos. Quando uma porção considerável desse plástico é exposta a raios ultravioleta, dobra-se em apenas dez segundos. Ajustando-se a incidência da fonte de luz sobre o filme plástico, o ângulo de curvatura pode, então, ser controlado. Uma exposição do material a fontes de luz mais tradicionais - luz fluorescente, por exemplo -, faz com que o mesmo retorne a sua forma original.
Caso esse material possa ser aplicado a sistemas de transmissão, novos sistemas mecânicos operando sem fonte de energia ou sem motor poderão surgir. O polímero poderia, então, conforme os pesquisadores, ser usado em sistemas de transmissão para aplicações tais como robôs miniaturizados e, ainda, nos mecanismos de controle dos endoscópios.
Nikkei Weekly, September, 09, 2003. (Tradução/Texto - MIA)
<< voltar para novidades
|