Óxido de cério como aditivo : melhor rendimento do ciclo termodinâmico e abaixamento da temperatura de combustão.

A "start-up", especializada em nanotecnologia, Oxonica, é a empresa que comercializa o Envirox, uma nova geração de aditivo para combustível, desenvolvida por pesquisadores de Oxford (Grã-Bretanha).

O conjunto dos 7.000 ônibus do Stagecoach Group, empresa que opera de Highlands, na Escócia, até o Sudoeste da Inglaterra, fará uso do aditivo de combustível. O produto foi testado sobre mais de mil veículos na Inglaterra, em 2004, pela Stagecoach, que assinara um contrato com uma filial da Oxonica, a empresa Cerulean International Ltd.

Após terem realizado uma avaliação comercial, por 12 meses, em Londres e no Noroeste da Inglaterra, os resultados observados foram uma diminuição de mais de 5% do consumo de combustível, além de uma redução das emissões nocivas ao meio ambiente.

O aditivo em questão utiliza a técnica de catálise à base de óxido de cério. As razões da diminuição do consumo de combustível são: de um lado, o óxido de cério modifica o perfil de combustão, permitindo um ciclo termodinâmico que realiza mais trabalho para uma quantidade de gasolina equivalente; de outro lado, o óxido de cério diminui a temperatura de combustão dos combustíveis fósseis. Assim, há uma diminuição dos depósitos de carbono sobre as paredes do motor, o que faz com que o mesmo possa operar no máximo de sua capacidade.

Oxford University, consultado em 24 de fevereiro de 2005 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: Oxonica Ltd. é uma empresa especializada em Nanotecnologia, sediada na Grã-Bretanha, tendo iniciado suas atividades em 1999. A empresa está interessada no desenvolvimento e na comercialização de vários produtos e serviços ligados à nanotecnologia, originalmente desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Oxford. Informações sobre a empresa podem ser obtidas em www.oxonica.com.