Aço e alumínio poderão perder terreno para os novos plásticos ?

O aço e o alumínio poderão vir a ser substituídos, com vantagens, na indústria automobilística, não apenas em termos econômicos mas também ecológicos. Trata-se de um novo procedimento desenvolvido pela empresa Esoro, que se valeu da transferência de tecnologia do Centro de Tecnologia de Estruturas, da Escola Politécnica Federal de Zurique (Suíça). O procedimento em questão permite fabricar elementos plásticos reforçados por fibras e particularmente resistentes.

A leveza da construção, na indústria automobilística, reveste-se de significado crescente, razão pela qual têm a preferência os materiais de baixa densidade e que apresentam rigidez e uma resistência específica alta. Os materiais sintéticos reforçados por fibras têm o potencial necessário para satisfazer as exigências tanto mecânicas quanto funcionais.

No reforço com fibras são utilizados dois tipos de plásticos. Os denominados termoplásticos, cujo custo é mais baixo, a fabricação mais rápida e que apresentam a vantagem de serem reciclados com maior facilidade, e os chamados durômeros, que se caracterizam por possuírem propriedades mecânicas muito boas.

A primeira escolha para a produção automobilística recai sobre os termoplásticos reforçados com fibras longas, que serão utilizados na fabricação de elementos de superfícies amplas, destinados a suportar cargas importantes. Os procedimentos usados na fabricação dos termoplásticos são bastante eficazes e suas propriedades atestam suas qualidades. E, como se não bastasse a alta performance dos mesmos, de quebra têm, ainda, um bom poder amortecedor.

TechnoScop - Consultado em Abril, 2004. (Tradução/Texto - MIA)

Informações adicionais : http://www.esoro.ch