Nanotubos de carbono monodimensionais.

Os nanotubos de carbono monodimensionais têm sido alvo de interesse constante dos pesquisadores do Instituto de Física, da Academia de Ciências da China, os quais têm feito progressos altamente significativos.

O Professor Wang Enge, juntamente com seu aluno, Zhong Dingyong, em trabalho em colaboração com o grupo de pesquisa do Professor Xu Ningsheng, da Universidade Sun Yat-Sem, levaram a cabo estudos teóricos e experimentais acerca dos mecanismos físicos responsáveis pela inicialização do processo de quebra das simetrias de um nanotubo de carbono simples, durante a emissão de campo. A fuga térmica, segundo puderam constatar os pesquisadores, é um desses mecanismos.

Estudos sistemáticos sobre a fotoluminescência dos nanotubos de carbono, pela utilização de microscópios ópticos de campo próximo, foram realizados pelo Professor Wang, em colaboração com um grupo de pesquisa da Universidade de Ciências e Tecnologias de Hong Kong, liderado pelo Professor Xiao Xudong. Os pesquisadores puderam, então, observar uma forte polarização da fotoluminescência visível dos nanotubos de carbono.

Assim, correlacionando com a absorção e o espectro Raman, os pesquisadores identificaram os tubos (3,3) e (4,2) como sendo os responsáveis pelos picos de fotoluminescência em, respectivamente, 2,6 eV e 1,7 eV.

Site da Academia de Ciências da China, consultado em outubro de 2004. (Tradução/Texto - MIA)

Veja mais:

Nanotubos de carbono batem novo recorde de condutividade elétrica.

Nanotubos de carbono com dupla parede: uma semicondutora, outra condutora.

Nanotubos podem ser interessante alternativa para detectar substâncias tóxicas.

Nanotubos de carbono usados como filamentos de lâmpadas.

Os nanotubos "reacendem" velho sonho: um elevador para o espaço.