Pré-lançamento do livro Neoquímica, na Bienal do Livro de São Paulo.

A tradução da obra de The New Chemistry, editada originalmente em inglês pela química e escritora independente, de ciência, Nina Hall, teve o seu pré-lançamento com o título NEOQUÍMICA na XVIII Bienal Internacional do Livro de São Paulo, encerrada na semana passada.

No Brasil, a obra foi lançada pela Editora Bookman/Artmed, de Porto Alegre, e teve como tradutores os Professores Paulo Sérgio Santos (Instituto de Química da USP e Instituto do Milênio de Materiais Complexos), Oswaldo Luiz Alves (Instituto de Química da UNICAMP e Instituto do Milênio de Materiais Complexos), Célio Pasquini (Instituto de Química da UNICAMP e Instituto do Milênio de Materiais Complexos) e Gianluca Camillo Azzellini (Instituto de Química da USP). Os dois primeiros responderam também pela coordenação.

Em seus 17 capítulos são apresentados os mais diferentes aspectos da Química, indo desde a descoberta de novos elementos e de técnicas sintéticas até o projeto de drogas e materiais. Os autores são os químicos mais importantes do mundo em sua área de atuação. A obra conta também com a contribuição de diversos ganhadores do Prêmio Nobel e é fartamente ilustrada, com fotografias e diagramas explicativos.

Dois aspectos únicos marcam a realização desta obra no Brasil. O primeiro deve-se à participação de três pesquisadores-líderes do Instituto do Milênio de Materiais Complexos, o que estabelece a contribuição deste Instituto para este importante projeto editorial. O segundo aspecto está relacionado à iniciativa da Editora Bookman/Artmed de bancar o desafio de produzir este livro dentro do mais alto padrão gráfico existente no país, em termos do papel utilizado, impressão e do primoroso trabalho de ilustração. Outro aspecto importante: o preço! Realmente vale a pena!

Acreditam os Coordenadores da edição brasileira que "Neoquímica irá oferecer excelente oportunidade, não para mudanças curriculares, mas, acima de tudo, para a criação de um fértil terreno para mudanças conceituais. Uma certeza nos animou neste trabalho: o esforço não foi em vão!"

LQES NEWS, Ano 3, número 56, 02 de maio de 2004.

Nota do Managing Editor: Neoquímica pode ser adquirido nas boas livrarias especializadas ou diretamente no site da Editora Bookman/Artmed.