Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Roupas comunicantes : era só o que faltava !

No segundo semestre de 2005, os amantes de esqui poderão contar com uma linha de roupas de lazer, que integrarão as tecnologias de telefonia celular e de música digital. Pelo menos, é isso o que promete a Motorola, uma das empresas americanas líderes no mercado de telefones celular.

Em parceria com a Burton (Grã-Bretanha), fabricante de roupas, a empresa desenvolveu roupas e capacetes para a prática de esqui. As roupas contarão com um espaço acolchoado, reservado para receber um telefone celular Motorola e um leitor de MP3, e também um aparelho com entradas de áudio, que permitirá ao usuário controlar a música e as chamadas telefônicas emitidas e recebidas. O som sairá por alto-falantes alojados no capuz. Uma ligação tipo Blue Tooth - norma de rede local, sem fio, descentralizada, permitirá a transmissão de dados entre estes diferentes elementos.

O preço das roupas em desenvolvimento e o montante de investimentos previstos não são revelados por nenhuma das duas empresas. Em dezembro passado, a Motorola perdeu para a Sul-Coreana Samsung o segundo lugar mundial na produção de telefones celulares. Acreditam os analistas que o novo projeto não vise a um crescimento da venda de celulares.

Segundo Neil Strother, da empresa de estudos In-Sat MDR (EUA),"eles tentam se aproximar da geração ascendente". Estimam que a venda desse tipo de roupas poderá vir a representar de 1 a 3% das vendas de combinados Motorola. "Isso, afinal, faria da Motorola a número 1?". Strother, embora não acredite muito, diz que isso não poderá fazer mal algum. "Poderá, além de uma moda, tornar-se uma tendência", acrescenta ele.

Mas, como um acordo entre grandes parece atrair outros grandes, o acordo com a Burton oferece a Motorola a possibilidade de promover uma outra parceria, aquela concluída com a Apple Computer (EUA), em julho, para o desenvolvimento de uma versão mais leve do módulo gerenciador de música iTunes, destinado a ser instalado em alguns modelos da Motorola.

Reuters (www.reuters.com), consultado em janeiro de 2005 (Tradução/Texto - MIA).


Veja mais:

Cardíacos podem buscar socorro nas próprias roupas.

<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco