Embalagens TetraPak : novo método para reciclagem.

Argumentar dizendo que alumínios e plásticos contidos nas embalagens TetraPak colocam dificuldades para a reciclagem das mesmas pode ser uma alegação que, a partir de agora, não encontrará mais guarida. Reciclar é preciso! E não apenas os materiais, mas também a postura que se assume frente à preservação da natureza, postura que deve ser revelada por ações que respondam positivamente na tentativa de mudar a dura realidade em que vive o mundo atualmente.

Sabe-se que as técnicas clássicas permitem reciclar 75% do papel das TetraPaks, enquanto os 20% de plástico e os 5% de alumínio são descartados. Essa, logicamente, não é a solução para o problema. Buscando resolvê-lo, a EnvAL - jovem empresa de alta tecnologia e forte potencial de crescimento, proveniente da Universidade de Cambridge (Inglaterra) -, acaba de desenvolver uma tecnologia única, que permite a reciclagem dos milhões de embalagens TetraPak, anualmente transformadas em lixo não reciclado, que causa enormes danos à natureza.

A nova tecnologia da EnvAl é uma pirólise induzida por microondas que permitirá a extração do plástico e alumínio contidos nas embalagens. A empresa ganhou um prêmio de aproximadamente 280.000 dólares para sua criação, atribuído pela Universidade de Cambrige ("Cambridge University's Entrepreneurs Business Creation Competition"), a fim de comercializar essa tecnologia.

Carlos Ludlow Palafox, co-fundador da EnvAl, já se prepara para utilizar o montante recebido, na construção de uma fábrica de pequeno porte, para realizar a fase de testes. Dado que a produção será feita em pequena escala, Palafox declara que, inicialmente, não espera um grande sucesso comercial.

Entretanto, o plano de investimento prevê a obtenção de fundos para a criação de uma unidade móvel de reciclagem, a qual permitirá ganhos consideráveis em matéria de transporte, uma vez que a TetraPak possui baixa densidade. Acredita ele que o sucesso da pirólise induzida por microondas reside em seu custo, sua eficácia e o fato de ser possível aplicá-la em todas as escalas.

The Engineer OnLine (www.e4engineering.com/), consultado em julho de 2005 Tradução/Texto - MIA).