Carne de porco orgânica : pesquisadores dão o alerta !

A toxoplasmose, infecção congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, pode afetar o homem, outros mamíferos e aves. Incidindo sobre o sistema nervoso central, pode levar à cegueira e mesmo à morte.

Alertam pesquisadores da Universidade de Wageningen (Holanda), especializada em agricultura, para que a carne de porcos produzidos de maneira orgânica pode ser um veículo transmissor. Em pesquisa realizada em um abatedouro, os pesquisadores detectaram o parasita em 2,9% dos porcos de fazendas orgânicas, contra nada nos porcos comuns. Por ano, aproximadamente 250 pessoas são afetadas pelo parasita.

Os atingidos apresentarão febre ou uma infecção ocular que poderá conduzir à cegueira. Mulheres grávidas, se atingidas, poderão vir a perder seu bebê. Pessoas debilitadas também são alvos fáceis desse protozoário, daí devem ser particularmente vigilantes.

Os porcos oriundos da criação orgânica contraem o parasita comendo os ovos encontrados em excrementos de gatos doentes ou errantes. Os pesquisadores pressionam para que sejam intensificadas as inspeções.

O Ministério da Agricultura aguarda as recomendações da Autoridade Para a Segurança Alimentar, que orientará os consumidores no sentido de que um forte aquecimento da carne (por cozimento, assada ou frita) é suficiente para eliminar o parasita.

Mas, como "o seguro morreu de velho", é bom não vacilar, mesmo sabendo que nossos porcos não são holandeses!

NIS News Bulletin (www.nisnews.nl), consultado em janeiro de 2005 (Tradução/Texto - MIA).