Acrilamida : novamente na mira das autoridades !

Quando fabricantes de fritas e chips e cadeias de fastfoods como McDonalds, Burger King, Frito Lay, apenas para citar alguns, pareciam respirar aliviados, autoridades como que despertam de um cochilo e, novamente, atacam. Nos Estados Unidos, Bill Lockyer, Ministro da Justiça da Califórnia, põe uma ação na Justiça para, como dizemos em linguagem nada formal, "cortar o barato" de nove cadeias. A ação visa prevenir os consumidores sobre o perigo que correm quando ingerem essas "deliciosas porcarias".

M. Locker, insistindo na importância de levar informação aos consumidores, afirma: "Não digo às pessoas que parem de comer fritas e chips. Por experiência pessoal, sei que, se essas "tentações" não são necessárias a um regime alimentar equilibrado, com certeza são bastante saborosas".

Batata frita na mira!

Embora a acrilamida tenha sido detectada em níveis baixos em vários alimentos contendo féculas, entre eles biscoitos e bolachas, diz o ministro da justiça em seu site na Web não visar senão as fritas e chips, dado que as mesmas contêm mais acrilamida.

As cadeias de fast food reagem. Lynn Markley, porta-voz da Frito Lay, argumenta que nenhum estudo cientifico prova que a acrilamida seja cancerígena, sendo assim, o Estado não deve lançar qualquer ação, enquanto as autoridades californianas de regulação ainda estiverem trabalhando para fixar normas. Enquanto isso, uma lei regional obriga as empresas a prevenir os consumidores sobre a presença de dioxinas potencialmente perigosas nos alimentos.

A Agência Nacional Sueca de Alimentação concluiu, em 2002, um estudo que mostra a presença natural da acrilamida em certos gêneros alimentícios após o cozimento, não obstante a substância ter sido considerada, em 1990, como uma matéria-prima industrial, usada na embalagem alimentar e no tratamento de águas servidas.

Teriam razão as autoridades? Nenhum estudo evidencia a relação entre câncer e a exposição a acrilamida.

Cyberpress, http://www.cyberpress.ca, consultado em 20 de agosto, 2005
(Tradução/Texto - MIA).

Veja mais:

Marcação cerrada contra a acrilamida! Seria o fim da batata frita?

Cozinha a altas temperaturas: sabores e cores.