Químicos de olho na gordura.

A indústria alimentar está frente a um grande desafio: substituir os ácidos graxos trans artificiais, tornados altamente indesejáveis, em muitos de seus produtos. Como transpô-lo? A química promete vir - e vem -, em socorro!

O segundo país do mundo a proibir tais ácidos nos produtos é o Canadá. Químicos da Universidade de Sherbrooke, liderados por Hugues Menard, não medem esforços para colaborar na mega-empreitada: estão desenvolvendo um método que permitirá hidrogenar parcialmente certos ácidos graxos para, assim, torná-los semi-sólidos, evitando a formação de gorduras trans. Para tanto, trabalham sobre o ácido linoléico (um ácido graxo essencial, poliinsaturado, líquido, incolor, presente em diversos óleos vegetais), da família dos ômega 3 e ômega 6.

Os pesquisadores procedem hidrogenando, por eletrocatálise, uma das duplas ligações da cadeia de ácidos graxos poliinsaturados, sem gerar ligações trans.

O processo de hidrogenação de ácidos graxos essenciais já existe, é claro. Porém, o controle do mesmo deixa a desejar, uma vez que o resultado ainda apresenta uma certa proporção de gorduras trans.

A equipe de Menard trabalha na concepção de catalisadores seletivos, que só hidrogenarão as duplas ligações desejadas. As matrizes utilizadas são feitas de alumínio ou de silício, na superfície das quais são enxertados materiais orgânicos adsorventes, que irão adsorver apenas as moléculas desejadas, garantindo, assim, o controle perfeito da hidrogenação.

Os mecanismos fundamentais do procedimento não estão ainda totalmente dominados e a equipe, agora, trabalha para determinar se a espessura desse adsorvente atua efetivamente sobre essa seletividade.

Science Presse, Mars, 2005 (Tradução/Texto - MIA).