Microscópio de força atômica para estudos em meios líquidos.

O estudo de amostras em meios líquidos não é, como é sabido, tarefa das mais fáceis. É mesmo, por vezes, impossível de ser realizada. Atentos ao fato, físicos da Universidade de Zhejiang, em Hangzhou (China), acabaram de desenvolver um microscópio de força atômica (AFM) para o estudo de amostras em ambientes líquidos.

Um AFM mede a força de interação entre a amostra e a ponta do cantilever de medida do microscópio e registra imagens com uma alta resolução espacial, da ordem do nanômetro. Acontece que a maioria dos AFM não é utilizável a não ser no ar ou no vácuo, e não é adaptada às amostras de origem biológica que necessitam ser conservadas em meio líquido.

Apenas alguns microscópios de força atômica permitiam, até agora, o estudo de amostras em meio líquido. Mesmo assim, o tamanho da amostra tinha que ser limitado àquele de uma gota d'água. Convenhamos que é pouco, quando se considera o objetivo de determinados estudos.

Graças às pesquisas realizadas pelo Professor Zhang Dongxian e sua equipe, o novo aparelho pode ser completamente imerso em meio líquido e em determinados ácidos, tendo, assim, aplicações em imageria biológica e em materiais facilmente oxidáveis.

O funcionamento do AFM é semelhante ao dos aparelhos tradicionais, comportando, além de uma sonda, um vidro transparente e uma célula líquida feita em plexiglas, resistente a diversos ácidos.

O vidro possibilita que a sonda seja imersa no líquido e escaneie sobre a superfície, o que elimina os efeitos da tensão superficial e as vibrações provenientes da superfície.

Physics Web (http://physicsweb.org), consultado em junho de 2005 (Tradução
/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: O trabalho completo que descreve este avanço na área de microscopia AFM foi publicado por D. Zhang e colaboradores, na revista Review of Scientific Instruments, 76 053705, 2005.