Pesquisa realizada no LQES é capa de importante revista de ciências de materiais.

O número de março da conceituada revista Journal of Materials Science (JMS), publicada pela Editora Kluwer, traz como artigo de capa trabalho realizado no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp, de título: "Preparation and Characterization of New Niobophosphate Glasses in the Li2O-Nb2O5-CaO-P2O5 System".

Além da fabricação dos vidros e de exaustiva caracterização de suas propriedades estruturais, térmicas, ópticas e de durabilidade química, os autores Ítalo O. Mazali, Oswaldo L. Alves e Luiz C. Barbosa, os dois primeiros do LQES e o outro do Laboratório de Materiais Vítreos, do Instituto de Física, também da Unicamp mostraram que pós compactados de tais vidros, quando tratados por 2 min em temperatura de 745 ºC, apresentam não só o fenômeno de amolecimento como também a coalescência das partículas, com a exibição dos famosos "pescoços". Exatamente este efeito é mostrado na capa do JMS, apresentada abaixo.

As propriedades destes materiais abrem possibilidades de aplicação em dispositivos ópticos, precursores para vitrocerâmicas porosas e obtenção de peças sinterizadas com diferentes formatos. Os direitos deste trabalho estão salvaguardados, através de patente já depositada pela UNICAMP.

LQES NEWS Ano III - nº 54 - 01 de abril de 2004.

Nota do Managing Editor: O presente trabalho fez parte da Tese de Doutoramento do Dr. Ítalo O. Mazali, defendida no Instituto de Química da Unicamp, em dezembro de 2001, sob orientação do Prof. Oswaldo L. Alves. Conheça as patentes do LQES em LQES Patentes.