Lentes de contacto com liberação controlada de medicamento.

Cada vez mais as nanotecnologias vêm sendo utilizadas para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Se a passagem dos óculos tradicionais às lentes de contato já foi algo surpreendente, imagine poder contar com lentes "capazes" de entregar medicamentos para tratamentos oftalmológicos.

Em Singapura, pesquisadores do Institute of Bioengineering and Nanotechnology (IBN) dizem que já é possível parar de imaginar, pois acabam de desenvolver lentes de contato contendo fluido medicamentoso e que entregam a substância de modo controlado.

Além de mais prático, eficaz e higiênico, o novo método, quando comparado às gotas oftalmológicas tradicionais, apresenta ainda a vantagem de poder evitar perdas.

Um método de fabricação de lentes de contato à base de material polimérico, contendo uma solução oftalmológica, foi desenvolvido pelos pesquisadores do IBN. Graças a um processo de polimerização in situ de microemulsão, as soluções medicamentosas são incorporadas em uma matriz polimérica nanoestruturada.

Como resultado do processo, tem-se um material perfeitamente adaptável às condições a que se destina: é compatível com as células humanas e corneanas, sendo permeável aos gases oxigênio e dióxido de carbono, água e componentes líquidos das lágrimas.

A droga pode ser encapsulada em nanopartículas poliméricas, que são distribuídas através da lente. A fim de que a taxa de liberação dos medicamentos possa ser controlada - conservando a transparência, limpidez e brilho apropriados -, não apenas o tamanho, mas a concentração e a estrutura das nanopartículas podem ser alteradas.

"Olho seco?" Isso, em breve, não será mais problema! A nova tecnologia permitirá, também, a produção de lentes autolubrificantes, que facilitarão a vida daqueles que têm esse problema.

ASTAR - Institute of Bioengineering and Nanotechnology (http://www.ibn.a-star.edu.sg/) (Tradução/Texto - MIA).