|
|
|
NOVIDADES
Ciclo do nitrogênio no diagnóstico de ecossistemas.
|
O conjunto de relações entre os diversos componentes de um meio ambiente, o ecossistema, conta agora com um meio eficaz para diagnóstico. Isso graças a cientistas do Instituto Siberiano de Fisiologia e de Bioquímica das Plantas, da antena siberiana da Academia de Ciências da Rússia, em Irkoutsk.
É sabido que a avaliação do estado de um ecossistema consome não só bastante tempo, mas tem também que contar com um contingente considerável de mão-de-obra. Isso, agora, é passado! O novo procedimento é baseado sobre o ciclo do nitrogênio, cuja trajetória é seguida graças a átomos marcados, particularmente isótopos radioativos.
Qual o mérito do novo método? Está na sua sensibilidade a todos os fatores que tocam o ecossistema. As terras agrícolas da zona de estepes da região do lago Baikal (Sul da Sibéria, Rússia), cujo teor do solo em fluoretos e metais pesados é altíssimo, ultrapassando várias vezes a concentração máxima admitida, foi o palco das experiências. Os pesquisadores concluíram que sendo dada a oportunidade de se restaurar, esses ecossistemas poderão, dentro de alguns anos, recuperar o equilíbrio inicial perdido.
Rossiiskaia Gazeta (Rússia), July, 2004. (Tradução/Texto - MIA)
<< voltar para novidades
|