Vem aí o forno de microondas que "queima" gorduras.

Disposta a ir ao encontro dos mínimos desejos dos consumidores de seus produtos, espalhados pelo mundo, a Sharp não vacila. Que tal atender aos anseios daqueles que, mesmo usando e abusando do microondas, acham que este poderia oferecer um pouquinho mais? E pode mesmo, diz a empresa. Talvez não só um pouquinho, mas muito! Ainda mais quando esse "plus" está ligado diretamente à saúde, a Sharp, com um só tiro, acaba "emagrecendo" o consumidor e, por tabela, "engordando" a própria receita!

Itsuro Kato, responsável pela divisão de aparelhos domésticos do braço japonês da empresa, quando do lançamento, na segunda quinzena de agosto, de um forno microondas "antigordura", declarou - o que já sabemos -, que a obesidade vem se tornando um problema mundial dos mais sérios.

Kato explica o "princípio benfeitor" do super forno, dizendo tratar-se da associação de uma produção de condensação e de calor por convecção a um calor tal que as gorduras são liquefeitas, evaporando-se do alimento em um curto espaço de tempo. As microondas do forno geram um vapor próximo dos 300 oC, temperatura suficientemente alta para promover a fusão das gorduras e reduzir o teor de óleo e sal de alimentos como a carne bovina, o frango, o peixe e outros.

E quanto a legumes e verduras, o forno não deixa por menos: interfere na conhecida perda de vitamina C, reduzindo-a. Nada mal para a saúde!

Segundo a Sharp, as vantagens do microondas "antigordura" não param por aí. O mesmo pode eliminar oito vezes mais gordura de, por exemplo, um bife de carne bovina de 200g, quando cozido em panela; nada mais nada menos que 13% de calorias. Em 100g de filés de cavala, peixe bastante "gordo", o preparo no superforno permite eliminar 19% de gorduras, contra 12% se preparado sobre uma grelha.

"Terror das gorduras", agora em setembro o eletrodoméstico já pode ser encontrado no Japão por 126.000 ienes (cerca de 3.350,00 reais). Os mercados estrangeiros ainda precisarão aguardar um pouco. Daqui a março de 2008, a Sharp espera que as vendas mundiais atinjam as 500.000 unidades.

Reuters, 23 août, 2004. (Tradução/Texto - MIA)