|
|
|
NOVIDADES
Laser auxilia na pesquisa de petróleo.
|
Iniciado em 2004, e com duração prevista de 3 anos, está em curso um projeto que visa possibilitar redução drástica nos gastos de pesquisa de novas fontes de petróleo. Nele trabalham pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre o Laser, LZH (Laser Zentrum Hannover), de Hanover (Alemanha) e do Centro de Pesquisa Australiano, CSIRO Petroleum (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization - (Austrália)). Trata-se de um trabalho de cooperação entre os dois centros, patrocinado pelo BMBF (Ministério Federal para Educação e Pesquisa da Alemanha) e pela DLR (Agência Aeroespacial Alemã).
Objetivam as equipes permitir - com o auxílio de uma técnica a laser -, análise rápida e com o menor custo, das inclusões orgânicas em amostras de rochas: minúsculas superfícies das amostras são "metralhadas" com o auxílio de um raio laser, que faz com que o material se evapore. Graças a esse procedimento, a qualidade do petróleo incluído nas rochas pode ser verificada, através da análise dos gases liberados.
M. Bareikowiski, do LZH, diz que "a expertise analítica e química do CSIRO na área da pesquisa petrolífera é complementar às competências de técnicas a laser do LZH". Informa, ainda, que "os dois institutos são líderes em suas áreas", e que esse projeto tem por meta reunir seus "savoir faire" técnico e científico, a fim de obter os melhores resultados possíveis.
LZH, 15 August, 2005 (Tradução/Texto - MIA).
<< voltar para novidades
|