NOVIDADES
Novo uso da radiação no infravermelho.
|
Nova nanotecnologia óptica no infravermelho acaba de ser desenvolvida por pesquisadores do Instituto Max-Planck de Bioquímica (Alemanha). Pertencentes ao grupo "Nano-Photonics", os pesquisadores encontraram um novo uso para a luz infravermelha em nanoanalítica e técnicas de armazenamento de dados. Valendo-se da fotônica (de fótons), os pesquisadores passaram a considerar novas aplicações da luz infravermelha.
Em artigo publicado pela revista especializada "Nature Materials" (01 de setembro de 2004), os pesquisadores revelam ter conseguido, com resolução nanoscópica, analisar a qualidade de cristais, com o auxílio de luz infravermelha. Revelam, ainda, que tais resultados permitem construir unidades de armazenagem de luz infravermelha, com uma densidade de armazenamento superior àquelas dos DVDs atuais.
Conforme os pesquisadores, a fotônica de fótons, logicamente, não pára por aí! O potencial da mesma é bem maior: cristais nanoestruturados poderão ser utilizados como minúsculos detectores infravermelhos ou como guias de onda e interruptores nos futuros supercomputadores baseados na óptica do infravermelho.
IDW, August 08, 2004. (Tradução/Texto - MIA)
<< voltar para novidades
|