Em escala nanoscópica, o ouro não resiste : torna-se magnético.

Em escala nanoscópica, o comportamento dos materiais pode variar. Atentos a esse significativo "detalhe", pesquisadores do Instituto de Materiais de Sevilha, do Instituto de Pesquisas Químicas e do Instituto de Magnetismo Aplicado, todos na Espanha, acabaram de descobrir que, em escala nanoscópica, o ouro "assume" uma das características do ferro: torna-se magnético.

O tamanho de um material influi em suas propriedades físicas. Assim, dimensões muito reduzidas são diferentes daquelas observáveis no mesmo material em estado maciço (bulk). As propriedades magnéticas dependem diretamente de estados eletrônicos do material, e estes se vêm profundamente modificados em escala nanoscópica. A isto se dá o nome de "efeitos quânticos de tamanho".

Ferro, níquel e cobalto são materiais que, à temperatura ambiente, apresentam um magnetismo espontâneo. Até o momento, não se podia dizer o mesmo do paládio e do ouro. Contudo, pesquisadores espanhóis observaram que ambos apresentam o mesmo comportamento, ou seja, são igualmente magnéticos à temperatura ambiente.

No entanto, realmente surpreendente é o caso do ouro, pois, tratando-se de um metal diamagnético - com susceptibilidade magnética menor que 1, sendo repelido por um ímã -, apresenta propriedades totalmente opostas àquelas de um metal magnético. No entanto, frente a partículas de ouro de aproximadamente um nanômetro, os pesquisadores puderam observar que as mesmas apresentam um magnetismo permanente à temperatura ambiente.

Tal descoberta pode resultar em aplicações diretas, em curto prazo, principalmente no domínio da memória magnética e em Medicina - RMN, transporte de moléculas farmacêuticas específicas, etc. E as possibilidades não param por aí, uma vez que os átomos de ouro superficiais podem se unir a um átomo de enxofre que, por sua vez, pode servir de ancoradouro para cadeias orgânicas como os açúcares ou as proteínas.

A interação com o enxofre, no caso das partículas de ouro, é que irá modificar os estados eletrônicos provocando, assim, o surgimento do magnetismo. Conseqüentemente, são magnéticas as partículas de ouro capazes de transportar moléculas orgânicas.

El Pais Digital, 07de Julio, 2004. (Tradução/Texto - MIA)