De que rato estamos falando : do mamífero roedor ou do mouse ?

Dois pesquisadores romenos, Anne Marie e Dan Caragea, vivem há 15 anos em Portugal e parece que resolveram "tirar o sono" de muitos proprietários de jornais, além de bagunçar (um pouquinho, é claro!) a vida de alguns professores de literatura.

O casal desenvolveu um motor de pesquisa semântica, em português, o Tropes, que permite, por exemplo, analisar o conteúdo de um romance em alguns segundos. Isso mesmo - o conteúdo, pois se trata de um motor de pesquisa semântica.

O Tropes teve sua primeira versão comercializada em 1994, em outros idiomas, e obteve, no meio universitário, bastante sucesso na Espanha e França. O motor permite, em poucos segundos, que sejam encontrados os textos que respondem a uma questão precisa de conteúdo.

Já existe em Portugal uma versão em português do Tropes e, através da incubação da empresa Cyberlex ao Tagus Park de Lisboa os pesquisadores pensam comercializar o produto em Portugal.

Aliás, em 2004, o Tropes recebeu o Prêmio da Fundação Marquês de Pombal para Inovação e Tecnologia. Os autores visam o mercado de análise cognitiva de conteúdos. Assim, os empresários donos de jornais, revistas, etc., que se cuidem (ou tirem bom partido disso!), pois Anne Marie e Caragea querem desenvolver aplicativos capazes de medir o efeito do discurso da imprensa e de discursos políticos sobre a opinião pública. E mais: é um "instrumento de espionagem política por excelência", dizem eles.

Mas, tecnologicamente, o que estaria por detrás de tudo isso?

Esse motor de pesquisa semântica, conforme seus autores revelam, memorizou numerosos dicionários e sua análise morfossintética (sic) lhe permite identificar a categoria morfológica de todas as palavras incluídas em um texto, seja ele curto ou longo.

A margem de erro com a qual trabalha o motor é pequena: em média 2%. Assim, tendo que decidir em um texto no qual figura a palavra rato, "de que rato se trata, afinal?", o contexto é quem decidirá se é o rato, mamífero roedor, um animal, portanto, ou o rato (mouse) do computador.

Diário de Notícias (Portugal), http://dn.sapo.pt, consultado em fevereiro de
2005 (Texto Expandido - MIA).