Osso artificial esponjoso abre grandes perspectivas para transplantes ósseos.

Não apenas ortopedistas estão eufóricos, mas todas as especialidades médicas compartilham dessa euforia. Afinal, criar ossos verdadeiros a partir de ossos artificiais não é daquelas realizações absolutamente previsíveis e que se dão a curtos intervalos de tempo. Foi necessária muita pesquisa, trabalho árduo e a expertise de um grupo de pesquisadores japoneses para desenvolver um osso artificial esponjoso.

Algumas das características do novo material são surpreendentes: trata-se de um osso que pode ser cortado com tesoura; pode deslocar-se, com facilidade, no interior do corpo e que pode se fixar ao tecido ósseo existente, a fim de facilitar o nascimento - algumas vezes em poucos meses -, de um novo osso. Esse, agora, verdadeiro!

Feito de cristais de hidroxiapatita (fosfato de cálcio) e de colágeno, o osso artificial esponjoso poderá libertar os doentes da dor provocada por um transplante ósseo. Todo o desenvolvimento do novo osso foi realizado numa colaboração entre a Pentax (fabricante japonês de equipamentos de precisão) e algumas universidades.

O porta-voz da fabricante informa que a empresa pretende colocar o produto no mercado em finais de 2007, início de 2008, o mais tardar. Segundo ele, um osso de dois centímetros, transplantado no corpo de um cão, em três meses deu lugar a um osso verdadeiro.

Acrescenta o porta-voz: "Como o tecido ósseo possui um metabolismo em constante evolução, um novo osso cresce no lugar do osso artificial esponjoso (...) até o destruir". Atualmente são utilizados ossos artificiais, feitos de material cerâmico. Contudo, tais ossos carecem de uma propriedade química, que se constitui na principal característica do novo material. Contrariamente a este, não desaparecem em proveito dos ossos verdadeiros!

Agência France Press, consultado em dezembro de 2004. (Tradução/Texto - MIA)