Controle de qualidade, à distância, pelo olfato.

O controle de qualidade de procedimentos de fabricação industrial poderá ser feito "de perto", mesmo que à distância, via nariz eletrônico conectado à Internet. O fabricante e vendedor do poderoso nariz é a empresa eSystems, criada por pesquisadores da Universidade de Barcelona (Espanha). Mas, e quando os processos de fabricação estão distribuídos por diversas fábricas? Não faz mal, o nariz dá conta do recado.

A empresa trabalha em duas frentes - alimentação e meio ambiente. Visa criar instrumentos que considera acessíveis à indústria (!!), com preços variando entre 17.000 e 28.000 dólares (50.000 e 82.000 reais). Uma multinacional agroalimentar, especializada em produtos fritos, está encarregada da realização dos testes iniciais. O óleo utilizado na fritura está saturado? Deve ser trocado? Pergunte ao nariz! Instalado no dispositivo de aspiração ele está apto a distinguir o momento exato da troca e avisar, via Internet, a um funcionário da empresa para que este efetue a troca no momento oportuno.

Os narizes eletrônicos são máquinas dotadas de detectores de gás, que reagem em presença de determinadas moléculas químicas. Imitam o funcionamento do olfato dos mamíferos. Em contato com as moléculas químicas, o nariz eletrônico emite um sinal, tratado por computador, que determina não apenas as substâncias presentes, mas também a proporção das mesmas.

O sistema conta também com um soft, baseado em inteligência artificial: um perito deve "instruir" o nariz eletrônico para que funcione adequadamente, cabendo a aquele que o utiliza a interpretação dos resultados fornecidos pelos detectores. A complexidade dos instrumentos desenvolvidos pela eSense Systems não é tão grande que necessite de engenheiros responsáveis. Os instrumentos são concebidos para aplicações concretas, que não requerem formação preliminar. Acrescido a isto está o fato de o nariz ser capaz de se autocalibrar, selecionando os melhores detectores para cada utilização.

Em se tratando de meio ambiente, o nariz poderá ter mil e uma utilidades, principalmente no controle da qualidade do ar, quer seja em espaços abertos ou fechados. Maus odores, ou emissões de gases tóxicos provenientes de determinados prédios, ou mesmo de toda a cidade, podem ser detectados por este sistema.

El Pais Digital, 12 Febrero de 2004. (Tradução/Texto - MIA)