Estômago/intestinos livres de inflamações da mucosa.

A gastroenterite (ou gastrenterite) é uma inflamação simultânea da mucosa do estômago e do intestino que, se não socorrida a tempo, pode levar a um quadro sério, que rapidamente se agrava, vindo até mesmo a provocar a morte.

As causas de tal afecção são diversas, mas, na maior parte das ocorrências, são produzidas pela influência de micróbios e de substâncias tóxicas. Os sintomas são aqueles da enterite: dores no abdômen, diarréias, dores de cabeça, náuseas, vômitos, etc.

A verdade é que a gastroenterite causa um verdadeiro desconforto a quem é acometido por ela, e sérias preocupações aos pais, principalmente quando os atingidos são crianças.

Não é à toa que os laboratórios vivem correndo atrás de um remédio, não só inovador, mas também, na medida do possível, "solucionador" para o caso. Assim, a Merck americana acaba de depositar, junto a FDA (Food na Drug Administration) (EUA), um pedido de registro para uma vacina contra as gastroenterites a rotavírus (vírus em forma de roda).

À cada ano, a gastroenterite leva a óbito 500.000 crianças de menos de 5 anos. A FDA tem um prazo de 60 dias para estatuir. Os inventores já "marcam terreno", declarando que prevêem depositar dossiers também na Europa, Canadá, Austrália, México e, ainda, na Ásia e na América Latina, principalmente, no decorrer de 2005.

ROTATEQ é o nome de batismo da nova vacina oral, que compreende cinco sorotipos virais que correspondem à maioria das infecções a rotavírus no mundo. A comercialização da nova vacina será, seguramente, um grande avanço.

Mas... deve-se considerar que, não obstante ao verdadeiro benefício que tal vacina trará - principalmente na luta contra as diarréias infantis -, apenas uma política de saneamento eficaz contribuirá para que se reduza a incidência do mal.

Não só os sub, mas também os países desenvolvidos, lucrarão com o combate às gastroenterites virais. É bom que se saiba que, por exemplo, somente nos Estados Unidos são realizadas mais de 500.000 consultas médicas, resultando em aproximadamente 50.000 hospitalizações.

Merck Press Release, April 11, 2005 (Tradução/Texto - MIA).