Pós-graduando do Departamento de Física da UFC (Universidade Federal
do Ceará) tem trabalho premiado no último congresso da Materials
Research Society (USA).

Eduardo B. Barros, atualmente fazendo estágio sanduíche no MIT- Massachusetts Institute of Technology (EUA), com bolsa da CAPES, teve seu trabalho premiado no último congresso da MRS - Materials Research Society (EUA), ocasião em que recebeu o prêmio de "Outstanding Paper".

O Congresso da MRS é um fórum de grande prestígio internacional e reúne os principais cientistas do mundo que trabalham com pesquisa básica e aplicada em materiais.

O trabalho consistiu no estudo do "carbon foam", material carbonoso com 98% de porosidade e que apresenta excelente condutividade térmica. Trata-se de um sistema de densidade muito baixa e com promissoras aplicações na indústria aeroespacial.

O trabalho, intitulado "Raman spectroscopy of graphitic foams", vale-se de uma técnica espectroscópica (espectroscopia Raman) para estabelecer as propriedades estruturais desses materiais e obter informações que explicam os altos valores de condutividade térmica específica.

Analisando o modo de vibração associado à presença de defeitos na estrutura cristalina, foi possível identificar no material regiões nas quais os planos de grafite não estão alinhados (estrutura 2D) e regiões em que estão altamente ordenados (estrutura 3D). As regiões bem ordenadas respondem pelos altos valores de condutividade térmica observados no "carbon foam".

O entendimento das propriedades de condução de calor nesses materiais foi outra contribuição importante deste estudo. O trabalho será publicado nos próximos números da revista Physical Review B.

LQES NEWS, Ano IV, Número 78, 16 de abril de 2005.