Limpar vidros não será mais problema.

Se a limpeza de vidros pode, algumas vezes, oferecer restrição ao uso do mesmo, um novo agente limpador "arregaça as mangas" e se dispõe a resolver o problema: o sol! É claro que a limpeza vai depender muito do vidro utilizado. Se for o "Pilkington Activ Glass", o negócio está resolvido. Trata-se de um novo tipo de vidro autolimpante, que utiliza o sol para manter-se limpo.

O "Pilkington Activ Glass" possui um revestimento nanoscópico de óxido de titânio microcristalino que reage à luz. A luz solar provoca sobre a película uma reação que produz a quebra das partículas gordurosas, sem necessidade do uso de detergente. A água, em contato com o vidro, cria um efeito hidrófilo e acaba carregando as partículas sujas em sua passagem.

O óxido de titânio microcristalino, conhecido por seu uso, em forma de pó, nos cremes dentais, na indústria agro-alimentícia e nos protetores solares, é usado no novo vidro sob a forma de uma fina camada, de 15 nanômetros, que não vai interferir com a transparência do vidro. Mais de 10 anos de pesquisa sobre as propriedades de filmes finos foram necessários para que se chegasse a essa inovação, dos quais 5 a 7 anos para a produção industrial desse tipo de vidro.

A nova tecnologia trabalha em favor do meio ambiente, uma vez que evita a utilização intensiva de detergentes poluidores. Além disso, contribui para diminuir a freqüência de lavagens, com economia de tempo e dinheiro. Isso sem contar com um grande ganho na redução do número de quedas anuais, acidentes que poderão ser reduzidos com o uso dos novos vidros.

AlphaGalileo, June 08, 2004. (Tradução/Texto - MIA)