Processos moleculares podem ser observados em escala nanométrica.

O Professor Sonnichsen, do Instituto de Química da Universidade de Gutenberg, em Mayence (Alemanha), desenvolveu um novo método que permite observar, além das informações obtidas por microscópio óptico, as distâncias entre as moléculas, em escala nanométrica.

Não destrutiva, tal técnica poderá tornar-se uma ferramenta complementar aos métodos existentes para observar sobre longos períodos os mecanismos e as reações moleculares nas células. Ela faz uso das propriedades dos plasmons, também chamados "quase-partículas" - sistemas de partículas aos quais as vibrações internas conferem propriedades quânticas novas, caso das partículas de ouro em suspensão na água que, em função de sua concentração - portanto, de suas interações -, mudam de cor, do vermelho ao violeta, passando pelo azul.

O método desenvolvido não permite que se observe diretamente as moléculas em escala nanométrica, mas que se obtenha informações nanométricas sobre as distâncias que as separam, observando-se os desvios de cor. A vantagem em relação às técnicas em uso atualmente para fazer esse tipo de medida, o método FRET (Fluorescence resonance energy transfer), é o tempo de vida ilimitado das moléculas observadas, que permite uma observação de reações lentas.

O método do Professor Sonnichsen é apresentado na revista Nature Biotechnology 23, p. 741-745.

Comunicado de imprensa da Universidade de Gutenberg (Mayence), June 2005 (Tradução - MIA).