|
|
|
NOVIDADES
Nitreto de gálio amplia espaços para a nanoeletrônica.
|
A diferença entre a eletrônica convencional e os semicondutores spintrônicos está no fato que, para os últimos, além da carga do elétron, o spin deste tem uma influência sobre as características ópticas, elétricas e magnéticas. Os semicondutores spintrônicos podem integrar várias funções no mesmo componente e, assim, são um elemento fundamental na corrida para a miniaturização dos componentes.
As aplicações atualmente comercializadas estão baseadas em metais. Em compensação, a fabricação de semicondutores magnéticos não é fácil, porque os componentes têm propriedades físicas diferentes e não desejadas (passagem do estado ferromagnético ao estado paramagnético) à temperatura ambiente. A solução desse problema consiste em dopar o manganês (Mn) com diferentes impurezas magnéticas, tais como nitreto de gálio (GaN).
O projeto coordenado pelo Dr. Markku Sopanen (Universidade Tecnológica de Helsinque, Finlândia) logrou fabricar camadas finas de (Ga,Mn)N que conservam propriedades ferromagnéticas à temperatura ambiente. A temperatura Curie desse amálgama (Tc, temperatura acima da qual um material ferromagnético perde, de maneira irreversível, suas propriedades magnéticas) é bastante superior à temperatura ambiente, tornando possíveis, daqui para frente, aplicações práticas desses compostos.
Academia da Finlândia (www.aka.fi), consultado em 27 de abril de 2005
(Tradução - MIA).
Veja mais:
Laser semicondutor de GaN que emite no azul-violáceo
<< voltar para novidades
|